Buscar

REPOSIÇÃO _ O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ASSISTENCIA SOCIAL

Prévia do material em texto

FACULDADE LABORO
DISCIPLINA:O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA ASSISTENCIA SOCIAL
NOME:TAYNARA AMORIM GARCIA
ATIVIDADE AVALIATIVA
1 – Considerando o texto “INTERDISCIPLINARIDADE: A PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES SOCIAIS DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) ”, diferencie INTERDISCIPLINARIDADE E MUTIDISCIPLINARIDADE.
De acordo com o texto, conceituar interdisciplinaridade não é tarefa fácil, e nem existe um conceito único, no entanto, para Minayo (2010) a interdisciplinaridade consiste na integração de várias disciplinas para produzir uma resposta a um o problema ou tema complexo, para o qual não basta a resposta de uma área só. Já a multidisciplinaridade ocorre com quando envolve mais de uma disciplina, mas estas matem sua metodologia e teoria sem modificações, ou seja, ao contrário da interdisciplinaridade não há integração das respostas e resultados obtidos. Diante do exposto, pode-se afirmar que a diferença entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade estaria na busca da integração da metodologia e dos conteúdos, ou seja, a multidisciplinaridade não abriria espaço para tais integrações, somente para compartilhar saberes.
2 - A partir do texto “INTERDISCIPLINARIDADE E QUESTÃO SOCIAL: NOVO PARADIGMA NO TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL NA AMAZONIA”, apresente sua opinião acerca da Interdisciplinaridade no Serviço Social como novo paradigma para a efetivação dos direitos humanos.
A interdisciplinaridade não se configura apenas como um novo paradigma para a efetivação dos diretos humanos, mas também como um paradigma para o conhecimento, pois, a construção de um conhecimento interdisciplinar, é de fundamental importância na análise e resoluções de problemas sociais.
Um saber social focado em direitos humanos implica em um conjunto de disciplinas baseadas na reciprocidade e mutualidade, ou seja, um diálogo entre os interessados em uma superação das fronteiras disciplinares. Portanto, pode-se afirmar quea interdisciplinaridade depende sobretudo de uma atitude de colaboração entre os profissionais frente ao desafio de uma prática coletiva, com o objetivo de se produzir conhecimento novo, unitário e crítico. Contudo, se a interdisciplinaridade pode ser considerada um avanço produtivo, é também difícil de ser alcançada frenteaos desafios constantes que são impostos ao cotidiano profissional e social.
De acordo com o texto, as propostas de práticas interdisciplinares não podem ser concebidas e analisadas sem a devida consideração às estruturas históricas e Institucionais extremamente complexas na qual a Região Amazônica se insere, pois, a questão social na Amazônia desafia o Serviço Social a apreender a dinâmica da realidade e suas contradições, exigindo compromisso ético e leitura crítica do contexto numa perspectiva dialética de articulação da realidade global e local.
Desta forma, é necessário que o profissional além de deter um conhecimento de seu campo de saber, esteja comprometido com o Projeto Ético-Político da profissão e que busque estar pautado pela opção da defesa intransigente dos direitos humanos vinculado a um projeto societário transformador em favor das classes menos favorecidas. Enfim, o profissional encontra na Interdisciplinaridade inúmeras oportunidades de intervenção, as quais serão fortalecidas pelo compromisso ético-político no exercício e promoção da cidadania numa realidade repleta de desigualdades sociais
3 – Após a leitura do texto“METODOLOGIAS DE ATENDIMENTO À FAMÍLIA: O FAZER DO ASSISTENTE SOCIAL”, exponha as diferentes metodologias de atendimento que podem ser adotadas pelas equipes.
No texto “Metodologias de atendimento à família: o fazer do assistente social” quanto às metodologias adotada pelos serviços, encontra-se quatro etapas no atendimento às famílias: entrada, identificação, acompanhamento e desligamento do grupo familiar. Nesse contexto, os assistentes sociais têm uma importante atuação e fazem uso de vários instrumentos os quais são empregados de acordo com o propósito de cada fase do atendimento.Contudo, as autoras consideram que apenas essas metodologias não são suficientes, entendem a relevância de aprofundar os estudos sobre essas e outras etapas que envolvem o atendimento às famílias, assim como o referencial teórico-metodológico que guia o profissional nesse processo.
Com base no exposto, sugere-se outras metodologias de atendimento que podem ser adotadas pelas equipes, como: Atividades de acolhida das famílias e sua inserção nos serviços institucionais e encaminhamentos para a rede de serviços, dando base para cadastramentos e inserções nos serviços e rede a fim de torna-se possível planejar e executar atividades individuais e grupais além de conhecer melhor a realidade da família usuária; Reuniões de planejamento e estudo em equipe, com o intuito de organizar as ações e atividades que serão realizadas, baseando-se em um referencial teórico sólido, além disso, o processo de planejamento precisa ser continuo e dinâmico, levando em consideração as especificidades e necessidades das famílias atendidas; Avaliações de Processo, que objetiva identificar e corrigir possíveis equívocos.

Continue navegando