Buscar

Direitos Individuais, Coletivos e Difusos

Prévia do material em texto

Direitos Individuais, Coletivos e Difusos
	Iniciado em
	domingo, 5 Jul 2020, 07:44
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 5 Jul 2020, 08:37
	Avaliar
	8,0 de um máximo de 10,0(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com José Afonso da Silva, as normas constitucionais podem ser classificadas em normas constitucionais de eficácia plena, limitada e contida, Com relação a essa classificação são normas constitucionais de eficácia contida, os direitos previstos no artigo 7o da Constituição que dispõe "São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social ":
Escolha uma:
a. garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável.
b. participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei.
c. jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva.
Comentário: A hipótese prevista na alínea B trata-se de norma constitucional de eficácia contida, pois o direito é pleno e pode ser reduzido por norma infraconstitucional.
d. proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.
e. salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei.
Feedback
A resposta correta é: jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação a Ação Popular, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Pode ser proposta por qualquer brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil.
b. É uma forma de exercício da democracia direta.
Comentário - É um instrumento de democracia direta e só pode ser proposta por cidadão brasileiro, ou seja, excluídos estrangeiros e pessoas jurídicas. Visa proteger atos que considera lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. E não direitos individuais.
c. Pode ser proposta pelo Ministério Público.
d. Pode ser proposta por pessoa física ou jurídica.
e. Tem como objeto a proteção de interesse individual, ameaçado pelo poder público.
Feedback
A resposta correta é: É uma forma de exercício da democracia direta..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Das situações descritas a seguir, sobre a tutela coletiva de direitos, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O pedido de nulidade de cláusula abusiva de um contrato de plano de saúde coletivo, deduzido judicialmente pelo Ministério Público, caracteriza o exercício de tutela de um direito difuso.
b. A pretensão exercida por associação civil, visando à indenização da coletividade de vítimas de um acidente aéreo, caracteriza a tutela de um direito coletivo stricto sensu.
c. A pretensão exercida por uma associação civil para proibir a veiculação de uma publicidade que contenha discriminação racial entre crianças, caracteriza a tutela de um direito individual homogêneo.
d. O direito à indenização decorrente de poluição atmosférica causada por uma empresa que provoca danos ao meio ambiente se caracteriza como um direito coletivo stricto sensu, tendo legitimidade o Ministério Público para exercer a pretensão.
e. O pedido, pelo Ministério Público, de ressarcimento dos valores pagos a mais por consumidores, em decorrência da nulidade de uma cláusula abusiva, caracteriza a tutela de direitos individuais homogêneos.
Comentário: De acordo com o artigo 21 da Lei 12.016/09 II - individuais homogêneos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os decorrentes de origem comum e da atividade ou situação específica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante.
Feedback
A resposta correta é: O pedido, pelo Ministério Público, de ressarcimento dos valores pagos a mais por consumidores, em decorrência da nulidade de uma cláusula abusiva, caracteriza a tutela de direitos individuais homogêneos..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação aos direitos previstos no artigo 5º da Constituição, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. é livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato, pois este é um direito absoluto.
b. ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante, salvo nos casos de crimes violentos contra a vida.
c. é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, porém a além da indenização por dano material, moral, porém a constituição veda a indenização por dano a imagem.
d. nenhum brasileiro será extraditado, salvo o nato, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
e. ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
Comentário: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
Feedback
A resposta correta é: ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com José Afonso da Silva, as normas constitucionais podem ser classificadas em normas constitucionais de eficácia plena, limitada e contida. normas constitucionais de eficácia plena limitada. Com relação a essa classificação são normas constitucionais de eficácia plena:
Escolha uma:
a. é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
b. ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
Comentário: Trata-se de norma constitucional de eficácia Plena: ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
c. Lei federal disporá sobre a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura, bem como de sua articulação com os demais sistemas nacionais ou políticas setoriais de governo.
d. são assegurados, nos termos da lei: a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas.
e. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos.
Feedback
A resposta correta é: ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação aos direitos previstos no artigo 5º da Constituição, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
b. ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, mesmo que as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.
c. nenhum brasileiro será extraditado, salvo o nato, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
d. é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
Comentário: artigo 5º início V da CF/88.#Comentário: artigo 5º início V da CF/88.
e. é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, não sendo possível a e restrição por exigência infraconstitucional.
