Buscar

Prova objetiva Educação e tecnologia

Prévia do material em texto

1.
	A comunicação é muito importante para as tecnologias na educação. Existem dois tipos de atividades que favorecem a interatividade e a comunicação, as chamadas atividades síncronas e assíncronas. Acerca das atividades síncronas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As atividades síncronas são aquelas em que a comunicação entre tutor, professor e aluno acontece em tempo real.
(    ) Nas atividades síncronas, a comunicação não acontece em tempo real, podendo acontecer em diferentes momentos, como videoconferência.
(    ) As atividades síncronas são aquelas em que a comunicação entre tutor, professor e aluno acontece no mesmo momento em que se deseja.
(    ) Nas atividades síncronas, o tutor, o aluno e o professor não conseguem estabelecer contato imediato, precisando de um tempo para que respondam as suas questões ou esclareçam dúvidas, por exemplo, os e-mails.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	O uso do computador como ferramenta no processo de aprendizagem pode melhorar a qualidade do ensino, permitindo aos alunos o desenvolvimento de novas possibilidades e a construção do conhecimento. O professor ao utilizar o computador como ferramenta pedagógica, tem a possibilidade de inovar, diversificar as aulas, atraindo a atenção dos alunos, facilitando a aprendizagem, uma vez que essa nova tecnologia proporciona a interatividade com o meio, criando um ambiente mais atrativo.
Considerando a importância do ambiente atrativo em sala de aula para a aprendizagem, a doutora em informática na Educação pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora do curso de doutorado em Ciências e Matemática da Unifra, Ana Bulegon, explica: "Quando se trata da aprendizagem, tratamos da aprendizagem cognitiva, de um processo cognitivo, que é ativado pelos sentidos da visão e audição. As atividades desenvolvidas com a tecnologia trazem esse estímulo. Eles são estimulados tanto de forma visual como auditiva. São ferramentas tecnológicas que fazem isso". Assim, compreende-se que o uso desta ferramenta em sala de aula, visa ao suporte do professor no processo de ensino e o estímulo à aprendizagem dos alunos. Considerando o texto apresentado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O uso do computador em sala de aula, não precisa contemplar os conteúdos propostos no Projeto Político Pedagógico da escola.
(    ) Os softwares educacionais devem ser entendidos como um instrumento que não substitui o papel do professor durante a explicação dos conteúdos.
(    ) Para que o computador auxilie no processo de aprendizagem em sala de aula, o professor deve utilizar aplicativos educacionais puramente teóricos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2016/01/tecnologia-em-sala-de-aula-aumenta-desempenho-de-alunos-em-25-escolas-cj5w7eacd1enbxbj0yasfpt6j.html. Acesso em: 30 jul. 2018.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	3.
	Vivemos na cultura do conhecimento. Por isso, a educação precisa urgentemente se beneficiar da internet para elaborar um modelo educacional que atenda a essa nova demanda. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Uma das grandes vantagens oferecidas pela internet é a inclusão social, como pesquisas e atendimentos.
II- Uma das vantagens da internet é a pesquisa de lugares distantes, por meio do Street View.
III- A internet não traz só vantagens; seu lado ruim é a falta de privacidade, expondo as pessoas a muitas situações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	A internet, quando bem utilizada, é um recurso que possibilita uma metodologia de ensino mais dinâmica, pois ela oferece uma vasta quantidade de ferramentas que enriquecem o processo de ensino e aprendizagem. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A educação presencial não se modificará de forma significativa com a chegada das novas mídias.
	 b)
	O professor, como orientador da turma, pode permitir que seus alunos utilizem a internet de forma livre para qualquer pesquisa.
	 c)
	A internet é uma aliada do processo de formação pessoal e profissional. No entanto, é necessário utilizar esses recursos para desenvolver competências.
	 d)
	Algumas ferramentas da internet, como o correio eletrônico e os sites, são utilizadas apenas na educação a distância.
	5.
