Buscar

Exercício 02 - Projetos de Lei e Atualidades de Direito Processual Civil, no Brasil

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Embora muitos não se apercebam, o conceito legal das diversas espécies de decisões foi reiteradamente modificado no decorrer das ultimas décadas, sem, contudo, que sua real função tenha sido abalada. As decisões do juiz são as sentenças, as decisões interlocutórias e os despachos. As decisões do tribunal serão os Acórdãos e as decisões monocráticas. Sobre o tema das decisões judiciais é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Quanto à fundamentação das decisões o magistrado deve invocar precedente ou enunciado de súmula, mesmo sem identificar seus fundamentos determinantes, desde que demonstre que o caso sob julgamento se ajusta àquelas circunstâncias fáticas. 
b. O julgador não é obrigado a rebater, um a um, todos os argumentos tecidos pelas partes, bastando a fundamentação suficiente e idônea a embasar sua convicção motivada. 
c. O magistrado deve, em suas decisões, seguir enunciado de súmula, jurisprudência ou precedente de seu próprio tribunal ou tribunais superiores, independente da sua convicção pessoal ou de distinções entre os casos concretos. 
d. No caso de colisão entre normas, o juiz deverá justificar o objeto e os critérios gerais da ponderação efetuada, sem enunciar as razões que autorizam a interferência na norma afastada e as premissas fáticas que fundamentam a conclusão. 
e. A fundamentação da sentença foi sensivelmente ampliada, não podendo o juiz se limitar à indicação, à reprodução ou à paráfrase de ato normativo, sem explicar sua relação com a causa ou a questão decidida e empregar conceitos jurídicos indeterminados, sem explicar o motivo concreto de sua incidência no caso, dentre outras situações. 
Feedback
A resposta correta é: A fundamentação da sentença foi sensivelmente ampliada, não podendo o juiz se limitar à indicação, à reprodução ou à paráfrase de ato normativo, sem explicar sua relação com a causa ou a questão decidida e empregar conceitos jurídicos indeterminados, sem explicar o motivo concreto de sua incidência no caso, dentre outras situações..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Súmula 187 do STJ dispões que: “É deserto o recurso interposto para o superior tribunal de justiça, quando o recorrente não recolhe, na origem, a importância das despesas de remessa e retorno dos autos”. A vista do novo código de processo pode-se concluir que:
Escolha uma:
a. somente será possível a complementação do preparo recursal quando este não ultrapassar 50% do valor das despesas devidas. 
b. não haverá mais necessidade do preparo recurso, sendo garantidos a todos o direito de recorrer sem o pagamento de custas. 
c. em qualquer instância recursal é garantido ao recorrente o prazode cinco dias para complementação do preparo. 
d. o preparo recursal no novo código de processo civil englobará os honorários fixados nos recursos anterior, cuja falta de pagamento implicará em deserção. 
e. como fim de inibir a proliferação de recursos o preparo recursal no novo código de processo civil será proporcional ao valor da ação. 
Feedback
A resposta correta é: em qualquer instância recursal é garantido ao recorrente o prazode cinco dias para complementação do preparo..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A grande novidade do novo Código de Processo Civil com relação às ações que envolvem o direito de família é que ele cria, dentro do título dos procedimentos especiais, um capítulo próprio para tratar do direito de família. Não pretendeu com isso esgotar todas as questões processuais sobre os mais diversos temas do direito de família no âmbito processual, mas se trata de um merecido reconhecimento que temas que envolvem o direito de família quando postos em litígio merecem ser olhados com delicadeza. Sobre o tema é correto afirmar:
Escolha uma:
a. como a intensão do novo código é possibilitar a conciliação não haverá deferimento de tutelas de urgência antes que a audiência de conciliação seja realizada. 
b. Havendo acordo entre as partes, as questões relativas à partilha de bens e guarda de filhos menores poderá ser realizada pela via extrajudicial. 
c. Não haverá mais a intervenção do Ministério Público nas questões atinentes ao direito de família, senão quando requerida. 
d. O novo código de processo civil cria um procedimento único para todas as ações que envolvam o direito de família, em nítido intuito de simplificação. 
e. A nova lei determina que o réu será intimado para audiência de conciliação, sem que o mandado seja instruído com cópia da petição inicial. 
