Buscar

RENASCIMENTO ARTÍSTICO E CIENTÍFICO

Prévia do material em texto

RENASCIMENTO ARTÍSTICO E CIENTÍFICO:
Chama-se Renascimento o movimento intelectual europeu, que buscava renovar o conhecimento e desviar o universo teocêntrico. Esse movimento ocorreu durante os séculos XV e XVI.
CARACTERÍSTICAS:
O Renascimento teve 6 características principais!
1º a figura do mecenas 
2º novos conceitos na arte
3º antropocentrismo
4º o reconhecimento da racionalidade humana
5º a volta dos estudos da antiguidade greco-romana
6º a prensa de Gutenberg 
O RENASCIMENTO ITALIANO:
Dizem que o “berço” do renascimento foi na Itália, devido ao grande apoio da burguesia aos artistas renascentistas, o desenvolvimento comercial das cidades italianas, a emigração dos sábios bizantinos, e pela Itália ter sido a sede do império romano.
AS FASES DO RENASCIMENTO ITALIANO:
O renascimento italiano teve três fases: o TRECENTO-fase de transição da cultura medieval para a renascentista, século XIV-, o QUATROCENTO-maturidade do renascimento, teve como centro a cidade de Florença, século XV-e por fim o CINQUECENTO (considerada o auge do renascimento. Papas começaram a patrocinar + artistas com o intuito de embelezar Roma, século XVI).
DIFUSÃO DO RENASCIMENTO:
O renascimento italiano se expandiu para outros países da Europa. Dentre os principais estão a França (François Rabelais e Michel de Montaigne), a Inglaterra (Thomas Morus e William Shakespeare), a Alemanha (Albrecht Durer e Hans Holbeint), Países baixos (Eramos de Rotterdam e os irmãos Van Eyck), Portugal (Camões) e Espanha (Miguel de Cervantes).
RENASCIMENTO CIENTÍFICO: 
Era baseado na experimentação e na observação racional da natureza. Esse movimento levou à diferentes avanços científicos, como: 
· A teoria heliocêntrica;
· Desenvolvimentos de novas áreas do conhecimento; 
· Maior conhecimento do corpo humano;
· Principais cientistas do período: Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, etc

Continue navegando

Outros materiais