Buscar

Avaliação de Epidemiologia: Combate à Dengue, Vacinação, Alimentação Saudável e Processo Saúde-Doença

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Epidemiologia (ENF23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637596) ( peso.:3,00)
	Prova:
	21522420
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Há várias maneiras de combater o mosquito da dengue e a população pode atuar como agente propulsor na eliminação do Aedes aegypti. Em casos de identificação de focos do mosquito, é possível acionar a Vigilância Epidemiológica ou Vigilância Ambiental. O Ministério da Saúde, através da Frente Nacional de Controle da Dengue, promoveu algumas ações de combate e controle da dengue.Sobre essas ações, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ações de saneamento ambiental.
(    ) Integração com atenção básica.
(    ) Ações integradas de educação ambiental.
(    ) Acumular água em vasos e piscinas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	Doenças como difteria, coqueluche e tétano acidental tiveram declínio no Brasil, porém eram consideradas doenças que matavam milhares de pessoas todos os anos. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Em caso de ferimento suspeito ou histórico de algum caso de difteria na região onde a pessoa vive, a vacina somente pode ser refeita após vinte anos, a partir da primeira aplicação.
	 b)
	A aplicação das vacinas contra difteria, coqueluche e tétano só é possível na rede privada.
	 c)
	Essas doenças são consideradas imunopreveníveis por meio da vacinação.
	 d)
	A coqueluche não faz parte do calendário de vacinação infantil.
	3.
	Uma alimentação saudável pode ser uma grande aliada na busca de uma melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar. Assim, o consumo diário de alimentos saudáveis e a prática de atividades físicas, evitam o aparecimento das doenças crônicas, causadas pela obesidade. De acordo com a figura anexa, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEm: Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/obesidade.htm>. Acesso em: 17 jul. 2018.
	
