Buscar

PROVA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS I OBJETIVA

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Tatiane Aparecida Moreira Provasi (1906906)
	
	Disciplina:
	Educação e Tecnologias (PED70)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639123) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20746180
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Com as novas tecnologias, a escola enfrenta uma nova forma de produzir conhecimento. São diversos os locais utilizados como fontes de pesquisa que o aluno encontra na internet. Quanto à formação do professor para essa nova realidade, analise as seguintes sentenças:
I- A educação enfrenta muitas críticas quanto à forma de preparar os professores durante sua formação inicial.
II- O ensino para as novas tecnologias na escola deve proporcionar ao aluno a capacidade de utilizar diferentes fontes de informação e de comunicação eletrônica.
III- A escola deve introduzir novas tecnologias e o professor é o principal ator para realizar essas mudanças e capacitar o aluno para a busca da informação.
IV- A forma de o professor elaborar seu currículo interfere na qualidade do ensino para as novas tecnologias em sala.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	Um bom professor não é somente aquele que possui o conhecimento, mas sim aquele que constrói o conhecimento junto a seus alunos. Neste contexto de construção de conhecimentos a comunicação entre professor e alunos torna-se imprescindível, sendo cada vez mais valorizada. Quando falamos de tecnologias, essa comunicação pode ser efetivada de diferentes formas, sendo que a mais utilizada é o computador. Sobre a importância da comunicação e da interação na educação, mediada pelo computador, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A interação ocorre somente na troca entre computadores.
	 b)
	A interação está associada aos computadores e não aos usuários.
	 c)
	As tecnologias da informação em nada influenciam, ou seja, não provocam uma revolução na educação, nem na sociedade.
	 d)
	A interação está ligada às pessoas, e a interatividade, por sua vez, às tecnologias e aos canais de comunicação.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	3.
	É essencial que a direção, os professores, os alunos e os demais membros da comunidade escolar compreendam o significado da palavra tecnologia, para que a utilizem como ferramenta educacional em favor da aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que melhor conceitua a palavra tecnologia:
	 a)
	Tecnologia é tudo o que o homem criou, como ferramentas ou técnicas, para melhorar a sua sobrevivência e suprir as suas necessidades, nas diferentes épocas.
	 b)
	Tecnologia é tudo que diz respeito à utilização de aparelhos elétricos e eletrônicos na vida das pessoas, somente a partir do século XX.
	 c)
	Tecnologia é o ato de utilizar o computador para preencher planilhas e registrar informações coletadas ao longo de todo o processo educativo da escola.
	 d)
	Tecnologia é registrar informações no computador ou em outros eletrônicos, de maneira individual e fechada, sem espaço para discussões ou mudanças.
	4.
	A tecnologia revolucionou o nosso modo de viver e de aprender. São muitos os recursos digitais que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem, como os jogos eletrônicos, os aplicativos, os softwares educacionais, entre outros, desde que atendam aos critérios e aos objetivos pedagógicos e que tenham uma metodologia que coordene todo processo educativo. Quanto às características dos tipos de softwares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Softwares utilitários: são programas que auxiliam o computador durante a realização das tarefas executadas. Esses programas são extremamente necessários para o bom funcionamento do sistema operacional. Alguns exemplos: planilhas eletrônicas, anti-vírus, Word e Excel.
(    ) Software aplicativo: tem por função auxiliar o professor nas tarefas diárias, facilitando seu trabalho pedagógico. Alguns exemplos: PowerPoint, Excel, Word e gravadores de CD.
(    ) Softwares educacionais: podem ser utilizados em diversas áreas do conhecimento. Os softwares educativos devem auxiliar o professor na sua prática e otimizar o processo de ensino-aprendizagem. Um dos exemplos são os jogos.
(    ) Linguagens de programação: contribui muito na aprendizagem dos conteúdos, pois os alunos conseguem criar as suas próprias ferramentas. Exemplo: a linguagem LOGO.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	Com as novas tecnologias, é necessário que a escola faça uma reflexão acerca de seu currículo e de seus objetivos, na busca de novas  formas de ensinar e desenvolver competências. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para atender às novas tecnologias, são necessárias novas formas de ensinar e a formação de um novo professor que atue neste ambiente telemático.
(    ) Não há dificuldades em realizar formações para os professores para usarem de forma correta as novas tecnologias. A dificuldade está no predomínio da reprodução de modelos.
(    ) É preciso que o professor estimule o aluno a pesquisar e explorar o novo e o professor poderá aprender com eles.
(    ) A formação de professores deverá estar voltada para uma organização curricular mais tradicional, pois, desta forma, o aluno adquire as habilidades e competências necessárias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	A webquest é uma atividade de cunho investigativo que o professor elabora para que os alunos resolvam, interagindo com as informações da internet. Essas atividades podem ser de curta ou longa duração. Com relação aos itens que são seguidos numa atividade de webquest, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na introdução, o professor comunica a atividade que será investigada.
(    ) Na tarefa, o professor explicará o que deve ser feito.
(    ) No processo, o professor definirá o roteiro completo.
(    ) Na avaliação, o professor faz uma prova surpresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	Para a formação de qualidade, cabe ao professor compreender o potencial e as limitações da tecnologia, selecionando os melhores conteúdos e renovando a prática pedagógica. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A preparação dos professores deverá oferecer treinamentos de pequena duração, e a exploração de algumas atividades, cabendo a ele preparar os alunos com as ferramentas que possui.
(    ) Ensinar os conteúdos propostos no plano de aula é o mais importante, mesmo que isso comprometa a sua prática pedagógica.
(    ) Para realizar um bom trabalho em sala de aula, é necessário que o docente conceba mudanças na prática pedagógica e flexibilização do currículo para a formação do cidadão.
(    ) A produção de conhecimento deve permitir que o professor, durante o processo de ensinar, modifique seu modelo educacional instrucionista, para um ensino em que o aluno constrói o saber.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	O professor é considerado peça-chave para o uso das tecnologias em sala de aula, pois é ele quem dá sentido ao trabalho pedagógico. É necessário que ele domine as ferramentas possibilitando incorporar novas práticas docentes para garantir a aprendizagem dos alunos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professordevem incluir o uso das tecnologias para acompanhar a modernização da sociedade.
(    ) A capacitação dos professores quanto à tecnologia é tão necessária quanto à revolução tecnológica ocorrida na escola. 
(    ) A formação inicial para o uso das tecnologias deve garantir conhecimento instrucional para o professor desenvolver uma prática docente efetiva, não necessitando de formação continuada para se atualizar.
(    ) Quando a instituição de ensino prepara bem o professor para o uso das tecnologias em sala de aula, este terá condições de reinventar sua prática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	9.
	Você lembra do seu primeiro professor? Talvez não, mas é inegável que ele, assim como outros professores, teve um papel importante na sua formação. No entanto, a figura do professor como detentor único do saber está mudando, principalmente por conta do avanço das novas tecnologias. Assim, considera-se que frente aos avanços tecnológicos, o professor necessita assumir um novo papel no processo educacional, deixando de lado a postura de provedor do conhecimento, passando a atuar como orientador/mediador, pois a mediação do conhecimento torna-se essencial mediante as novas tecnologias. Sobre a função do professor enquanto orientador/mediador, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Orientador/mediador intelectual.
II- Orientador/mediador emocional.
III- Orientador/mediador gerencial e comunicacional.
IV- Orientador ético.
(    ) Ensina a assumir e a vivenciar valores construtivos individualmente e socialmente.
(    ) Motiva, incentiva, estimula, organiza os limites com equilíbrio, credibilidade, autenticidade e empatia.
(    ) Organiza grupos, atividades de pesquisa, ritmos, interações. Organiza o processo de avaliação.
(    ) Informa, ajuda a escolher as informações mais importantes, trabalha para que elas sejam significativas para os alunos, permitindo que os alunos a compreendam conceitualmente, reelaborando-as com seus conceitos pessoais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao. Acesso em: 30 jul. 2018.
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	IV - II - I - III.
	 d)
	I - II - IV - III.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	10.
	Os softwares educacionais devem auxiliar o professor na elaboração e execução de suas aulas. Para tanto, eles precisam passar pela avaliação criteriosa deste docente, da mesma forma que ele faz com um livro didático, caso contrário, poderá encontrar problemas. Com relação aos critérios dessa análise dos softwares, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um aplicativo educacional que deve imitar integralmente os livros didáticos impressos, com a finalidade de atrair a atenção dos alunos da atualidade.
	 b)
	É um aplicativo educacional que deve ser destinado exclusivamente aos professores para facilitar a realização de planejamentos e atividades, sem acesso aos alunos.
	 c)
	É um aplicativo educacional que não precisa atender aos objetivos pedagógicos, podendo ser utilizado para lazer e entretenimento dos alunos.
	 d)
	É um aplicativo que deve se direcionar às atividades com fins pedagógicos, ou seja, que possibilite ao aluno produzir e aprimorar conhecimentos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando