A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Casos Clínicos Farmacologia II_Matutino (1)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Casos Clínicos Farmacologia 
1 - Uma mulher de 53 anos de idade procura uma consulta médica. Ela tem uma viagem marcada em um cruzeiro para o Caribe em duas semanas, mas está preocupada com os enjoos devido ao mar. Já viajou em barcos antes e é muito sensível a cinetose. Um amigo disse a ela que existe um adesivo eficaz para este problema. Ela está bem de saúde e não toma medicamentos regularmente. O exame é normal. O médico, então, prescreve um adesivo transdérmico de escopolamina. 
a) Qual o mecanismo de ação da escopolamina?
É obtida a partir de plantas da família Solanaceae. Faz parte dos metabólitos secundários das plantas. Atua impedindo a passagem de determinados impulsos nervosos ao S.N.C. (Sistema Nervoso Central) pela inibição da ação do neurotransmissor acetilcolina.
b) Quais são os efeitos colaterais comuns desse tipo de medicação? 
Podem ocorrer efeios colaterais anticolinérgicos, incluindo sensação de secura da boca, disidrose, taquicardia e, potencialmente, retenção urinária; em geral, estes efeitos são leves, desaparecendo espontaneamente. Muito raramente foram relatadas reações de hipersensibilidade, particularmente reações cutâneas.
c) Quais são algumas contraindicações relativas ao seu uso? 
Este medicamento é contraindicado em caso de miastenia grave e de megacólon. Ademais, o produto não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade conhecida ao butilbrometo de escopolamina ou a qualquer outro componente da fórmula.
2 - Uma mulher de 75 anos de idade com insuficiência cardíaca congestiva leve é admitida à unidade de terapia intensiva (UTI) com sepse causada por uma infecção urinária. Ela está hipotensa, com pressão arterial de 80/40 mmHg, tem frequência cardíaca elevada (taquicardia) e diminuição do débito urinário (oliguria). Junto com a instituição de antibioticoterapia adequada e líquidos IV, toma-se a decisão de iniciar infusão IV de noradrenalina para tentar elevar a pressão arterial. 
a) Que efeitos podem ser esperados com a noradrenalina?
Um dos seus efeitos mais conhecidos é o vasopressor, ou seja, ela provoca aumento da pressão arterial, em razão do efeito vasoconstritor. A noradrenalina também possui efeito inotrópico positivo, ou seja, ela possui a capacidade de aumentar a força de contração do coração.
 b) Que receptores medeiam esses efeitos? 
Agonista de receptores alfa 1 , alfa 2 e beta 1.
3 - Um homem de 70 anos de idade comparece a uma consulta de acompanhamento no consultório médico após ser hospitalizado, devido a infarto do miocárdio. Ele foi submetido a angioplastia bem-sucedida e atualmente encontra-se assintomático. No hospital, sua pressão arterial estava elevada. Os medicamentos usados para alta do paciente incluem inibidor da ECA, estatina, ácido acetilsalicílico e metoprolol. 
a) O metoprolol é seletivo para qual adrenoceptor?
O Metoprolol é um bloqueador beta-1 seletivo, isto é, bloqueia os receptores beta-1 em doses muito menores que as necessárias para bloquear os receptores beta-2. 
 b) Que efeitos os agentes como metoprolol têm sobre o sistema cardiovascular?
Em homens com hipertensão arterial leve a moderada, o metoprolol tem demonstrado reduzir o risco de morte por doença cardiovascular, principalmente devido ao risco reduzido de morte cardiovascular súbita, reduzir o risco de infarto do miocárdio fatal e não-fatal e de acidente vascular cerebral.
 c) Em que órgão o metoprolol é primeiramente biotransformado?
Sofre metabolismo oxidativo no fígado primariamente pela isoenzima CYP2D6. 
