Buscar

PP4 - UP

Prévia do material em texto

Pergunta 1 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o texto abaixo.
"O resumo acadêmico tem vários objetivos, dentre eles o de estimular a leitura minuciosa, possibilitando que o aluno consiga uma assimilação completa de seu conteúdo. [...]."
SILVA, M. C. da. Tipos de trabalhos acadêmicos: o resumo. Brasil Escola. Disponível em: <http://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-resumo.htm>. Acesso em: 13/07/2016.
 
Levando em consideração o excerto apresentado e os conteúdos do texto-base da disciplina sobre resumo acadêmico, julgue as afirmativas a seguir.
 
I. O resumo acadêmico sintetiza os principais pontos que o leitor encontrará em um texto.
 
II. O resumo acadêmico apresenta o tema, os objetivos, os referenciais teóricos que embasam as discussões, os dados analisados, o método utilizado na coleta e análise dos dados, os resultados das análises e as conclusões da pesquisa.
 
III. O resumo acadêmico pode ser chamado também de abstract.
 
IV. O resumo acadêmico pode ser definido como a seleção e cópia de trechos de um texto-base para a formação de um novo texto.
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	II e III.
	
		b) 
	I, II e III.
	
		c) 
	I e IV.
	
		d) 
	II, III e IV.
	
		e) 
	I, III e IV.
Pergunta 2 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia, a seguir, um trecho de uma resenha.
           
"[...] é ótimo saborear A Vida do Livreiro A. J. Fikry, livrinho despretensioso de Gabrielle Zevin, de 39 anos, experiente no segmento juvenil. Ela acertou a mão ao celebrar este universo. Conta a história de uma pequena livraria e, de quebra, ultrapassa o nível da narração da vida, atribulações e sucessos de um livreiro. Concentra-se mais no poderoso efeito dos livros sobre todos os personagens, do livreiro a seu círculo afetivo e social, dos frequentadores e da cidade inteira. Para começar, nele nada é o que parece. Fikry está longe do espírito de business das grandes redes de megalivrarias atuais. Ele lê cada lançamento, e só coloca nas prateleiras da Island Books – na ilha Alice, endereço turístico em Massachusetts – o que lhe interessa. [...] Gabrielle, em entrevista na web, diz que 'quando você entra numa livraria, não busca a sobrevivência, água ou comida; quer é expandir sua vida intelectual e emocional'. Simplório? Talvez porque a gente olhe mais quem fala do que o significado de sua fala. Gabrielle não é uma imponente intelectual. Mas vejam como Tzvetan Todorov, o celebrado pensador búlgaro, aborda certeiramente a mesma questão: 'Amo a literatura porque ela me ajuda a viver [...]. Ela me faz descobrir mundos e amplia o nosso universo, incita-nos a imaginar outras maneiras de concebê-lo e organizá-lo' (A Literatura em Perigo). Afinal, como o livro de Gabrielle atesta e Todorov indica, o 'horizonte último' da leitura 'não é a verdade, mas o amor, forma suprema da ligação humana'. Que o diga o nosso maravilhoso Ariano Suassuna: 'Quem gosta de ler não morre só'".
COELHO, J. M. A vida do livreiro A. J. Fikry é celebração do universo dos livros. Estado de S. Paulo, ago. 2014. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,a-vida-do-livreiro-a-j-fikry-e-celebracao-do-universo-dos-livros,1541058>. Acesso em: 06/06/2016.
 
Agora, relembrando suas noções de resenha, julgue as afirmações a seguir como (V) verdadeiras ou (F) falsas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
 
I. (  ) Na estrutura de composição da resenha, é comum encontrarmos uma parte denominada de apresentação. Nela, o autor da resenha indica de forma resumida o conteúdo geral da obra.
II. (  ) Na resenha, o autor não apresenta seu ponto de vista sobre o texto resenhado, limitando-se a descrevê-lo.
III. (  ) Ao autor de uma resenha, é vedado transcrever excertos da obra resenhada para a análise do leitor.
IV. (  ) Na resenha, se o autor indicar aos leitores a obra resenhada por meio de uma avaliação positiva, ele transcende os limites impostos a essa modalidade de texto.
V. (  ) Se o autor em uma das partes da resenha sintetiza as ideias gerais da obra resenhada, ele faz um resumo, escapando aos limites da resenha.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	V, F, F, F, F.
	
		b) 
	V, V, F, F, V.
	
		c) 
	V, F, F, F, V.
	
		d) 
	F, V, V, F, F.
	
		e) 
	V, F, V, V, F.
Pergunta 3 (0.2 pontos)
 
