Buscar

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Na atualidade, várias são as nomenclaturas utilizadas para nominar os programas de estimulação precoce, destinado a atender crianças portadoras de alguma carência específica. Recentemente, alguns profissionais e a literatura da área aprovaram a expressão "estimulação essencial", em substituição a "estimulação precoce", na tentativa de melhor esclarecer a prática dessa intervenção especial. Mas, segundo pesquisa apontada por Roveda (2006), existem diferentes nomenclaturas para designar o trabalho realizado com os bebês e também com suas famílias: Intervenção precoce (BRUNO, 1997); Atenção precoce (LEONHARDT, 1992); Estimulação precoce (MEC, 2000); Estimulação Educativa (FRAIBERG, 1977), dentre outras.
A partir destas considerações como podemos definir a expressão "Estimulação Precoce"?
a ) Um conjunto de atividades, de recursos humanos e ambientais incentivadores que são destinados a propiciar à criança, nos seus primeiros anos de vida, experiências significativas.
b ) Estimulação precoce consiste em propor um programa de atividades através do qual são estimuladas diversas funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, velocidade de processamento, etc.
c ) Um conjunto de atitudes, de recursos materais, humanos e ambientais incentivadores que são destinados a propiciar à criança, nos seus primeiros quatro anos de vida, experiências significativas.
d ) O processo normal da criança que provoca alterações de algumas habilidades cognitivas, destacadamente o desempenho das memórias episódica e operacional, que vão aumentando à medida que ela avança cronologicamente.
e ) O processo normal da criança que provoca alterações de algumas habilidades cognitivas, destacadamente o desempenho das memórias episódica e operacional, que vão aumentando à medida que ela avança cronologicamente.
QUESTÃO 2
Historicamente se sabe que a tradição médico terapêutica influenciou a definição da surdez a partir do déficit auditivo e da classificação da surdez (leve, profunda, congênita, pré-linguística, etc.), mas deixou de incluir a experiência da surdez e de considerar os contextos psicossociais e culturais nos quais a pessoa Surda se desenvolve.
Com essa concepção de surdez, a educação para pessoas surdas passou a ser vista de que forma?
a ) Procedimento terapêutico educacional.; b  Procedimento fonopedagógico.
c ) Procedimento de otorrinolarinfologista., 
d ) Procedimento pedagógico-educacionais.
 
e ) Procedimento de medicalização.
QUESTÃO 3
O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado oficialmente em 1988, como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana, conhecida como Public Law 100-407, que compõe, com outras leis, o ADA - American with Disabilities Act. Este conjunto de leis regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam. Houve a necessidade de regulamentação legal deste tipo de tecnologia, a TA, e, a partir desta definição e do suporte legal, a população norte-americana, de pessoas com deficiência, passa a ter garantido pelo seu governo o benefício de serviços especializados e o acesso a todo o arsenal de recursos que necessitam e que venham favorecer uma vida mais independente, produtiva e incluída no contexto social geral. (BERSCH, 2005).
Qual o objetivo das Tecnologias Assistivas para com os alunos?
a ) Características multidisciplinares que compreendem recursos, estratégias, metodologias, práticas e serviços.
b ) Implantar um programa de consultoria colaborativa para alunos com deficiência física.
c ) Contribuir para a inclusão desse universo de pessoas no processo de desenvolvimento do país.
d ) Ter garantido pelo seu governo o benefício de serviços especializados e o acesso a todo o arsenal de recursos que necessitam.
 
e ) Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social.
QUESTÃO 4
Observa-se um panorama das metodologias utilizadas na educação dos surdos no Brasil desde 1855 até nossos dias, enfatizando-se as diferenças, filosofias, vantagens e desvantagens para a escolarização dos alunos surdos. Assim pudemos entender a história da educação surda, bem como as diferentes metodologias educacionais empregadas ao longo dos anos. Desta forma, também compreendemos o surdo em suas particularidades, sua língua e consequentemente a sua vida em sociedade atrelada ao processo de inclusão. Cada metodologia analisada representou em seu momento histórico alguma vantagem ou desvantagem na educação dos alunos surdos.
Depois desta reflexão, questionamos: existe diferença entre a abordagem Comunicação Total e a metodologia Bimodalista?
a ) Não há diferença entre elas. A primeira e a segunda tem o mesmo objetivo pedagógico, trabalhar com poucos recursos tecnológicos para conseguir a comunicação do surdo, fundindo-se em uma metodologia educacional mista.
b ) Não há diferença entre elas. A primeira trabalha com poucos recursos pedagógicos para conseguir a comunicação do surdo, assim como a segunda usa várias linguagens oral e de sinais dentre outras.
c ) Sim, há diferença. A primeira trabalha com vários recursos pedagógicos para conseguir a comunicação do surdo. A segundfa uso das linguagens oral e de sinais para conseguir seu intento.
 
d ) Sim, há diferença entre elas. A primeira trabalha com poucos recursos pedagógicos para conseguir simultaneamente a comunicação do surdo e do ouvinte, assim como a segunda usa a linguagens de sinais para conseguir a comunicação plena.
e ) Não há diferença entre elas. A primeira trabalha com poucos recursos pedagógicos para conseguir a comunicação do surdo, assim como a segunda usa várias linguagens oral e de sinais dentre outras.
QUESTÃO 5
A seguir, mostraremos alguns exemplos de objetos que podem auxiliar no processo de significações por meio da estimulação visual como:
Qual o nome deste objeto/equipamento e qual é seu objetivo?
a ) Pote musical: desenvolver habilidade para apreensão e a visão.
b ) Chocalho terapêutico: estimular a eficiência visual.
c ) Pote de contraste: despertar a curiosidade e o prazer de ver e buscar.
d ) Chocalho sinalizador: dá orientação de espaço para a criança.
 
e ) Chocoalho sensorial: desenvolver a visão e iniciar o aprendizado das cores.
QUESTÃO 6
O Sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.
A noção do Sistema Braille surgiu a partir do sistema elaborado por Charles Barbier como um meio de comunicação de mensagens que pudessem ser lidas a qualquer momento do dia e da noite. Para ser utiizado por qual segmento da sociedade?
a ) Pelos alunos. ,b ) Pelos institutos e escolas., c ) Pelos professores.
d ) Pelos cegos e deficientes em geral.
 
e ) Pelos militares.
QUESTÃO 7
Quanto às causas perinatais, assinale a afirmativa que se aplica à perda auditiva:
a )  Causas perinatais é a fase compreendida na hora do nascimento do bebê.
b ) Infecções maternas e semiparidade (dar à luz ao segundo filho).
 
c ) A surdez pode ser consequência da prematuridade associada ao uso de drogas ototóxicas (medicamentos).
d )  Se durante o parto, se acontecer o excesso de oxigênio ao bebê, este pode vir a ter perda auditiva associada ou não a outros comprometimentos mentais.
e ) Infecções hospitalares podem ser controladas por antibióticos sem causar danos à saúde auditiva do bebê.
QUESTÃO 8
A aquisição da linguagem é um fator de suma importância no desenvolvimento da criança, pois ela permite sua entrada no mundo simbólico. E é a partir da sua entrada no mundo dos signos que as funções mentais superiores são operadas. Neste sentido, uma importante concepção de Vygotsky é percebera linguagem não apenas como fator de comunicação, mas também como função reguladora do pensamento. É por meio da linguagem que se constitui o pensamento do indivíduo. Em conformidade com a teoria sociointeracionista de Vygotsky (1998), o aprendizado ocorre primeiramente de que maneira?
a ) Primeiramente acontece no âmbito individual e cognitivo e posteriormente na esfera social e simbólica.
b ) Primeiramente acontece no âmbito individual e posteriormente na esfera social.
c ) Primeiramente acontece no âmbito cognitivo e posteriormente na esfera simbólica.
 
d ) Primeiramente acontece no âmbito social e posteriormente na esfera individual.
e ) Primeiramente acontece no âmbito simbólico e posteriormente na esfera social.
QUESTÃO 9
Para compreendemos o uso das concepções de desenvolvimento e de aprendizagem que norteiam o trabalho educacional é importante retomar algumas reflexões sobre desenvolvimento e aprendizagem. As teorias de desenvolvimento dizem que a consequência de vários fatores genéticos e ambientais se configuram de maneira única em cada sujeito.
Para algumas teorias os fatores ambientais e dentro desses os sociais e culturais, condensados na função da linguagem, são fundamentais nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
De que teoria estamos nos referindo?
a ) De Jean Piaget (2006).
b ) Maria Montessori (2007).
 
c ) De Vygotsky (2007).
d ) De Jean Piaget (2006).
e ) Ausubel (2007).
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
A concepção de patologia, já atribuída aos loucos e dementes, antes encarcerados em hospícios como delinquente pelo médico Philippe Pinel, estende esse procedimento a todas as pessoas consideradas diferentes, como os surdos, que passaram a ser tratadas como portadoras de uma doença em sua diversidade, para não constituírem-se em constrangimento para a normalidade estabelecida na época pela sociedade majoritária (SANCHEZ, 1997).
Em face deste paradigma, o surdo é considerado:
a ) Uma pessoa que não ouve e, portanto, pode falar. É definido por suas características negativas e positivas.
b ) É definido por suas características positivas pois a educação se converte em terapêutica médica.
c ) Os surdos são considerados doentes habilitáveis e as tentativas pedagógicas são unicamente práticas reabilitatórias clínicas.
d ) Os surdos são considerados doentes reabilitáveis e as tentativas pedagógicas são unicamente práticas reabilitatórias.
e ) Considera o surdo como uma pessoa que pode falar e por meio do currículo escolar pode dar ao sujeito o que lhe falta: a audição, e seu derivado, a fala.

Outros materiais