	Mediante a nova era que vivemos, a chamada "Sociedade da Informação", a escola necessita repensar e inovar as suas formas de atuação. A escola, segundo Mello (1998), apresenta papel fundamental na interpretação das informações. No entanto, para que esse papel seja cumprido, é essencial o desenvolvimento de novas formas de atuação da escola. Considerando o texto apresentado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor devem incluir o uso das tecnologias para acompanhar a modernização da sociedade.
(    ) A formação dos professores quanto à tecnologia é tão necessária quanto a revolução tecnológica ocorrida na escola.
(    ) Quando a instituição de ensino prepara o professor para o uso das tecnologias em sala de aula, este apresenta condições de reinventar sua prática em sala de aula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MELLO, G. N. de. A Escola e a Estrada da Informação. Folha de São Paulo, São Paulo, 16 out. 1998. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/ fz16109809.htm. Acesso em: 14 maio 2019.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - V - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	6.
	O computador é um recurso didático importante para a educação. Essa relação existente entre educação e tecnologia foi se constituindo nos diferentes momentos e a escola precisou incorporar e difundir o uso do computador em sala de aula. Aplicativos, jogos eletrônicos, plataformas digitais, entre outros, são exemplos de opções variadas que possibilitam ao professor oferecer aulas mais interessantes e interativas. Sobre as funções de alguns softwares, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Editores de texto.
II- Planilhas eletrônicas.
III- Banco de dados.
IV- Editor gráfico.
V- Editor de apresentação.
(    ) São softwares utilizados para a elaboração de desenhos, logomarcas, outdoors, folders, entre outros. Com eles é possível criar, modificar e editar tanto fotos quanto imagens ou desenhos.
(    ) São softwares que possuem vários recursos, como alterar a fonte do texto, inserir figuras, tabelas, alinhar etc., possibilitando ao aluno dar vida à imaginação.
(    ) São programas que são utilizados para elaborar palestras e apresentações em forma de slides. Nesse programa, os alunos conseguem inserir filmes, figuras, entre outros.
(    ) Conjuntos de arquivos que se apresentam de forma organizada. A lista telefônica pode ser um exemplo, mas com a chegada da tecnologia, passaram a ser armazenados em softwares.
(    ) É um tipo de programa de computador que faz uso de tabelas, que possibilita realizar cálculos de forma rápida e demonstrar dados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - IV - I - II - III.
	 b)
	I - II - III - IV - V.
	 c)
	IV - V - III - II - I.
	 d)
	IV - I - V - III - II.
	7.
	No modelo de Educação a Distância (EaD), o material didático merece todo cuidado e atenção da instituição, com relação a sua qualidade e elaboração, quer seja no modelo impresso ou digital. Acerca das características fundamentais desejadas a esse tipo de material, analise as seguintes sentenças:
I- O material didático precisa provocara reflexão e a autonomia do aluno, na construção do próprio conhecimento.
II- O material didático deve possibilitar provocações que levem o aluno a querer saber mais, pesquisar mais e aprender mais.
III- O material didático deve ser suficiente ao aluno, sem que ele precise de ajuda ou sinta necessidade de ir além em sua pesquisa.
IV- O material não precisa ser interativo, uma vez que a EaD não possibilitará essa interação entre tutor, professor e aluno.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	Na modalidade da Educação a Distância (EAD), o processo que envolve o ensino e a aprendizagem são mediados por recursos tecnológicos que permitem ao professor e ao aluno estarem em ambientes físicos diferenciados. O tutor nesta modalidade agregou competências necessárias para enfrentar os desafios da educação. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O tutor deve ter como função mediar e orientar o aluno para desenvolver domínio e autonomia de estudo.
(    ) O papel do tutor é secundário na aprendizagem e isso leva à evasão dos alunos.
(    ) O chat é uma ferramenta que pode ser utilizada na educação a distância para a interação dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V .
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	9.