Feedback
A resposta correta é: A nova lei determina que o réu será intimado para audiência de conciliação, sem que o mandado seja instruído com cópia da petição inicial..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Proclama o art. 1º da Lei 11.105/2015: “O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil, observando-se as disposições deste Código” assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. o direito fundamental à jurisdição é infestável, não podendo as partes dispor sobre ele. 
b. o estado liberal determina a reparação dos danos causados, pela via ressarcitória, não permitindo ao novo código e criança de medidas que visem à prevenção de lesões. 
c. a ideia de inércia da jurisdição é incompatível como os ditames processuais atuais. 
d. a inafastabilidade do Poder Judiciário prevista constitucionalmente não é capaz de cuidar das demandas preventivas cabendo ao legislador à escolha de abarca-las ou não na criação de procedimentos para tal fim. 
e. o direito fundamental à jurisdição está intimamente ligado ao direito de ação que pode ser visto tanto pelo viés do acesso à justiça, com a garantia de inafastabilidade da jurisdição. 
Feedback
A resposta correta é: o direito fundamental à jurisdição está intimamente ligado ao direito de ação que pode ser visto tanto pelo viés do acesso à justiça, com a garantia de inafastabilidade da jurisdição..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os objetivos traçados pelos juristas que compuseram a comissão de elaboração do anteprojeto do novo Código de Processo civil foi, dentre outros:
Escolha uma:
a. estabelecer expressa e implicitamente verdadeira sintonia fina com a Constituição Federal. 
b. criar condições para que o tribunal possa proferir decisão de forma mais rente à realidade fática subjacente à causa. 
c. garantir ao autor a possibilidade de obter tutelas definitivas de direito sem a necessidade de citação do réu quando as questões de direito já estiverem pacificadas juntos aos Tribunais. 
d. criara um processo mais técnico, visando afastar o caráter pouco formal da antiga lei. 
e. aumentar a oralidade processual, permitindo a interposição de todos os recursos de forma oral diretamente nas sessões de julgamento. 
Feedback
A resposta correta é: estabelecer expressa e implicitamente verdadeira sintonia fina com a Constituição Federal..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Uma das principais alterações do novo código de processo civil se dá com relação à desconsideração da personalidade jurídica que passa a ser tratada nos seguintes termos:
Escolha uma:
a. Não será mais possível a desconsideração da personalidade jurídica, tendo em vista que o patrimônio dos sócios não pode ser confundido com o patrimônio da pessoa jurídica, salvo em caso de confusão patrimonial. 
b. As hipóteses de desconsideração da personalidade jurídica são reduzidas, só sendo possível quando demonstrar-se que os sócios locupletaram-se com a sociedade empresária. 
c. A desconsideração da personalidade jurídica exigirá a instauração de um incidente processual próprio que será decidido por meio de sentença declaratória, que declare a responsabilidade dos sócios com relação às dividas da pessoa jurídica. 
d. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica ganha um capítulo próprio e para a sua instauração será necessária que haja pedido de desconsideração no bojo do processo de conhecimento ou doprocesso de execução, bem como que o sócio seja citado do incidente após a realização da penhora. 
e. Passa ser possível a desconsideração da personalidade jurídica às avessas, pela qual a sociedade poderá ser responsabilizada por dívidas dos sócios. 
Feedback
A resposta correta é: Passa ser possível a desconsideração da personalidade jurídica às avessas, pela qual a sociedade poderá ser responsabilizada por dívidas dos sócios..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O prequestionamento das decisões que são levadas à analise do STJ e STF são requisitos de admissibilidade do recurso especial e recurso extraordinário. Desta forma só poderão ser impugnadas as questões enfrentar pelo acórdão dos tribunais. Neste aspecto o novo código de processo civil inova ao determinar que:
Escolha uma:
a. o relatório do acordão recorrido não poderá ser analisado pelas cortes superiores por conter matérias de fato que não são objeto de analise nas cortes superiores. 
b. havendo omissão na decisão dos tribunais inferiores esta questão deverá ser apreciada pelos tribunais superiores independente da interposição de embargos de declaração. 
c. o voto vencido deverá ser declarado e será considerado como parte integrante do acórdão inclusive para fins de prequestionamento. 
d. as questões de fato, ainda que não detalhadas no acordão passam a fazer parte da decisão para fins de prequestionamento. 
e. só serão consideradas prequestionadas as questões que forem previamente impugnadas por meio de embargos de declaração, ainda que façam parte do acórdão. 
