Buscar

Educação e tecnologias

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Educação e Tecnologias (PED70)
	Avaliação:
	
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
	1.
	Em todas as formas de educação, deve existir a comunicação entre docentes e discentes. Quando falamos de tecnologias, essa comunicação pode ser efetivada de distintas formas, sendo que a mais utilizada é o computador. Sobre a importância da comunicação e da interação na educação, mediada pelo computador, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A interação é o comportamento e a troca entre computadores, na qual se requer pelo menos quatro objetos e duas ações.
	 b)
	A interação está associada aos computadores e não aos usuários, como muitos pensam, e a interatividade está associada às tecnologias.
	 c)
	As tecnologias da informação em nada influenciam, ou seja, não provocam uma revolução na educação, nem na sociedade.
	X d)
	A interação está ligada às pessoas, e a interatividade, por sua vez, às tecnologias e aos canais de comunicação.
	2.
	A linguagem LOGO teve por objetivo fazer a criança pensar, à medida que controlava um robô na tela do computador e realizava as ações. De acordo com Papert (1994), essa linguagem de programação possibilitou o desenvolvimento cognitivo da criança. Quanto ao uso da linguagem LOGO criada na década de 1960, assinale a alternativa CORRETA:
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
	 X a)
	Na linguagem LOGO, o computador estava programado para realizar as ações por meio dos comandos da criança.
	 b)
	A linguagem LOGO não foi mais adotada porque não permitia a construção do conhecimento, e a criança não conseguia realizar os comandos.
	 c)
	A criança não conseguia interagir livremente com a liguangem LOGO, pois o robô movimentava-se na tela do computador de forma aleatória
	 d)
	A criança apresentava dificuldades em realizar as ações porque os comandos já estavam previamente definidos na tela do computador.
	3.
	O computador é um recurso didático importante para a educação. Essa relação existente entre educação e tecnologia foi se constituindo nos diferentes momentos e a escola precisou incorporar e difundir o uso do computador em sala de aula. Aplicativos, jogos eletrônicos, plataformas digitais, entre outros, são exemplos de opções variadas que possibilitam ao professor oferecer aulas mais interessantes e interativas. Sobre as funções de alguns softwares, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Editores de texto.
II- Planilhas eletrônicas.
III- Banco de dados.
IV- Editor gráfico.
V- Editor de apresentação.
(    ) São softwares utilizados para a elaboração de desenhos, logomarcas, outdoors, folders, entre outros. Com eles é possível criar, modificar e editar tanto fotos quanto imagens ou desenhos.
(    ) São softwares que possuem vários recursos, como alterar a fonte do texto, inserir figuras, tabelas, alinhar etc., possibilitando ao aluno dar vida à imaginação.
(    ) São programas que são utilizados para elaborar palestras e apresentações em forma de slides. Nesse programa, os alunos conseguem inserir filmes, figuras, entre outros.
(    ) Conjuntos de arquivos que se apresentam de forma organizada. A lista telefônica pode ser um exemplo, mas com a chegada da tecnologia, passaram a ser armazenados em softwares.
(    ) É um tipo de programa de computador que faz uso de tabelas, que possibilita realizar cálculos de forma rápida e demonstrar dados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	X  a)
	IV - I - V - III - II.
	 b)
	V - IV - I - II - III.
	 c)
	IV - V - III - II - I.
	 d)
	I - II - III - IV - V.
	