	Diante da estrutura organizacional dos cursos de educação a distância, o trabalho do tutor e suas interações com os outros atores, que configuram o curso em que atua, adquire relevância fundamental. A tutoria ganha grande importância nesse contexto virtual de aprendizagem, por ser responsável por assegurar as comunicações bidirecionais entre tutor-aluno e aluno-professor, comunicações que são essenciais para que ocorra a construção do conhecimento. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GROSSI, R. G. M.; COSTA, W. J.; MOREIRA, M. M. O papel do tutor virtual na educação a distância Rev. Educação, Santa Maria,  v. 38,  n. 3,  p. 659-674,  set./dez. 2013.
	 a)
	O fórum é uma ferramenta que não pode ser utilizada na educação a distância para troca de informações.
	 b)
	O tutor não apresenta papel importante no processo de aprendizagem do alunos.
	 c)
	O tutor tem como função mediar e orientar o aluno para que este desenvolva domínio e autonomia de estudo.
	 d)
	O chat é uma ferramenta que não pode ser utilizada na educação a distância para interação entre alunos.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	10.
	As formas de interação para que ocorra a comunicação no ensino a distância pode ser de um para um, ou um para muitos ou de muitos para muitos. Quanto à interação síncrona ou assíncrona, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A interação assíncrona acontece em tempo real. Um exemplo desta ferramenta é o bate-papo.
	 b)
	Para que haja a troca de informações na comunicação síncrona, os interlocutores precisam estar conectados ao mesmo tempo, de forma interativa.
	 c)
	A interação assíncrona não permite a flexibilização de horários, os usuários precisam estar conectados ao mesmo tempo com outros usuários.
	 d)
	A comunicação síncrona não depende da participação dos usuários ao mesmo tempo, ela permite maior flexibilidade nos horários.
	11.
	(ENADE, 2014) Importante website de relacionamento caminha para 700 milhões de usuários. Outro conhecido servidor de microblogging acumula 140 milhões de mensagens ao dia. É como se 75% da população brasileira postasse um comentário a cada 24 horas. Com as redes sociais cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, é inevitável que muita gente encontre nelas uma maneira fácil, rápida e abrangente de se manifestar. Uma rede social de recrutamento revelou que 92% das empresas americanas já usaram ou planejam usar as redes sociais no processo de contratação. Destes 60% assumem que bisbilhotam a vida dos candidatos em websites de rede social. 
Realizada por uma agência de recrutamento, uma pesquisa com 2500 executivos brasileiros mostrou que 44% desclassificariam no processo de seleção um candidato por seu comportamento em uma rede social. Muitas pessoas já enfrentaram problemas por causa de informações on-line, tanto no campo pessoal quanto no profissional. Algumas empresas e instituições inclusive, já adotaram cartilhas de condutas em redes sociais. De acordo com o texto:
FONTE: POLONI, G. O lado perigoso das redes sociais. Revista Info, p. 70-75, julho, 2011 (adaptado).
	 a)
	A complexidade dos procedimentos de rastreio e monitoramento de uma rede social impede que as empresas tenham acesso ao perfil de seus funcionários.
	 b)
	A maioria dos executivos brasileiros utilizaria informações obtidas em websites de redes sociais, para desclassificar um candidato em processo de seleção.
	 c)
	Empresas e instituições estão atentas ao comportamento de seus funcionários em websites de redes sociais.
	 d)
	Mais da metade das empresas americanas evita acessar websites de redes sociais de candidatos a emprego.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	12.
	(ENADE, 2014) O grande desafio das escolas é a aprendizagem dos alunos. A organização escolar cabe elevar a qualidade dessa aprendizagem. Diante disso, o docente deve atuar para atingir esse objetivo o que exige cada vez mais formação de qualidade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As políticas educacionais de formação de educadores devem priorizar a formação docente inicial, visto que a formação docente continuada, complementar, é responsabilidade de cada professor.
II- No processo de formação docente devem ser desenvolvidas competências e habilidades relacionadas à organização e gestão escolar, além dos que dizem respeito ao trabalho pedagógico e aos aspectos éticos e de relações interpessoais.
III- O preparo profissional docente requer apropriação e mobilização de conhecimentos que se relacionam com ensino dos conteúdos, avaliação da aprendizagem, gestão da sala de aula e valores de consciência social e coletiva.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	II e III.
	 b)
	II, apenas.
	 c)
	I e III.
	 d)
	I, apenas.

Continue navegando