Buscar

metodologia científica avaliação 2

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia Científica 
Parte superior do formulário
	1.
	No mundo acadêmico, o paper é um modelo específico de artigo científico. Nele, você pode organizar seus estudos, registrar suas pesquisas e reflexões. Assim estará produzindo conhecimento e ciência. Sobre este tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O paper é o modelo adotado pela UNIASSELVI para seus trabalhos e pesquisas acadêmicas.
(    ) O trabalho acadêmico ?paper? é um modelo de trabalho adotado pelas universidades, entretanto ele não é considerado científico.
(    ) Um dos objetivos do paper é produzir ciência, publicar as pesquisas feitas pelos acadêmicos, suas observações e reflexões.
(    ) O paper tem formato de um artigo científico. Por isso, deve expressar com clareza e objetividade o conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - F.
	b)
	F - F - F - V.
	c)
	V - F - V - V.
	d)
	F - V - V - F.
	2.
	Com relação à estrutura geral do trabalho acadêmico, podemos destacar a "introdução". Nesta parte é necessário restringir o conteúdo; comentar os objetivos da pesquisa e apresentar aspectos da metodologia utilizada. Com relação a outros aspectos da introdução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objetivo principal da introdução é apresentar logo os resultados e aplicações práticas da pesquisa.
(    ) Além da apresentação geral do tema, a introdução deve apresentar a estrutura geral do trabalho.
(    ) A introdução de um trabalho acadêmico precisa reunir aspectos do resumo e das indicações bibliográficas.
(    ) O único objetivo da introdução é facilitar ao leitor um conhecimento rápido, a fim de nunca precisar ler todo o artigo desnecessariamente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - F.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	F - F - V - V.
	d)
	F - V - F - F.
	3.
	O ?estudo de caso? também é um método científico usual e pretende aprofundar o conhecimento de um ou mais objetos, detalhadamente. Sobre as funções do estudo de caso, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Tem capacidade apenas para lidar com uma pequena e restrita variedade de informações.
	b)
	Utiliza entrevistas, documentos, evidências, artefatos, aprofundando os conhecimentos.
	c)
	Tende a selecionar um leque amplo de objetos pesquisados para universalizar o conteúdo.
	d)
	Costuma utilizar fontes como fatos históricos, depoimentos e teorias ainda não comprovadas.
	4.
	Ao estabelecermos como será nossa pesquisa, definimos, também, que natureza terá, ou seja, estabelecemos se queremos fazer uma pesquisa básica ou uma pesquisa aplicada. Com base nesta breve reflexão e nos conhecimentos construídos na disciplina de Metodologia Científica, quais as principais diferenças entre pesquisa básica e pesquisa aplicada?
	a)
	A pesquisa básica se ocupa basicamente de gerar novas informações, e a aplicada tem caráter mais prático.
	b)
	A pesquisa aplicada por si só já implica que o conhecimento gerado será utilizado no plano teórico.
	c)
	A pesquisa básica é conhecida também por ser mais esclarecedora enquanto que a aplicada somente é utilizada nas ciências exatas.
	d)
	A pesquisa aplicada é mais importante do que a de caráter básico.
	5.
	Leia o seguinte texto:
A professora Adriangela Bonetti foi designada para uma sala de aula em que havia educandos com deficiência e transtorno global de desenvolvimento, no começo de 2009. A escola não tinha um projeto coletivo para lidar com esses estudantes. A sala de recursos que existia na escola tinha foco na aceleração dos alunos e a APAE do município atravessava uma crise de identidade com as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Secretaria Municipal de Educação implantava um Sistema de Gestão de Qualidade na Educação (SGQE), ao mesmo tempo que sofria pressão do Ministério Público para obediência às leis de inclusão. A partir das ferramentas que conheceu em um curso, Adriangela pôde modificar sua prática pedagógica. Seu esforço lhe valeu um prêmio nacional e um convite para ser a coordenadora de educação inclusiva do município. Essa mudança trouxe uma série de novos desafios, para ela e para seus pares na escola: Como transformar sua visão de educação inclusiva em políticas públicas? Como garantir que os alunos com deficiência continuassem incluídos após sua saída? Como fortalecer as parcerias, por vezes conflituosas, com a APAE e o Ministério Público? Considerando o fato de que este estudo tem como objeto principal a professora Adriangela e o trabalho que desenvolveu na escola Alexandre Bacchi e no município de Guaporé, no Rio Grande do Sul, qual foi o método de pesquisa empregado nesta investigação e como ele se caracteriza?