Feedback
A resposta correta é: o voto vencido deverá ser declarado e será considerado como parte integrante do acórdão inclusive para fins de prequestionamento..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O novo código de processo civil traz a intensão de simplificação de procedimentos, visando tornar o processo mais acessível, instrumental e célere. Com relação às respostas dos réus podemos verificar a sensível modificação neste compasso através dos seguintes procedimentos:
Escolha uma:
a. Todas as questões preliminares passam a ser abordadas por meio de exceções próprias, autuadas em apartado, visando possibilitar ao juiz, nos autos principais, tão somente, a análise de mérito. 
b. As intervenções de terceiros são sensivelmente reduzidas e alteradas, ficam mantidas tão somente a denunciação da lide, o chamamento ao processo, e a assistência que passa a ser tratada efetivamente no título das intervenções, com a suspensão do processo, até o julgamento das intervenções. 
c. Com a lei 13.105/2015 ficam excluídas as possibilidades de intervenção de terceiros, sendo mantida, tão somente, a possibilidade de ações autônomas regressivas. 
d. Extingue-se a reconvenção, devendo o réu que pretender deduzir pretensões me face do autor fazê-lo por meio de ação própria autônoma. 
e. Passam a ser preliminar de contestação à incompetência relativa, a impugnação ao valor da causa (que hoje é incidente autônomo), assim como a impugnação ao deferimento da justiça gratuita - que passa a ser tratada pelo novo Código. 
Feedback
A resposta correta é: Passam a ser preliminar de contestação à incompetência relativa, a impugnação ao valor da causa (que hoje é incidente autônomo), assim como a impugnação ao deferimento da justiça gratuita - que passa a ser tratada pelo novo Código..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação aos procedimentos no que concerne à execução de títulos, o novo código de processo civil mantém a distinção entre os procedimentos empregados aos títulos executivos judiciais e aos títulos executivos extrajudiciais. Com relação à execução dos títulos executivos extrajudiciais pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. O cumprimento de sentença permanece sendo uma fase autônoma do processo, cuja extinção só se dará com a satisfação da obrigação contida na sentença, porém, após a suspensão de um ano para localização de bens, poderá ocorrer a prescrição intercorrente. 
b. Os títulos executivos extrajudiciais estão expressamente previstos em lei e sua execução se dará por meio da fase de cumprimento de sentença que exigirá além da apresentação do título o demonstrativo detalhado de todas as despesas necessárias ao protesto do título que é requisito obrigatório à sua propositura. 
c. Por tratar-se de título executivo judicial o não cumprimento voluntário configura ato atentatório a dignidade da justiça que além das sanções processuais poderá ensejar prisão civil por prazo não superior a 60 dias. 
d. A impugnação ao cumprimento de sentença somente poderá ser realizada no novo código de processo civil após a garantia do juízo mediante penhora ou caução. 
e. O não cumprimento voluntário da obrigação contida no título executivo extrajudicial gera, ultrapassado 15 dias do trânsito em julgado, a incidência de multa de 15% sobre o valor da execução. 
Feedback
A resposta correta é: O cumprimento de sentença permanece sendo uma fase autônoma do processo, cuja extinção só se dará com a satisfação da obrigação contida na sentença, porém, após a suspensão de um ano para localização de bens, poderá ocorrer a prescrição intercorrente..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao invés de trabalhar limitando o acesso ao judiciário ou o exercício do duplo grau de jurisdição propriamente dito, o novo código pretende não tratar apenas os sintomas do abarrotamento das cortes, mas tratar com eficácia suas causas. Neste aspecto podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. o problema da eficácia e segurança das decisões judiciais é um problema exclusivamente de lei. Portanto, o novo código pretende encerrar todos os problemas constatados ao longo dos anos. 
b. Na medida em que o julgamento por parte do poder judiciário se torna mais fundamentado e uniforme, aumenta consideravelmente o grau de segurança e confiança dos jurisdicionados na sua atuação. Portanto, com o passar do tempo, a pretensão é que as demandas meramente furtivas de apostas em resultados diversos sejam coibidas, reduzindo o número de ações e otimizando o trabalho do Poder Judiciário. 
c. A adoção de deste sistema trazido pelo novo código, além de aumentar o trabalho do Poder Judiciário, também traz um grave problema de engessamento dos magistrados de primeiro grau que servirão apenas a reproduzir textos de lei. 
d. Embora louvável a intenção do legislador a segurança jurídica e a estabilidade da decisão jamais terão o condão de influenciar as relações de direito material, no sentido em que não alteram as regras de condutas abstratamente definidas. 
e. O que se vê com enorme clareza é que o ônus da motivação das decisões é ampliado com a necessidade de uma fundamentação mais farta, como também é preciso que o julgador se debruce sobre o caso concreto. Isso vai implicar em um aumento da carga de trabalho do judiciário, prejudicando o andamento dos processos até que a lei seja modificada. 
Feedback
A resposta correta é: Na medida em que o julgamento por parte do poder judiciário se torna mais fundamentado e uniforme, aumenta consideravelmente o grau de segurança e confiança dos jurisdicionados na sua atuação. Portanto, com o passar do tempo, a pretensão é que as demandas meramente furtivas de apostas em resultados diversos sejam coibidas, reduzindo o número de ações e otimizando o trabalho do Poder Judiciário..

Continue navegando