Buscar

CATALISADORES QUÍMICOS

Prévia do material em texto

CATALISADORES QUÍMICOS
De acordo com os artigos propostos, catalisador é uma substância química que não participa da reação química. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação. O catalisador acelera a reação, mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. A quantidade de substância produzida na reação não se altera com o uso de catalisadores. Se a reação for reversível, a reação inversa também será acelerada, pois sua energia de ativação também terá um valor menor. O catalisador não altera a variação de entalpia. 
O catalisador é uma substância que afeta a reação já em pequenas quantidades, pois como não é consumido, pode agir muitas e muitas vezes. Com relação ao equilíbrio, o catalisador é capaz de aumentar a velocidade de uma reação em ambos os sentidos dela, na mesma proporção, e por esta razão o equilíbrio não é afetado.
A catálise pode ser dividida em dois tipos:
· Catálise Homogênea – quando o catalisador está na mesma fase que os reagentes, ou seja, mesmo estado físico. Por exemplo, para reagentes gasosos, o catalisador também será um gás.
· Catálise Heterogênea – quando o catalisador está em fase diferente dos reagentes. Os catalisadores heterogêneos mais comuns são sólidos, como é o exemplo do catalisador dos automóveis.
Não existe um tipo ideal de catalisador. Para cada reação química existe um tipo diferente de catalisador. Os catalisadores mais comuns são:
Metais - principalmente os de transição: Co, Ni, Pt, Pd
Ácidos - que catalisam muitas reações orgânicas: H2SO4
Óxidos metálicos – Al2O3, Fe2O3
Bases - NaOH
Enzimas – produzidas pelos organismos vivos: lipase, suco gástrico.

Continue navegando