Feedback
A resposta correta é: é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com José Afonso da Silva, as normas constitucionais podem ser classificadas em normas constitucionais de eficácia plena, limitada e contida. Com relação a essa classificação são normas constitucionais de eficácia plena:
Escolha uma:
a. A lei apoiará e estimulará asempresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao País, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
b. Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.
c. Lei federal disporá sobre a regulamentação do Sistema Nacional de Cultura, bem como de sua articulação com os demais sistemas nacionais ou políticas setoriais de governo.
d. é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
Comentário: A afirmativa Constante da alternativa A é uma norma constitucional de eficácia plena, pois não depende de regulamentação.#
e. Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.
Feedback
A resposta correta é: Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os itens a seguir apresentam proposições normativas a respeito da eficácia das normas constitucionais.
I.A lei disporá sobre a criação e a extinção de ministérios e órgãos da administração pública.
II. É direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, o piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.
III. Cessado o estado de defesa ou o estado de sítio, cessarão também seus efeitos, sem prejuízo da responsabilidade pelos ilícitos cometidos por seus executores ou agentes.
IV. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, todos autônomos, nos termos da Constituição Federal de 1988.
São normas de eficácia limitada apenas as proposições normativas apresentadas nos itens:
Escolha uma:
a. I e II.
b. I, III e IV.
Comentário: As normas constitucionais de eficácia limitada são as normas que dependem de regulamentação por norma infraconstitucional. Na referida questão, novos direitos poderão ser criados aos trabalhadores urbanos e rurais (afirmativa II) e apenas após a publicação de lei que regulamente a matéria, ministérios e órgãos públicos serão criados ou extintos. (afirmativa I).
c. II e IV.
d. I e III.
e. II, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I e II..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com José Afonso da Silva, as normas constitucionais podem ser classificadas em normas constitucionais de eficácia plena, limitada e contida, com relação a essa classificação é norma constitucional de eficácia contida:
Escolha uma:
a. “ São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário."
b. " é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. "
c. é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
Comentário: A alternativa apresenta direito que pode ser exercido de forma plena, mas pode ser reduzido por meio de norma infraconstitucional.
d. é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
e. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos.
Feedback
A resposta correta é: é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com José Afonso da Silva, as normas constitucionais podem ser classificadas em normas constitucionais de eficácia plena, limitada e contida. Com relação a essa classificação são normas constitucionais de eficácia contida:
Escolha uma:
a. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social o salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei.
b. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva.
Comentário: A hipótese prevista na alínea B trata-se de norma constitucional de eficácia contida, pois o direito é pleno e pode ser reduzido por norma infraconstitucional. As demais hipóteses são normas constitucionais de eficácia limitada ou plena.
c. garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável.
d. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social a proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.
e. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social a participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei.
Feedback
A resposta correta é: São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva..
Parte inferior do formulário
Aula 02
· Aula 02
Gestão e Liderança de Pessoal
· Vídeo 01 - Planejamento de forma ExcelenteURL
· SlidesArquivo
· .
· Vídeo 02 - Por que Planejar?URL
· SlidesArquivo
· .
· Vídeo 03 - Necessidade de MudançaURL
· SlidesArquivo
· .
· Vídeo 04 - Processo de Treinamento e de DesenvolvimentoURL
· SlidesArquivo
· .
· Vídeo 05 - Motivação HumanaURL
· SlidesArquivo
Quanto ao fluxo da gestão estratégica de pessoas, complete a lacuna. . Integração.
Feedback
A resposta correta é: Integração..
1. Mapeamento das competências essenciais necessárias.
2. Mapeamento das competências existentes.
3. Planejamento estratégico de pessoas.
4. Agregação de competências.
5. ______INTEGRAÇÃO
______________________.
6. Avaliação do desempenho.
Compartilhamento dos resultados.
Escolha uma:
a. Mapeamento geral.
b. Pesquisa de clima.
c. Comunicação.
d. Organização do ambiente.
e. Integração.
Feedback
A resposta correta é: Integração..
A Inovação Organizacional é fruto: . da integração e aplicação do conhecimento organizacional.
Escolha uma:
a. do fator tecnológico presente na organização.
b. da percepção dos gestores quanto à necessidade de aprendizagem.
c. da criação do conhecimento organizacional.
d. do processo de planejamento estratégico de gestão do conhecimento.
e. da integração e aplicação do conhecimento organizacional.
Feedback
A resposta correta é: da integração e aplicação do conhecimento organizacional..
Das características humanas abaixo, qual se destaca como sendo de suma importância em termos de propostas para inovações? c. Criatividade.
Escolha uma:
a. Responsabilidade.
b. Comunicabilidade.
c. Criatividade.
d. Iniciativa.
e. Lealdade.
Feedback
A resposta correta é: Criatividade..
Se a organização oferecer aos trabalhadores fatores intrínsecos (desafios, responsabilidades, liberdade de expressão, respeito e reconhecimento, etc.), o clima a ser obtido será de: Feedback
A resposta correta é: Satisfação..
Escolha uma:
a. Insatisfação.
b. Não satisfação.
c. Autoestima.
d. Satisfação.
e. Não insatisfação.
Feedback
A resposta correta é: Satisfação..
São princípios da liderança pela alta performance, EXCETO:
Escolha uma:
a. Aprendizagem Contínua.
b. Organização.
c. Gestão Humanizada.
d. Desprendimento.
e. Senso Empreendedor.
A resposta correta é: Organização..
De acordo com pesquisa realizada pelo INEI – InstitutoNacional de Empreendedorismo e Inovação, qual o principal fator restritivo à inovação nas organizações brasileiras?
Escolha uma:
a. Ausência de Projetos de Capacitação.
b. Incapacidade para reter Talentos Estratégicos.
c. Cultura Organizacional Impeditiva.
d. Liderança Inibidora e Restritiva.
e. Limitações na Gestão de Ideias.
Feedback
A resposta correta é: Liderança Inibidora e Restritiva..
Questão 7
Uma das maiores características de gestores por excelência em planejamento estratégico de pessoas e equipes é a ________________, ou seja, o fato de o gestor estar amplamente informado das intenções organizacionais e muito mais ainda, das necessidades essenciais para o alcance das metas e objetivos propostos. Assim, devidamente informado, agirá estrategicamente no suprimento de tais necessidades, com a devida antecedência. Complete a lacuna.
Escolha uma:
a. Sensibilidade.
b. Responsabilidade.
c. Flexibilidade.
d. Previsibilidade.
e. Proatividade.
Feedback
A resposta correta é: Previsibilidade..
Incorreto
Marcar questão
O que os gestores devem oferecer aos colaboradores, para promover um ambiente motivador?
Escolha uma:
a. Cursos e treinamentos.
b. Plano de saúde e benefícios sociais.
c. Fatores intrínsecos (responsabilidade, liberdade, desafios, reconhecimento, etc.).
d. Fatores extrínsecos (salários acima da média, benefícios, equipamentos de segurança, etc.).
e. Redução da jornada de trabalho.
Feedback
A resposta correta é: Fatores intrínsecos (responsabilidade, liberdade, desafios, reconhecimento, etc.)..
Os ciclos de aprendizagem dentro de uma organização se dão nos seguintes níveis:
Escolha uma:
a. operacional, tático e estratégico.
b. coletivo, operacional e estratégico.
c. individual, coletivo e organizacional.
d. individual, tático e organizacional.
e. organizacional, social e coletivo.
Feedback
A resposta correta é: individual, coletivo e organizacional..
qual procedimento estratégico permite as vantagens abaixo descritas?
Escolha uma:
a. Mudança e Inovação.
b. Intraempreendedorismo.
c. Planejamento.
d. Endomarketing.
e. Organização.
Feedback
As respostas corretas são: Mudança e Inovação., Organização., Intraempreendedorismo., Endomarketing., Planejamento.
Considere as afirmações:
I. O processo de treinamento visa, primeiramente, melhorias de desempenho em situações de curto prazo.
II. O processo de desenvolvimento promove aperfeiçoamento de capacidades e motivações, com foco em situações de curto prazo. ERRADA
III. O conceito essencial de know how refere-se à capacidade de saber como fazer e porque fazer. ERRADA
IV. Enquanto a educação e o treinamento operacionalizam o saber, a eficácia do saber refere-se ao efetivo desenvolvimento das pessoas.
Estão erradas as afirmativas:
Escolha uma:
a. III e IV.
b. II e III.
c. I e II.
d. II e IV.
e. I e III.
Feedback
A resposta correta é: II e III..
Tipo de equipe que conta com as seguintes características:
-Senso de finalidade comum: os objetivos da equipe.
-Senso de responsabilidade pelo trabalho.
Escolha uma:
a. Equipe Extraordinária.
b. Transcendente equipe.
c. Potencial equipe.
d. Pseudo equipe.
e. Equipe real.
Feedback
A resposta correta é: Equipe real..
Quanto ao fluxo da gestão estratégica de pessoas, complete a lacuna.
