Buscar

Prova discursiva teorias e praticas do curriculo

Prévia do material em texto

Na atuação docente, o profissional atua orientado por planejamento que sistematiza e organiza a ação educativa desenvolvida na escola. O planejamento divide-se em três níveis: o educacional, o curricular e o plano de ensino. O planejamento curricular, nas palavras de Sacristán (2000, p. 281), "tem a ver com a operação de dar forma à prática de ensino". Nesse sentido, reflita sobre a organização do planejamento curricular e escreva sobre sua conceitualização e características.
FONTE: SACRISTÁN, G. O currículo uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
	Resposta Esperada:
O planejamento curricular infere um conjunto de ações que relaciona teoria e prática, carregado de intencionalidades de acordo com a realidade escolar. O planejamento necessita ser flexível e processual, apresentar os sentidos da ação educativa desenvolvida pelos professores de acordo com os diversos níveis de escolarização.
	2.
	Fazendo um recorte epistemológico na teoria marxista, Louis Althusser deixa ver na própria constituição dessa teoria a emergência da problemática científica do interior do campo da ideologia e em luta com ele. Althusser (1918-1990) filósofo nascido na Argélia, construiu o importante conceito de "Aparelhos Ideológicos do Estado", o que se constitui como espinha dorsal de sua teoria. Disserte sobre o conceito de aparelhos ideológicos do Estado.
	Resposta Esperada:
Para Althusser (1983), a educação é o principal dispositivo que a classe dominante possui para transmitir suas ideias sobre o mundo social, garantindo assim a reprodução da estrutura social existente. Para esse autor, duas visões são materializadas na escola: uma visão de mundo que estava destinada às crianças das classes burguesas e outra que se destinava às crianças provenientes de classes sociais subordinadas.
Para o autor, a escola prega uma falsa ideologia. Essa ideologia é essencial na luta das classes dominantes para a manutenção de suas vantagens e de seus privilégios. O conceito está ligado às relações de poder e interesses. 
O currículo porta uma linguagem que não se mostra de modo aparente, transparente, ou neutra, mas implicada nas relações de dominância.
Para Althusser, a ideologia do currículo se dá também através de outros dispositivos que asseguram as ideias da classe dominante, que o autor chamou de aparelhos ideológicos do estado que são: religião, mídia, família e escola. O autor estabelece o conceito correspondência para compreender as relações entre escola e trabalho, e afirma que o processo educacional contribui para a reprodução da escola capitalista.

Continue navegando