	Se pensarmos em softwares educacionais como recursos tecnológicos milagrosos, capazes de curar todos os males da educação, temos a falsa ideia de que eles, por si só, garantem o sucesso e a qualidade dos processos educativos, porém não é algo assim tão simples. Com relação aos aspectos que devem ser considerados pelo professor e pela escola na utilização dos softwares educacionais, analise as seguintes sentenças: 
I- Os softwares educacionais são autoinstrutivos, dispensando as metodologias adequadas ou que envolvam reflexão.
II- Os softwares educacionais existem unicamente para auxiliar nas questões avaliativas de alunos com dificuldades de aprendizagem.
III- Os softwares educacionais devem ser analisados por professores e gestores, levando em conta exclusivamente o pedagógico.
IV- Os softwares educacionais podem auxiliar os alunos na construção da própria história, a partir dos conteúdos estudados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 4 foi Cancelada.
	5.
	A webquest é uma atividade de cunho investigativo que o professor elabora para que os alunos resolvam, interagindo com as informações da internet. Essas atividades podem ser de curta ou longa duração. Com relação aos itens que são seguidos numa atividade de webquest, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na introdução, o professor comunica a atividade que será investigada.
(    ) Na tarefa, o professor explicará o que deve ser feito.
(    ) No processo, o professor definirá o roteiro completo.
(    ) Na avaliação, o professor faz uma prova surpresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 X a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Quem tem mais de 30 anos lembra que quando estava na escola a aula era na frente. Um muro dividia o mundo, Plutão ainda era um planeta e as pesquisas eram feitas só nos livros. Mas quem é mais novo e está agora na escola já se acostumou a encontrar informação em um clique. Vale destacar que a escola hoje é composta por uma nova geração. Uma geração de crianças e jovens que se relacionam intimamente com as tecnologias. As tecnologias ao serem utilizadas no contexto de sala de aula possibilitam aulas mais interativas e dinâmicas, contribuindo efetivamente para a aprendizagem dos alunos. Quanto ao uso das novas tecnologias no contexto escolar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/escolas-publicas-apostam-na-tecnologia-dentro-das-salas-de-aula.html. Acesso em: 30 jul. 2018.
	 a)
	As aulas tradicionais não envolvem o uso das tecnologias continuam sendo a preferência dos alunos.
	 b)
	Para os professores não é imprescindível a formação para a utilização das tecnologias, pois os alunos não estão prontos para utilizá-las.
	 X c)
	A formação docente precisa fornecer subsídios para que o professor elabore conteúdos e atividades que envolvam o uso das tecnologias.
	 d)
	As tecnologias, ao serem utilizadas no contexto de sala de aula, não possibilitam aulas interativas e dinâmicas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	7.
	Os softwares são ferramentas que devem otimizar o trabalho em sala de aula e dar suporte ao processo de aprendizagem. Assim, como todo recurso educacional, precisa ser avaliado e aprovado pelo professor. Quanto aos softwares adequados para o uso educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os softwares educacionais utilizados pelo professor não precisam contemplar os conteúdos propostos no Projeto Político-Pedagógico da Escola.
(    ) Os  softwares educacionais devem ser entendidos como um instrumento que não substitui o papel do professor durante a explicação dos conceitos.
(    ) Os conteúdos propostos para serem utilizados nesses aplicativos educacionais devem ser puramente teórico, para que o aluno consiga apresentar resultados durante a avaliação.
(    ) Os softwares educacionais não permitem que o aluno interfira nas respostas, nem possibilite trilhar caminhos de pesquisa.  
Assinale a alternativaque apresenta a sequência CORRETA:
	 X a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	A tecnologia revolucionou o nosso modo de viver e de aprender. São muitos os recursos digitais que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem, como os jogos eletrônicos, os aplicativos, os softwares educacionais, entre outros, desde que atendam aos critérios e aos objetivos pedagógicos e que tenham uma metodologia que coordene todo processo educativo. Quanto às características dos tipos de softwares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Softwares utilitários: são programas que auxiliam o computador durante a realização das tarefas executadas. Esses programas são extremamente necessários para o bom funcionamento do sistema operacional. Alguns exemplos: planilhas eletrônicas, anti-vírus, Word e Excel.
(    ) Software aplicativo: tem por função auxiliar o professor nas tarefas diárias, facilitando seu trabalho pedagógico. Alguns exemplos: PowerPoint, Excel, Word e gravadores de CD.
(    ) Softwares educacionais: podem ser utilizados em diversas áreas do conhecimento. Os softwares educativos devem auxiliar o professor na sua prática e otimizar o processo de ensino-aprendizagem. Um dos exemplos são os jogos.
(    ) Linguagens de programação: contribui muito na aprendizagem dos conteúdos, pois os alunos conseguem criar as suas próprias ferramentas. Exemplo: a linguagem LOGO.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 X c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	Existem softwares, ditos educacionais, de qualidade muito ruim no mercado, que, por falta de informações ou atenção adequada dos professores e gestores, acabam sendo adotados nas escolas. Esses softwares acabam não contribuindo para os fins pedagógicos a que se propõem. Acerca dos principais motivos que caracterizam os softwares como recursos de baixa qualidade, analise as seguintes sentenças:
I- Não foram criados por pessoas que entendem de educação.
II- São muito técnicos e não favorecem o processo de aprendizagem.
III- São meras cópias digitalizadas de livros didáticos.
IV- Criam situações de interação entre os alunos e o sistema.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 X c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	10.
	Com as novas tecnologias, é necessário que a escola faça uma reflexão acerca de seu currículo e de seus objetivos, na busca de novas  formas de ensinar e desenvolver competências. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para atender às novas tecnologias, são necessárias novas formas de ensinar e a formação de um novo professor que atue neste ambiente telemático.
(    ) Não há dificuldades em realizar formações para os professores para usarem de forma correta as novas tecnologias. A dificuldade está no predomínio da reprodução de modelos.
(    ) É preciso que o professor estimule o aluno a pesquisar e explorar o novo e o professor poderá aprender com eles.
(    ) A formação de professores deverá estar voltada para uma organização curricular mais tradicional, pois, desta forma, o aluno adquire as habilidades e competências necessárias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 X a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.

Continue navegando