1. Mapeamento das competências essenciais necessárias.
2. Mapeamento das competências existentes.
3. Planejamento estratégico de pessoas.
4. Agregação de competências.
5. ____________________________.
6. Avaliação do desempenho.
Compartilhamento dos resultados.
Escolha uma:
a. Organização do ambiente.
b. Pesquisa de clima.
c. Comunicação.
d. Mapeamento geral.
e. Integração.
Feedback
A resposta correta é: Integração..
Das características humanas abaixo, qual se destaca como sendo de suma importância em termos de propostas para inovações?
Escolha uma:
a. Lealdade.
b. Responsabilidade.
c. Criatividade.
d. Comunicabilidade.
e. Iniciativa.
Feedback
A resposta correta é: Criatividade..
Sendo as pessoas um fator de elevada complexidade para a gestão institucional, as quais exigem sempre mais da liderança, qual a principal atitude que os gestores devem ter para obterem os melhores resultados das mesmas que em sua organização?
Escolha uma:
a. Observando o desempenho de cada uma e elaborando os respectivos relatórios.
b. Mantendo sempre um ambiente motivador/motivacional.
c. Prestando as devidas manutenções em termos de salários e benefícios.
d. Oferecendo cursos e treinamentos constantes.
e. Apenas tê-las em quantidade suficiente e adequada.
Feedback
A resposta correta é: Mantendo sempre um ambiente motivador/motivacional..
De acordo com Peter Senge, as organizações de aprendizagem permitem as seguintes variáveis, EXCETO:
Escolha uma:
a. as equipes constroem sua própria cultura interna.
b. surgem novos e elevados padrões de raciocínio.
c. as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam.
d. as pessoas aprendem continuamente a aprender em grupo.
e. a aspiração coletiva é libertada.
Feedback
A resposta correta é: as equipes constroem sua própria cultura interna..
Qual procedimento estratégico permite as vantagens abaixo descritas?
Escolha uma:
a. Mudança e Inovação.
b. Intraempreendedorismo.
c. Endomarketing.
d. Planejamento.
e. Organização.
Feedback
As respostas corretas são: Mudança e Inovação., Organização., Intraempreendedorismo., Endomarketing., Planejamento.
 Inovação Organizacional é fruto:
Escolha uma:
a. do processo de planejamento estratégico de gestão do conhecimento.
b. da percepção dos gestores quanto à necessidade de aprendizagem.
c. da criação do conhecimento organizacional.
d. do fator tecnológico presente na organização.
e. da integração e aplicação do conhecimento organizacional.
Feedback
A resposta correta é: da integração e aplicação do conhecimento organizacional..
As vantagens abaixo referem-se ao __________________ para a organização.
1.Conhecimento mais realístico de si mesma (potencialidades e fragilidades).
2.Conhecimento amplo do seu ambiente (ameaças e oportunidades).
3.Estrutura interna suficientemente flexível com melhores condições para adaptação e inovação.
4.Maior força competitiva e consequente sustentabilidade.
Escolha uma:
a. Posicionamento.
b. Controle.
c. Desenvolvimento.
d. Direcionamento.
e. Planejamento.
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento..
Analise o texto e responda. “Processo de aprimorar e/ou corrigir as competências (conhecimento, habilidades ou atitudes) dos empregados”. Estamos falando de:
Escolha uma:
a. Recrutamento e Seleção.
b. Avaliação de Desempenho.
c. Plano de Segurança e Saúde do Trabalho.
d. Treinamento e Desenvolvimento.
e. Programa de Remuneração Flexível.
Feedback
A resposta correta é: Treinamento e Desenvolvimento..
São princípios da liderança pela alta performance, EXCETO:
Escolha uma:
a. Gestão Humanizada.
b. Organização.
c. Desprendimento.
d. Senso Empreendedor.
e. Aprendizagem Contínua.
Feedback
A resposta correta é: Organização..
Pode ser considerado efeito estratégico do Treinamento, EXCETO:
Escolha uma:
a. Transmissão e assimilação de informações sobre a organização.
b. Elevação do nível de capacidade de abstração do trabalhador.
c. Desenvolvimento de habilidades e destrezas.
d. Desenvolvimento de atitudes.
e. Agregação de competências comportamentais para longo prazo.
Feedback
A resposta correta é: Agregação de competências comportamentais para longo prazo..
