Buscar

Resenha Crítica de Caso GOOGLE TRANSFORMA ROUPAS EM INTERFACES TOUCH-SCREAM

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DESING DIGITAL
Resenha Crítica de Caso
Isabel Almeida dos Reis
Trabalho da disciplina
Design Baseado em Plataformas 
 
 Tutor: Prof. Thiago Rodrigues Medeiros
Porto Velho 
2020
 GOOGLE TRANSFORMA ROUPAS EM INTERFACES TOUCH-SCREAM
Referências: Marcus Vinícius. Site Exame. Junho de 2015.
INTRODUÇÃO
Segundo o artigo a empresa Google, apresentou o projeto Jacquard, uma forma de revolucionar a indústria têxtil através da tecnologia, transformando roupas e outros tecidos em interfaces sensíveis ao toque. O autor mostra exemplos como controlar a televisão tocando apenas o braço do sofá, ou pilotar um drone a partir da manga da camiseta demonstra uma grande possibilidade do Jacguard.
Para tornar esse projeto possível, a Google se juntou a parceiros na indústria têxtil, criando fios sensíveis ao toque, que pode ser usado junto com outros materiais que já são comuns na indústria, como o algodão e a seda. Desde o início dos tempos a humanidade está em constante evolução, da caça, do fogo, da roda até o telefone, e a internet, o homem busca facilitar a vida e o convívio em sociedade. 
Segundo Renato Nicodemos novos conceitos, novos termos e novas maneiras de tratarmos a quantidade de informação e inovação que surgem, vão aos poucos, fazendo parte de nossas vidas. As novas formas de interações sociais, propiciada por essa enorme quantidade de novas tecnologias, diversificam as artes, a maneira de agir, as profissões e os processos em nossa vivência diária tanto real como virtual.
DESENVOLVIMENTO
Alguns anos atrás era necessário sair de casa para consumir, usar mapas impressos para se localizar, ir até bibliotecas físicas para se informar, comprar jornais, ou acompanhar as notícias pela televisão, hoje tudo isso cabe na palma da mão. São diversos, os aplicativos que trazem a facilidade através da tela do celular, com designs responsivos, cada vez mais intuitivos e atrativos, resultado de inúmeras pesquisas para facilitar a vida e a experiência do usuário.
Já faz parte do dia a dia de grande parte da humanidade o Uber, para um pequenos e longos trajetos, o Waze para se localizar, Amazon para comprar, Netflix para assistir os filmes, que antes precisávamos sair de casa e alugar uma fita ou um DVD, entre outros aplicativos, que 
já foram novidade, mas hoje é apenas uma ferramenta dentro da rotina de muitas pessoas, como outra qualquer. Mas se por um lado, a vida ficou bem mais fácil, tendo acesso a qualquer informação em tempo real e podendo comprar ou consumir sem sair de casa, por outro muitas vezes as pessoas têm acesso a informações falsas, como as conhecidas “fake news”, que ganharam espaço nas eleições de 2018 no Brasil, além disso, muitas vezes as pessoas deixam de sair de casa, e interagir com outras pessoas.
Se hoje a tecnologia nos dá a oportunidade de conversar com quem está longe, pode nos afastar de quem está perto, é comum estar rodeado de pessoas, e todos estarem conversando com outros, no celular, ou distraídos com um novo jogo, até mesmo imerso em algum vídeo que saiu no Youtube.
E esses são só alguns exemplos de como a tecnologia, além de trazer facilidade, também trouxe mudanças sociais. A presença da tecnologia na vida do homem é uma realidade, em busca de trazer facilidade, com um design cada vez mais revolucionário, que traz informações e soluções na palma da mão ou até mesmo grudadas em outras partes do corpo, e também nos móveis da casa, como a proposta trazida pelo projeto Jacquard, da Google.
CONCLUSÃO
É inegável que ela, através de grandes pesquisas e análises da experiência do usuário, que fazem com que a interação do homem com os aparelhos através do design de interfaces seja cada vez mais intuitiva e acessível, veio para melhorar a rotina, tornando os acessos, às informações, o deslocamento, o consumo mais simples e solucionando problemas de forma mais rápida no cotidiano.
Mas, é importante que a humanidade entenda, que por mais que a tecnologia faça parte e torne a vida mais fácil, é preciso saber consumi-la, e não deixar que ela consuma você. O Equilibro é importante, assim como outras formas de se conectar.

Continue navegando