Buscar

Vinda da familia real ao Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2
Caroline Graça Neves de Ávila
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História HID 0257– Prática do Módulo IV
14 de Abril de 2014.
RESUMO
O objetivo dessa pesquisa é apresentar de forma clara e objetiva a Fuga da família real ao Brasil e o motivo no qual ocasionou essa chegada inesperada do príncipe regente Dom João e sua família. Mostrar os benefícios trazidos para o país com a permanência da família real. O desfecho dessa magnífica historia com a volta da família real a Portugal.
Palavras-chave: Vinda da Família Real ao Brasil. Benefícios externos para o Brasil - Externo. Retorno da Família Real a Portugal.
1 INTRODUÇÃO
 Há 200 anos a família real portuguesa foge de Portugal para o Brasil devido a uma invasão das tropas do Imperador da França Napoleão Bonaparte, um homem audacioso e agressivo, atacava o inimigo antes que o mesmo estivesse se posicionado. Portugal tinha então a Inglaterra como principal parceira para seus negócios, os portugueses não tiveram alternativa, como não podiam desistir dos negócios com a Inglaterra, não participaram do Bloqueio Continental, por este motivo Dom João ficou numa situação muito difícil, pois se permanece seria feito prisioneiro pelas tropas franco-espanholas e perderia o Trono, como ocorrera com o seu cunhado, Fernando VII, príncipe de Espanha. Então, para preservar a Coroa, a dinastia dos Bragança e o próprio reino português, o Príncipe Regente decidiu não se submeter à invasão do General Junot, embarcando para o Brasil, a sua principal colônia. Seus planos ocorreram de maneira benéfica ,pois com o Oceano Atlântico, dominado pela Marinha inglesa, seria de total proteção da Corte em terras brasileiras, com as invasões o exercito Inglês os portugueses se mantiveram fortes até a retirada dos invasores e assim Dom João manteve-se no Brasil até meados de 1820, após partir deixou seu filho Dom Pedro como regente. 
 .
2 A CHEGADA DA FAMILIA REAL PORTUGUESA
A manhã de 07 de março de 1808 proporcionou transformações nunca antes vistas no Rio de Janeiro. Naquele dia os trabalhos na cidade foram suspensos, e os cariocas correram para pontos altos da cidade, de onde podiam avistar a chegada da real esquadra. Antes da chegada da Corte portuguesa, o Brasil era apenas uma colônia extrativista onde Portugal se abastecia de riquezas naturais, no Brasil não havia comercio, nem estradas entre as províncias no qual se encontravam isoladas e espalhadas pelo País, nelas viviam cerca de três milhões habitantes, de cada três um era escravo. O País era, portanto um imenso território virgem. A corte chegou ao Rio de Janeiro extremamente empobrecida, pois já estava falida quando saio de Lisboa,além das despesas com refeições serem altas, então Dom João decidiu criar um meio de reerguer seu recursos financeiros, criou então o Banco do Brasil, o sistema consistia em ações, os acionistas compravam as ações do governo e eram recompensados com títulos de nobreza,entre outras vantagens. Deste modo D.João beneficiou mais títulos de nobreza do que nos anos de historia da monarquia de Portugal.
2.1 INGLATERRA E BRASIL
 Dom João havia dito que o Brasil estava aberto para o mundo com a liberação comercial dos seus portos, mas na realidade, porém essa liberdade se restringia somente à Inglaterra a única com livre acesso, uma grande potência com transito livre nos mares, seu poder triplicou após ter aniquilado as esquadras da França e da Espanha no Mediterrâneo no ano de 1805. Com a implantação do comercio Inglês no Brasil o País passou a possuir mercadorias variadas como (ferragens, tecido de algodão, patins de gelo) Alem disso o tratado de Dom João permitia a permanência de ingleses pára formar residências no pais permitia também com livre acesso para entrar e sair do pais quando quisessem,até mesmo cortar madeiras para a construção de navios de guerra Ingleses.
2.2CONQUISTAS DE DOM JOÃO E BENEFÍCIOS TRAZIDOS PARA O BRASIL 
Com a chegada do príncipe regente de Portugal o Rio de Janeiro torna-se sede oficial da Coroa Portuguesa concedendo assim liberdade de comércio e Indústria Manufatureira revogando um alvará de 1875 que proibia a fabricação de qual quer produto na colônia. D João acabou com sistema colonial definitivamente. O Brasil começou então a ser explorado de tal maneira que começaram a surgir novos negócios e benefícios para a população além do crescimento fortemente estabelecido no país, com expedições entre os rios do Amazonas, com comunicação favorável com os representantes do resto do País. Após muitos projetos de transportes para facilitar o comercio, no ano de 1818 foi inaugurada a navegação a vapor e após esse feito também foi implantado um sistema de ensino para a população, incluindo o ensino leigo e o superior, já com a primeira escola de ensino superior especializada em medicina, além disso, a escola possuía cursos técnicos como de agrícola e a Academia Real Militar com aulas de engenharia civil e mineração.
3.0 O RETORNO A PORTUGAL 
 No Ano de 1816, após ter feito grandes mudanças no Brasil e trazer benefícios ao País. Como as medidas econômicas e de desenvolvimento educacional já então avançada, e do ponto de vista cultural trouxeram também um conhecimento pela arte. No mesmo ano, alguns artistas franceses, como Jean-Baptiste Debret, e suas famílias chegam ao Rio de Janeiro em 26 de março. No mesmo dia, morre Dona Maria I, rainha de Portugal. Com a morte de D.Maria aos 82 anos, rainha e mãe de D.João, o príncipe regente se então Rei do Brasil e Portugal. Sendo coroado como D.João VI, até então D.João já havia tomado o lugar de Rei, pois sua mãe não possuía condições de governar um país, pois foi considerada incapaz devido a problemas psicológicos e foi afastada do seu cargo. No ano de 1817 ocorreram novas mudanças, D.Pedro I, filho de D.João VI casa-se com a princesa Leopoldina.Com o casamento houve grande demonstração de luxo e riqueza da corte. Ainda com o País em confronto com os franceses D.João manteve-se no trono até que o exercito inglês conseguisse derrotar as tropas de Napoleão Bonaparte, mais tarde, o exercito Frances foi derrotado, e o povo português passou a exigir o retorno do rei que se encontrava no Brasil. Em 1820, ocorreu a Revolução do Porto, os revolucionários foram então vitoriosos e passaram a exigir o retorno de D. João VI para Portugal e a aprovação de uma Constituição. Pressionado pelos portugueses, D. João VI resolveu voltar para Portugal, em abril de 1821. , com seus objetivos traçados e o filho pronto para representar o reino em seu lugar, no Brasil, D. Pedro passou a exercer o poder de príncipe regente.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Brasil tornou-se visivelmente avançado após as mudanças que Dom João, o processo de independência já havia iniciado no País. D.João deixou para trás um País completamente transformado em melhorias. O rei preferiu entregar sua posse para seu filho do que para um estranho diz D.João antes de partir “Pedro se o Brasil se separar,antes seja para ti, que me hás de respeitar , do que para alguns desses aventureiros”. O rei D.João retornou a Lisboa junto com toda a corte possuindo no geral quatro mil Portugueses que em sua parte seria um terço se comparado no inicio quando fugiu de Portugal, mas levou embora todo o tesouro que havia conquistado no Brasil. Sem saber o que lhe esperava D.João chegou a Portugal em 3 de julho de 1821, seria para ele um novo momento para novas grandes mudanças. No Brasil no ano de 1822 - Nas margens do Ipiranga, Dom Pedro proclama a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro.
REFERÊNCIAS
http://vindadafamiliareal.blogspot.com.br/
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/vinda_familia_real.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_VI_de_Portugal

Continue navegando