Uma das maiores características de gestores por excelência em planejamento estratégico de pessoas e equipes é a ________________, ou seja, o fato de o gestor estar amplamente informado das intenções organizacionais e muito mais ainda, das necessidades essenciais para o alcance das metas e objetivos propostos. Assim, devidamente informado, agirá estrategicamente no suprimento de tais necessidades, com a devida antecedência. Complete a lacuna.
Escolha uma:
a. Responsabilidade.
b. Proatividade.
c. Flexibilidade.
d. Sensibilidade.
e. Previsibilidade.
Feedback
A resposta correta é: Previsibilidade..
Os ciclos de aprendizagem dentro de uma organização se dãonos seguintes níveis:
Escolha uma:
a. operacional, tático e estratégico.
b. individual, tático e organizacional.
c. coletivo, operacional e estratégico.
d. organizacional, social e coletivo.
e. individual, coletivo e organizacional.
Feedback
A resposta correta é: individual, coletivo e organizacional..
Esforço de coordenação e arranjo de insumos materiais e imateriais destinados a um fim comum: os objetivos do empreendimento. Pessoas e Recursos devidamente agregados e alocados no tempo e no espaço para a satisfação de interesses múltiplos. Trata-se do conceito de:
Escolha uma:
a. Departamentalização.
b. Gestão humanizada.
c. Planejamento.
d. Organização.
e. Instalação.
Feedback
A resposta correta é: Organização..
Quanto à obtenção da obter efetividade no processo de desenvolvimento organizacional deverão ser implementados alguns elementos essenciais:
I. a orientação para longo prazo.
II. o envolvimento de esforços para a eficácia global da organização total e não apenas de parte dela.
III. os passos de diagnóstico e de intervenção desenvolvidos conjuntamente entre os gerentes de linha e de consultor.
Está(ão) CORRETO(S):
Escolha uma:
a. Apenas III.
b. II e III.
c. I, II e III.
d. I e II.
e. Apenas II.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
De acordo com pesquisa realizada pelo INEI – Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação, qual o principal fator restritivo à inovação nas organizações brasileiras?
Escolha uma:
a. Ausência de Projetos de Capacitação.
b. Cultura Organizacional Impeditiva.
c. Limitações na Gestão de Ideias.
d. Liderança Inibidora e Restritiva.
e. Incapacidade para reter Talentos Estratégicos.
Feedback
A resposta correta é: Liderança Inibidora e Restritiva..
O Processo de Planejamento no centro da Abordagem Diagnóstica deverá contemplar as seguintes variáveis, EXCETO:
Escolha uma:
a. Quanto será necessário investir? Neste momento, a organização detecta os investimentos a serem aplicados no processo de planejamento estratégico, definindo, indicadores de retorno desse investimento.
b. Como nos saímos? Onde e como estamos agora? Avaliação dos resultados obtidos por meio do diagnóstico das novas condições, de acordo com os objetivos. Reinício do processo.
c. Onde e como estamos agora? Diagnóstico das condições organizacionais atuais, das condições externas e dos colaboradores (mapeamento geral).
d. Onde e como queremos estar? Estabelecimento dos objetivos em termos de pessoas e talentos (competências e habilidades), com base nos índices esperados de eficiência e eficácia.
e. Como chegaremos lá? Escolha das atividades na gestão de pessoas e alocação das potencialidades necessárias.
Feedback
A resposta correta é: Quanto será necessário investir? Neste momento, a organização detecta os investimentos a serem aplicados no processo de planejamento estratégico, definindo, indicadores de retorno desse investimento..
O que os gestores devem oferecer aos colaboradores, para promover um ambiente motivador?
Escolha uma:
a. Plano de saúde e benefícios sociais.
b. Cursos e treinamentos.
c. Fatores extrínsecos (salários acima da média, benefícios, equipamentos de segurança, etc.).
d. Redução da jornada de trabalho.
e. Fatores intrínsecos (responsabilidade, liberdade, desafios, reconhecimento, etc.).
Feedback
A resposta correta é: Fatores intrínsecos (responsabilidade, liberdade, desafios, reconhecimento, etc.)..
Gestão e Liderança de Pessoal
1. Painel
2. Minhas disciplinas
3. Gestão e Liderança de Pessoal
4. Avaliações
5. Exercício 1
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quinta, 21 Mar 2019, 01:46
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 21 Mar 2019, 01:56
	Nota
	10,0 de um máximo de 10,0(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Tipo de equipe que conta com as seguintes características:
-Senso de finalidade comum: os objetivos da equipe.
-Senso de responsabilidade pelo trabalho.
Escolha uma:
a. Pseudo equipe.
b. Equipe real.
c. Equipe Extraordinária.
d. Potencial equipe.
e. Transcendente equipe.
Feedback
A resposta correta é: Equipe real..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Pode ser considerado efeito estratégico do Treinamento, EXCETO:
Escolha uma:
a. Transmissão e assimilação de informações sobre a organização.
b. Agregação de competências comportamentais para longo prazo.
c. Elevação do nível de capacidade de abstração do trabalhador.
d. Desenvolvimento de atitudes.
e. Desenvolvimento de habilidades e destrezas.
Feedback
A resposta correta é: Agregação de competências comportamentais para longo prazo..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Analise o texto e responda. “Processo de aprimorar e/ou corrigir as competências (conhecimento, habilidades ou atitudes) dos empregados”. Estamos falando de:
Escolha uma:
a. Plano de Segurança e Saúde do Trabalho.
b. Avaliação de Desempenho.
c. Programa de Remuneração Flexível.
d. Recrutamento e Seleção.
e. Treinamento e Desenvolvimento.
Feedback
A resposta correta é: Treinamento e Desenvolvimento..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
São princípios da liderança pela alta performance, EXCETO:
Escolha uma:
a. Desprendimento.
b. Aprendizagem Contínua.
c. Organização.
d. Gestão Humanizada.
e. Senso Empreendedor.
Feedback
A resposta correta é: Organização..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O que os gestores devem oferecer aos colaboradores, para promover um ambiente motivador?
Escolha uma:
a. Redução da jornada de trabalho.
b. Fatores intrínsecos (responsabilidade, liberdade, desafios, reconhecimento, etc.).
c. Fatores extrínsecos (salários acima da média, benefícios, equipamentos de segurança, etc.).
d. Cursos e treinamentos.
e. Plano de saúde e benefícios sociais.
Feedback
A resposta correta é: Fatores intrínsecos (responsabilidade, liberdade, desafios, reconhecimento, etc.)..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Qual procedimento estratégico permite as vantagens abaixo descritas?
Escolha uma:
a. Intraempreendedorismo.
b. Planejamento.
c. Endomarketing.
d. Mudança e Inovação.
e. Organização.
Feedback
As respostas corretas são: Mudança e Inovação., Organização., Intraempreendedorismo., Endomarketing., Planejamento.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quanto ao fluxo da gestão estratégica de pessoas, complete a lacuna.
1. Mapeamento das competências essenciais necessárias.
2. Mapeamento das competências existentes.
3. Planejamento estratégico de pessoas.
4. Agregação de competências.
5. ____________________________.
6. Avaliação do desempenho.
Compartilhamento dos resultados.
Escolha uma:
a. Integração.
b. Organização do ambiente.
c. Pesquisa de clima.
d. Mapeamento geral.
e. Comunicação.
Feedback
A resposta correta é: Integração..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Considere as afirmações:
I. O processo de treinamento visa, primeiramente, melhorias de desempenho em situações de curto prazo.
II. O processo de desenvolvimento promove aperfeiçoamento de capacidades e motivações, com foco em situações de curto prazo.
III. O conceito essencial de know how refere-se à capacidade de saber como fazer e porque fazer.
IV. Enquanto a educação e o treinamento operacionalizam o saber, a eficácia do saber refere-se ao efetivo desenvolvimento das pessoas.
Estão erradas as afirmativas:
Escolha uma:
a. II e III.
b. II e IV.
c. III e IV.
d. I e II.
e. I e III.
Feedback
A resposta correta é: II e III..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os ciclos de aprendizagem dentro de uma organização se dão nos seguintes níveis:
Escolha uma:
a. coletivo, operacional e estratégico.
b. operacional, tático e estratégico.
c. organizacional, social e coletivo.
d. individual, tático e organizacional.
e. individual, coletivo e organizacional.
Feedback
A resposta correta é: individual, coletivo e organizacional..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Uma das maiores características de gestores por excelência em planejamento estratégico de pessoas e equipes é a ________________, ou seja, o fatode o gestor estar amplamente informado das intenções organizacionais e muito mais ainda, das necessidades essenciais para o alcance das metas e objetivos propostos. Assim, devidamente informado, agirá estrategicamente no suprimento de tais necessidades, com a devida antecedência. Complete a lacuna.
Escolha uma:
a. Responsabilidade.
b. Proatividade.
c. Sensibilidade.
d. Flexibilidade.
e. Previsibilidade.
Feedback
A resposta correta é: Previsibilidade..
Parte inferior do formulário

Continue navegando