Salvo
Observe os seguintes quadrinhos:
Temos, nos quadrinhos acima, duas situações diferentes vividas pela mesma pessoa: em casa e no trabalho. A mulher apresentada aqui faz um uso diferente da língua em cada situação. Dessa forma, podemos afirmar que esses quadrinhos ilustram a questão do uso da língua em relação ao contexto de uso.
Levando em consideração o conceito de certo e errado em relação à norma discutidos no texto-base, analise as alternativas a seguir e aponte a que melhor explica o que está sendo exposto nos quadrinhos.
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	O que temos aqui é um exemplo de inadequação de variação linguística. A variação linguística prevê que a linguagem e o contexto sejam relacionados. No entanto, a linguagem do quadrinho 1 não está de acordo com o propósito comunicativo: a linguagem utilizada aqui deveria ser mais esclarecedora, visto que se quer dar uma informação importante ao filho, e a mãe acaba deixando os verbos incompletos, o que pode causar confusão.
	
		b) 
	O que temos aqui é a representação de contextos diferentes de uso da língua, que corrobora com a ideia de que crianças só têm acesso a uma linguagem considerada "errada" antes de ir para a escola, como a que a mãe utiliza com o filho, o que faz com que a criança passe a utilizar somente essa variedade.
	
		c) 
	O que temos aqui é a representação da adequação linguística ao contexto de uso da língua: há situações mais formais e menos formais de uso. Como falantes, devemos saber usar a língua adequadamente de acordo com o seu contexto de uso.
	
		d) 
	O que temos aqui é um exemplo de variação linguística. No entanto, há uma inadequação de uso no quadrinho 2: a linguagem utilizada é informal, enquanto o contexto pede uma linguagem mais formal. Isso ocorre porque "poderá ser trabalhado" é uma construção coloquial, pois envolve muitos verbos e é considerado incorreto pela norma padrão.
	
		e) 
	O que temos aqui é um exemplo de variação linguística. Nos dois quadrinhos, temos variações representadas, sendo que no primeiro temos a variação padrão, que é aquela mais utilizada no nosso dia a dia, e no segundo temos a variação não padrão, que é aquela que utilizamos com uma frequência menor e que é mais cuidada.
Pergunta 4 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o texto abaixo.
"Resumo acadêmico é um texto que explicita de forma clara uma compreensão global do texto lido, produzido por um aluno-leitor que tem a função demonstrar ao professor-avaliador que leu e compreendeu o texto pedido, apropriando-se globalmente do saber institucionalmente valorizado nele contido e das normas as quais o gênero está sujeito. Nessa esfera de circulação, a função do resumo acadêmico é ser um texto autônomo, que recupera de forma concisa o conteúdo do texto lido numa espécie de equivalência informativa que conserva ou não a organização do texto original".
RIBEIRO, A. L. Resumo acadêmico uma tentativa de definição. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ixcnlf/12/15.htm>. Acesso em: 10/07/2016.
"Paráfrase é o processo no qual o enunciado reformulador mantém com o enunciado anterior uma relação de equivalência semântica (explicação, reiteração, ênfase), com o objetivo de assegurar a intercompreensão entre os participantes da conversação".
RIBEIRO, A. L. Resumo acadêmico uma tentativa de definição. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ixcnlf/12/15.htm>. Acesso em: 10/07/2016.
 
Agora, aplicando seus conhecimentos sobre paráfrase e resumo, assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	Ao elaborar a paráfrase de um texto visando escrever um resumo, o autor pode agregar novas ideias às presentes no textoa ser resumido com a intenção de estabelecer o diálogo intertextual.
	
		b) 
	A produção de um resumo decorre de capacidade de escrita de um autor, e não da sua competência como leitor.
	
		c) 
	A paráfrase pode ser entendida como a reescrita de um texto com novas palavras sem alterar seu sentido e é um instrumento adequado para a elaboração de resumos.
	
		d) 
	O autor de um resumo, ao usar da paráfrase, pode alterar a ordem das ideias e omitir informação essenciais do texto a ser resumido desde que elabore um novo texto coeso.
	
		e) 
	O autor de um resumo pode inverter a ordem das ideias do texto a ser resumido desde que as reproduza com fidelidade.
Pergunta 5 (0.2 pontos)
 
Salvo
Texto 1
Aquele momento que você está muito afim de postar algo. Mas aí se lembra das pessoas que podem ver sua postagem e acaba desistindo.
 
Texto 2
Ao invés de fazer drama, faça bolo de cenoura com cobertura de chocolate.
 
Levando em consideração seu texto-base e os textos acima, julgue as asserções a seguir e assinale a alternativa correta.
 
I. Os textos 1 e 2 estão adequados quanto a sua estruturação linguística e, portanto, não há desvios gramaticais.
Porque:
II. "Afim" significa "semelhante, igual, parecido", e "ao invés de" marca uma oposição.
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	As duas asserções são falsas.
	
		b) 
	As duas asserções são verdadeiras, e II justifica I.
	
		c) 
	A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira, mas a II justifica I.
	
		d) 
	A asserção I é verdadeira e asserção II é falsa.
	
		e) 
	A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira, mas a II não justifica a I.

Continue navegando