FONTE: Adaptado de: GALERY, Augusto; ALONSO, Daniela. O caso da escola Alexandre Bacchi - Guaporé, RS. Disponível em: <http://www.diversa.org.br/.../o_caso_escola_alexandre_bacchi_guapore_rio_grande_do_sul_brasil>. Acesso em: 20 ago. 2016.
	a)
	A pesquisa segue o método histórico.
	b)
	A pesquisa segue o método comparativo.
	c)
	A pesquisa elaborada segue o método Estudo de Caso.
	d)
	A pesquisa segue o modelo de senso comum.
	6.
	O comportamento social pode ser descrito através de um método científico chamado de etnografia. A base de uma pesquisa etnográfica é o trabalho de campo. Assim, para que o pesquisador tenha êxito para adquirir dados ou informações, necessita de profundo preparo técnico, logístico e financeiro, podendo essas atividades serem custeadas via projetos com financiamento de órgãos públicos e privados. Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir:
I- Como principais limitações, podem ser citados projetos baseados em pequenos grupos ou comunidades.
II- Os seres humanos sempre buscaram alguma forma de compreender a realidade, e a etnografia não contribuiu para esse processo.
III- O método etnográfico procura ultrapassar o senso comum, na medida que evidencia o próprio fenômeno.
IV- A pesquisa etnográfica permite o envolvimento direto do pesquisador em interações que constituem a realidade social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	7.
	A ciência não é neutra. A partir dessa afirmação pode-se entender que, quando optamos por decidir algo fundamentado por razões científicas, a probabilidade de acerto é maior. No entanto, a ciência é questionável. O que é certo hoje pode mudar amanhã, diferente dos interesses de cunho políticos e/ou dogmáticos do conhecimento religioso. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Para o público em geral, ciência é um conjunto de conhecimentos puros e aplicados, originados por métodos rigorosos e que permitem ter uma nova percepção da realidade.
II- A ciência é mais conceituada do que definida. Definir um conceito consiste em formular um problema e, para tanto, as hipóteses que o tornaram formulável.
III- A ciência é caracterizada por verdades absolutas e inquestionáveis, fruto da personificação de metodologias abstratas.
IV- Não existe definição objetiva e/ou neutra do conceito de ciência, podendo ser um modo de interpretar a nossa realidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	8.
	Os congressos e eventos científicos são meios importantes para divulgar resultados de pesquisas científicas, tornando públicos tais resultados e descobertas. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os congressos científicos são eventos importantes para o cientista/pesquisador relatar publicamente os avanços de seu trabalho e pesquisa.
(    ) A apresentação dos trabalhos científicos é um processode comunicação complexo e geralmente tem a duração de duas horas.
(    ) No decorrer da apresentação de um trabalho científico, o pesquisador precisa apresentar um texto, de uma a quatro laudas, que descreva o tema de estudo.
(    ) Em média a apresentação de um trabalho científico nos congressos e eventos do gênero deve levar 20 minutos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - V.
	b)
	F - F - V - F.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	V - V - F - F.
	9.
	Na busca pelo conhecimento, o método histórico é um tipo de método científico. Sua principal característica é o resgate das raízes do que se pretende estudar. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o método histórico:
	a)
	Busca compreender a realidade histórica, estatística e matemática, projetando o futuro.
	b)
	Não pode ser um método científico verdadeiro, pois busca verdades subjetivas.
	c)
	Leva em conta as origens, os costumes e o passado, buscando a originalidade das coisas.
	d)
	Tem como princípio o método estatístico para criar novas leis e verdades comprovadas.
	10.
	Toda área científica tem seu periódico (revista) especializado de divulgação no qual são publicados artigos. Dessa maneira, os artigos científicos precisam ter um formato que facilite a publicação e divulgação. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O artigo científico pode ser extraído de teses e dissertações, com maior possibilidade de divulgação.
II- Cada área do conhecimento científico tem os seus instrumentos de divulgação, como outdoors e rádio.
III- O objetivo do artigo científico é sempre divulgar o conhecimento ao público; divulgar e publicar novas ideias.
IV- Explorar novos conhecimentos não faz parte do objetivo do artigo científico, somente divulgar essas ideias.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença IV está correta.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina