Buscar

Primeiros socorros

Prévia do material em texto

7
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
Segunda Licenciatura em Pedagogia
KELLY MARIA CARDOSO SIQUEIRA 
	
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
“ESTÁGIO ONLINE”
RESOLUÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Nº 002, DE 01 DE JUNHO DE 2020
PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES NO AMBIENTE ESCOLAR - ESPECIAL
Maria da Fé
2020
KELLY MARIA CARDOSO SIQUEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Relatório apresentado ao Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia, para demonstrar as atividades de Estágio Curricular Supervisionado Primeiros socorros para professores no ambiente escolar - especial.
			
Maria da Fé - MG
2020
SUMÁRIO
 
1	INTRODUÇÃO	4
2	APRESENTAÇÃO	4
3	ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO	4
4	CONCLUSÃO	4
REFERÊNCIAS	5
1 INTRODUÇÃO
Com a finalidade e o propósito de salvar vidas em toda e qualquer situação, faz-se necessário o conhecimento básico dos procedimentos de primeiros socorros, independente da profissão de cada um, uma vez que todos podem e devem realizar esse atendimento inicial, até que o órgão competente chegue ao local do ocorrido, dando assistência ao atendimento especializado. Todos estão propensos a algum tipo de atendimento imediato de socorro, seja por um acidente ou até mesmo por algum tipo de doença, e a importância de um profissional qualificado para os primeiros socorros pode ser crucial diante do acontecimento.
Em situações de extrema necessidade e urgência, qualquer pessoa, profissional da área ou leiga, pode e deve prestar assistência a vítima em um atendimento de urgência, a fim de garantir e assegurar o bem estar do acidentado e amenizando assim, o agravamento de possíveis lesões existentes. 
O conhecimento prévio em Primeiros Socorros é de extrema relevância no momento exato de prestação ao socorro à vítima de algum tipo de trauma. Em todos os lugares, há o risco eminente de acidente, seja ele de natureza leve ou grave e no ambiente escolar não é exceção. A escola é basicamente um segundo endereço de cada estudante, já que o mesmo passa nesse ambiente, cerca de um terço de seu tempo nela. Diante desse fato, faz-se necessário que a gestão escolar e toda sua equipe receba treinamentos para saber como agir diante dessa situação. 
2 APRESENTAÇÃO 
Criada em 2018, a Lei 13722, conhecida como Lei Lucas, institui como obrigatória a participação e capacitação em Primeiros Socorros toda a equipe escolar envolvida no ensino e aprendizagem dos alunos (professores e funcionários), sem distinção entre ensino público e particular. O objetivo do texto em pauta é assegurar o preparo adequado dos profissionais da educação a agir com segurança e presteza no atendimento inicial emergencial, já que todos os locais estão propensos a qualquer situação acidental. 
Essa lei em questão, teve como ponto inicial a morte do menino Lucas Begalli, de apenas 10 anos, no qual engasgou comendo um lanche no pátio de sua escola. Ninguém da escola soube lidar com os procedimentos necessários de Primeiros Socorros, pois não tinham preparo para tal situação. Sendo assim, houve a necessidade de assegurar a garantia de um atendimento dessa natureza dentro do ambiente escolar. 
3 ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLOGICO
É de extrema importância que todos, profissionais da saúde ou leigos, tenham conhecimentos sobre como agir diante de um acidente e prestar os Primeiros Socorros. Mas, para diminuir os riscos de ocorrências de acidentes, é necessário aumentar a segurança no ambiente escolar. Para isso, deve-se colocar em prática a adoção de algumas medidas de segurança, dentre elas: 
· Promover a instalação de grades de proteção e segurança; 
· Manter a parte elétrica protegida e bem fiscalizada, com protetores nas tomadas; 
· Priorizar pisos antiderrapantes; 
· Utilizar móveis arredondados, além de proteger as laterais dos mesmos, caso sejam pontudos.
	Além dessas medidas de segurança, faz-se primordial o conhecimento em determinadas situações de emergência, como: 
· Ataque epilético: não segure a pessoa, apenas afaste os objetos que possam machucá-la e coloque um apoio sob a cabeça; 
· Queimaduras: área afetada em água corrente por no mínimo 10 minutos;
· Corte profundo: pressione o sangramento com um pano limpo e leve-a ao atendimento. 
· Situação de descarga elétrica: nunca toque na pessoa, focar em desligar a fonte da energia ou usar objetos de plástico ou madeira para afastar a vítima do local do acidente; 
· Desmaio: deixe a pessoa deitada, com a barriga virada para cima, pernas levemente levantadas e virar a cabeça para a lateral lentamente. Acionar atendimento. 
4 CONCLUSÃO
O ambiente escolar é um local propício para a ocorrência de eventuais acidentes graves ou não, assim como qualquer outro local. As noções básicas dos primeiros socorros é fundamental para a preservação da vida e do estado emocional da vítima. O despreparo pode acarretar danos e consequências irreversíveis tanto ao socorrista quanto ao acidentado. Todos podem realizar o atendimento inicial necessário, garantindo sua segurança e proporcionando uma segurança e tranquilidade a vítima. 
As noções básicas de primeiros socorros no âmbito escolar é uma ferramenta de seriedade e dever cumprido para com o aluno e responsáveis, uma vez que a escola se torna uma segunda casa para o discente. A segurança garantida em primeiro lugar gera uma confortabilidade e tranquilidade em relação ao ensino. 
Logo, o conhecimento sobre as noções básicas de primeiros socorros proporcionam uma aprimoração do conhecimento acadêmico, a fim de garantir o uso no cotidiano profissional, garantindo a formação de sujeitos críticos e preparados para eventualidades dessa natureza, agindo sem muita complexidade e lidando bem com a situação. 
REFERÊNCIAS
CARVALHO, L. S. et al. A abordagem de Primeiros Socorros realizada pelos professores em uma Unidade de Ensino Estadual em Anápolis – GO. Ensaios Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, v. 18, n.1, 25p, 2014.Disponível em http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/ensaioeciencia/article/view/407/2899. Acesso em Julho de 2020. 
LEI LUCAS. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm Acessado em julho de 2020
NETO, N. M. G. et al. Construção e validação de cart ilha educativa para professores sobre Primeiros Socorros na escola. Centro de Ciências da Saúde. Depart amento de enfermagem da UFPE. Artigo Original. 91 -92p, 2015. Disponível em https://www.ufpe.br/ppg enfermagem/i mages/nelson.pdf#page=91. Acesso em Julho de 2020.

Continue navegando