4 - Um menino de 12 anos de idade é levado ao consultório por seus pais devido à dor abdominal no dia anterior. Antes disso, os pais observaram que ele estava bebendo muita água e indo ao banheiro com frequência. Ele disse que sua boca estava muito seca e estava com muita sede. Até um ou dois dias antes, estava comendo mais que o habitual, mas estava perdendo peso. Não tem nenhuma história médica significativa e a história da família é normal. Ao exame, ele parece moderadamente doente, e sua pressão arterial está normal, mas com taquicardia. Suas membranas mucosas estão secas. Seu abdome encontra-se difusamente sensível, mas sem rebote ou guarda. Um exame de urina com fita revela a presença de cetonas grandes e glicose. A medição de glicose de uma gota de sangue obtida por punção digital é acentuadamente elevada 500 mg/dL. O médico interna o paciente imediatamente devido ao diagnóstico recente de diabetes melito tipo I em cetoacidose e inicia uma transfusão de líquidos por via IV e insulina regular. 
a) Porque recomenda-se para esse paciente a administração de insulina? 
Bem ,devido a todos os sintomas e a glicose acima da média é recomendado a Insulina, pois, ela age sobre a diminuição da glicose sanguínea. Isso acontece devido a absorção facilitada de glicose após a ligação da insulina aos receptores nos músculos e nas celulas gordurosas e da simultanea inibição da produção de glicose pelo fígado 
b) Qual é o efeito da estimulação α-adrenérgica sobre a secreção de insulina?
A estimulacao α-adrenérgica proporciona vasoconstricao, aumento da resistencia periferica, aumento da pressao arterial, midriase e estimulo do esfincter superior da bexiga
 c) Qual é o efeito da estimulação β-adrenérgica sobre a secreção de insulina? 
A estimulação β-adrenérgica causa inibição da liberação de noradrenalina e inibição da liberação da insulina
5 - Um homem de 66 anos de idade apresenta-se para avaliação de crescimentos de pele na face. Durante vários anos, ele teve crescimentos escamosos, irregulares na face, na testa e no couro cabeludo. Teve lesões isoladas removidas por outros médicos, mas continua apresentando outras. Nunca foi diagnosticado com câncer de pele. Tem história longa de exposição ao sol e várias queimaduras solares, principalmente como consequência de trabalhar ao ar livre e jogar golfe. Toma um comprimido de ácido acetilsalicílico por dia e pravastatina contra o colesterol alto. Não tem outra história clínica significativa. No exame da pele do paciente, o médico percebe várias lesões de 4 a 7 mm na face e no couro cabeludo, que são planas, rosadas e escamosas. Elas são ásperas à palpação. Encontram-se todas em áreas que seriam expostas ao sol. Ele tem várias nas superfícies dorsais das mãos e nos antebraços. O médico diagnostica-o como tendo várias ceratoses actínicas. Juntamente com a recomendação de proteção da pele contra o sol, ele prescreve 5-fluorouracila tópico (5-FU). 
a) Qual é o mecanismo de ação de 5-FU?
A 5-fluoruracila é um anti-metabólito antineoplásico. Os Anti-metabólitos mascarados como purina ou pirimidina - que se tornam os blocos de construção do DNA.
 b) Quais são os efeitos adversos de 5-FU quando administrado sistemicamente?
 Alopecia, náusea, êmese, anorexia, diarreia, dermatite, exantema maculopapular, estomatite, esofagite, faringite, granulocitopenia, trombocitopenia e estomatite ulcerativa. 
6 - Uma mulher de 60 anos de idade apresenta-se ao seu oncologista para acompanhamento de seu câncer de ovário metastático. Ela foi diagnosticada há cerca de um ano. O tratamento inicial incluiu cirurgia e um esquema de quimioterapia baseado em cisplatina. Infelizmente, foi recentemente diagnosticada com doença recorrente. Atualmente, ela toma apenas prometazina quando necessário contra náuseas e uma combinação de hidrocodona e paracetamol, conforme necessário contra a dor. Ao exame, ela parece confortável. Tem crescimento fino de cabelos no couro cabeludo. O abdome tem uma cicatriz cirúrgica bem cicatrizada e é normal em outros aspectos. O restante de seu exame é normal. Ela é diagnosticada com câncer de ovário metastático recorrente e inicia um esquema quimioterápico que inclui paclitaxel. 
a) Qual é o mecanismo de ação do paclitaxel? 
O paclitaxel promove a agregação dos microtúbulos a partir dos dímeros de tubulina. Ele estabiliza os microtúbulos prevenindo a despolimerização, resultando na inibição da dinâmica normal de reorganização da rede de microtúbulos essencial para as funções celulares.
b) Quais são as reações adversas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.