Buscar

CURSO DE LETRAMENTO DIGITAL E TECNOLOGIA EDUCACIONAL 4


Continue navegando


Prévia do material em texto

CURSO DE LETRAMENTO DIGITAL E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Descrição da Atividade: Faça um resumo simples de no máximo duas (2) páginas dos assuntos abordados na aula de abertura deste curso sobre Educação, inovação, criatividade, ciência e tecnologia em sala de aula”, com o professor da Universidade Federal do Ceará e atual secretário de Educação de Sobral-CE, Prof. Dr. Herbert Lima, e com o professor da Universidade de Columbia, em Nova York, Prof. Dr. Paulo Blikstein, sobre as experiências e práticas com o aprendizado mão na massa. O objetivo desta atividade é também apresentar para você mais um exemplo de aplicação do Google Documentos.
R=Para os que acreditam que a educação está estagnada, não muda ou se transforma conforme as necessidades, digo que estão muito enganados! Pode parecer estranho, mas a maior dificuldade não está nos processos e sim nas pessoas. Todos os dias acontecem microrrevoluções, inovações, invenções… A educação é um organismo vivo que pulsa com força. Porém, acreditamos que ela não muda, pois colocamos toda sua responsabilidade sobre os professores, educadores e escola. Ainda acreditando numa educação unidirecional. A verdade é que os processos educativos acontecem de forma tão complexa quanto a própria evolução das pessoas. Isso significa que ela muta diariamente, só não temos a capacidade de perceber!
Compreendemos a aprendizagem como um processo pelo qual o ser humano capta conhecimentos, desenvolve habilidades. Esse exercício tão importante para a construção humana começa na infância, desde os primeiros dias de vida, e se perpetua por todas as fases seguintes.
Nos momentos iniciais, o processo de aprendizagem acontece em função das interações da criança com os novos ambientes, das experiências trocadas com as pessoas ao seu redor, da observação do mundo, das sensações que os novos sons, cheiros e gostos trazem. Assim, esse não é um processo totalmente voluntário, ao contrário: ele pode e deve ser estimulado. O estímulo lúdico é, na realidade, o mais seguro no começo da vida, pois é completamente motivador, curioso e enriquecedor para o inteiro processo de aprendizagem.
A exploração do ambiente e a observação sobre o funcionamento das coisas e comportamento das pessoas são a base para construir o conhecimento primário e interpretar mundo, sendo fundamental para o desenvolvimento intelectual das crianças. Os primeiros anos de uma criança trazem experiências diárias, sempre novas, onde aprender é um processo estimulado o tempo todo.
Além disso, podemos entender que o inverso também ocorre, e disso nasce uma das nossas preocupações: nem tudo o que é ensinado é realmente aprendido e existem coisas que, mesmo sem que sejam ensinadas, as crianças aprendem. Ou seja, os pequenos desenvolvem suas habilidades influenciados pelos aspectos ambientais e sociais em que se relacionam, pelo nível de aprendizado que eles têm disponível. O processo de aprendizagem é contínuo e, saindo dos primeiros estágios de vida, evolui à medida que a criança se desenvolve e pode compreender questões mais elaboradas.
Dessa forma, no começo da trajetória escolar, cada dia é a possibilidade de novas descobertas. A verdade é que, para garantir o aprendizado, não se deve olhar apenas para o produto, mas para todo o processo. Desde experiências com blocos, bonecos, massa de modelar, pesquisas com os sentidos, observações debatidas, experimentos e vivências, tudo contribui para o desenvolvimento do aluno. Nessa época, as atividades mão na massa estão sempre incluídas para melhorar o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes.