Buscar

assuntos da prova SAUDE COLETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.A partir da terceira década do século XX, o Brasil agrário caminha para uma mudança em direção à urbanização, que potencializa o movimento de direitos do operário. A primeira atuação estatal na assistência médica ocorre vinculada ao conceito de previdência, por meio da Lei Eloy Chaves (Caixas de Aposentadoria e Pensões), seguida pela criação dos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAP) no governo getulista. Durante o governo militar, ocorre a unificação administrativa de todos os IAP em uma única estrutura administrativa denominada:
Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS).
Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS).
Sistema Único de Saúde (SUS).
2.A VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, foi um acontecimento importante que influenciou a criação do SUS. Em relação ao Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, marque a alternativa CORRETA:
A VIII Conferência Nacional de Saúde diferiu das demais porque impulsionou a realização de Conferências Estaduais e Municipais.
O movimento pela Reforma Sanitária Brasileira teve grande participação popular e do movimento sindical, mas não houve apoio político.
O movimento da Reforma Sanitária Brasileira criou o SUS e impulsionou a elaboração de uma nova Constituição Federal.
A VIII Conferência Nacional de Saúde diferiu das demais pelo seu caráter democrático e pela sua dinâmica processual.
O SUS foi criado através da Lei n. 8.080 de 19 de setembro de 1990.
3.Em 1986, foi realizada a histórica 8.ª Conferência Nacional de Saúde, cujo relatório final serviu como subsídio para os deputados constituintes elaborarem a Sessão Saúde da Constituição Federal de 1988 (CF). A partir da promulgação da CF, a saúde ganhou rumos diferentes com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Tratando-se do art. 196 da Sessão Saúde, de acordo com a Constituição Federal, assinale a afirmativa correta:
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste.
Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições: controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.
Cabe ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre regulamentação, fiscalização e controle das ações e serviços de saúde.
Opção 6
4.A garantia do acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência, independentemente das características sociais está estabelecido em qual princípio do Sistema Único de Saúde (SUS)?
Integralidade.
Equidade.
Regionalização.
Universalidade.
Hierarquização
5.Em relação à participação complementar do setor privado no âmbito do SUS, é correto afirmar que:
as entidades privadas que tenham fins lucrativos têm preferência para participar do SUS.
a participação complementar dos serviços privados dispensa a formalização mediante contrato ou convênio.
os serviços privados, quando contratados, não seguem os princípios e diretrizes do SUS, pois são regidos por legislação própria.
os critérios e valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial são estabelecidos pela entidade contratada.
é proibido aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados exercer cargo de chefia ou função de confiança no SUS.
6.Sobre a Lei Federal nº 8.080/90 e seus dispositivos, assinale a alternativa INCORRETA.
A saúde é um direto fundamental do ser humano, devendo o estado apenas realizar leis e fiscalizar o serviço privado, responsável por prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
O dever do Estado de garantir a saúde não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
No SUS os gestores e trabalhadores constituem o maior número de representantes na gestão do sistema.
7.A Atenção Básica em Saúde é um nível da rede assistencial onde se tem a possiblidade de:
Garantir um acesso universal a saúde, de forma contínua e de qualidade, com resolutividade na assistência
Assegurar um acolhimento baseado em uma lógica organizacional e um funcionamento adequado aos serviços de saúde
Receber e ouvir todos os usuários que procuram os serviços de saúde, de modo universal e sem diferenciações excludentes
Promover saúde e prevenir doenças.
Todas as alternativas estão corretas.
8.O Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser entendido como uma política de saúde e a implementação do atual sistema público de saúde brasileiro perpassa por diversas limitações e avanços desde a sua criação em 1988. Diante desse cenário em que se encontra o SUS, elabore um mini texto argumentativo, expondo sua opinião crítica acerca da assistência de nosso sistema de saúde aos casos da Covid-19 no Brasil.

Outros materiais