	 a)
	A sobrevida aumenta com o aumento do peso.
	 b)
	Alimentação inadequada não leva somente à obesidade, mas também a outras doenças.
	 c)
	Os indivíduos obesos nunca apresentam anemia, pois seu estoque de vitaminas e ferro, está sempre em nível elevado.
	 d)
	As doenças emergentes não são causadas por vírus e nem bactérias.
	4.
	A epidemiologia é um ramo da saúde pública voltada para a compreensão do processo saúde-doença no âmbito das populações. Esse aspecto a diferencia da clínica, cujo objetivo é o estudo desse mesmo processo, mas em termos individuais. Referente ao processo saúde-doença, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Saúde é apenas a ausência de doença.
	 b)
	O cuidado e o entendimento do processo saúde-doença exigem observação das circunstâncias em que ocorre o adoecimento e quais recursos o indivíduo terá disponível para o tratamento.
	 c)
	A epidemiologia não se preocupa com o processo saúde-doença.
	 d)
	O processo saúde-doença não se preocupa com prevenção apenas com reabilitação.
	5.
	A epidemiologia nos ajuda sob vários aspectos a fazer um dossiê da saúde da população, pois, com foco no risco, conseguirmos fazer a prevenção de doenças. Diante dessa consideração, analise as sentenças a seguir, referente ao primeiro item que precisamos investigar em um grupo de pessoas, com vistas ao cuidado da saúde:
I- Saber quais os indícios de morte existentes na população.
II- Verificar a quantidade de medicamentos ingeridos pela população em um determinado espaço de tempo.
III- Saber quais os indícios de doença existentes na população.
IV- Verificar o percentual de indivíduos que realizam atividade física semanalmente. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Com relação às condições de vida, natalidade e envelhecimento do povo brasileiro, pode-se dizer que nos últimos 50 anos o Brasil passou por um acelerado processo de urbanização e também de desenvolvimento econômico. Com base nessa informação, analise as sentenças a seguir:
I- Os métodos anticoncepcionais são proibidos no Brasil.
II- O desenvolvimento econômico do país, a participação da mulher no mercado de trabalho e a escolarização influenciaram positivamente na transição demográfica do Brasil.
III- O padrão de natalidade (redução de natalidade) no Brasil seguiu o dos países desenvolvidos, mesmo sem o Brasil adotar programas de redução de natalidade.
IV- A expectativa de vida dos idosos vem decrescendo nos últimos anos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	7.
	A hepatite é uma doença inflamatória que acomete o fígado, alterando seu funcionamento e colaborando para o aparecimento de várias doenças. A hepatite é apresentada sob várias formas, porém a mais comum de todas é a viral. Sobre a hepatite, analise as sentenças a seguir:
I- O portador de hepatite B ou C pode permanecer um longo tempo com a doença, sem apresentar os sintomas.
II- A hepatite B não é transmitida sexualmente.
III- Existe prevenção para hepatite B através de imunização.
IV- Os cachimbos de crack não transmitem hepatites virais. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	O hábito de alimentar-se de maneira inadequada é um risco para a saúde da população, presente na maioria das residências, ocasionando várias patologias. Referente aos maus hábitos alimentares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O baixo consumo de frutas e hortaliças é fator de aumento para muitas doenças, inclusive câncer de intestino, obesidade e obstrução das coronárias.
(    ) Ingerir gorduras saturadas é sinônimo de uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e fibras.
(    ) O acréscimo dos níveis de açúcar e sal não traz prejuízos para a saúde da população.
(    ) Supostamente, a alimentação inadequada se equivalerá ao cigarro como causador de doenças e morte.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	Na Idade Antiga, a humanidade desconhecia os processos de contaminação que disseminavam muitas doenças, como a peste, a cólera, a varíola, entre outras. Entretanto, têm-se registros de que havia contribuições da Vigilância Sanitária, a qual tinha entendimento que a água e os alimentos poderiam ser vias de contaminação na propagação de doenças. Dessa forma, as atividades vinculadas à Vigilância Sanitária se originaram de uma motivação em função da propagação de doenças transmissíveis nas populações urbanas, onde o número de habitantes crescia com precárias condições sanitárias. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O perfil epidemiológico da população não é uma informação que requer estudo da população local para priorizar as ações dos serviços de saúde, o planejamento pode ser único e aplicado em qualquer população.
	 b)
	A ocorrência de doenças de repetição numa determinada população não gera motivo de iniciação de pesquisas e observações, pois, se a doença já ocorreu, não retornará em grande escala.
	 c)
	A Vigilância em Saúde incorpora a Vigilância Sanitária, que, além de promover e proteger a saúde da população, atua na fiscalização de empresas de saúde, alimentos e indústrias.
	 d)
	O perfil epidemiológico não é um indicador relevante para os estudos epidemiológicos.
	10.
	Reduções significativas têm sido observadasna ocorrência de várias doenças transmissíveis, para as quais se dispõem de instrumentos eficazes de prevenção e controle. Um exemplo típico é a varíola, que foi erradicada em 1973, e a poliomielite, em 1989, sem falar do sarampo, que teve sua transmissão interrompida a partir do ano 2000. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Carteira de vacinação completa, ou seja, quando a pessoa está em dia com as vacinas, não significa pré-requisito para a contratação em empresas públicas ou privadas.
	 b)
	Doenças imunopreveníveis são aquelas que não podem ser evitadas por vacinação, mas, sim, através de medicamentos endovenosos.
	 c)
	A coqueluche não faz parte do calendário básico de vacinação infantil.
	 d)
	Alguns exemplos de doenças declinantes que matavam uma grande parcela da população são: difteria, coqueluche e tétano acidental.
	11.
	(ENADE 2016) O gráfico mostra a incidência de dengue no Brasil, por semana epidemiológica, nos anos de 2014, 2015 e início de 2016. Avalie as afirmações a seguir.
I. Os dados apresentados são gerados a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o qual também é responsável pela geração dos dados de outras doenças de notificação compulsória.
II. A subnotificação dos casos de dengue faz que a incidência da doença apresentada no gráfico seja menor que sua real incidência na população, o que inviabiliza as tomadas de decisão adequadas pelo gestores. 
III. Sendo o vetor que transmite a dengue o mesmo transmissor de doenças como chikungunya e zika, pode-se esperar um maior número de casos dessas doenças nos períodos mais quentes do ano, que correspondem às primeiras e às últimas semanas epidemiológicas. 
IV. A sazonalidade da incidência de dengue permite ao gestor planejar ações de combate à doença, bem como ações educativas que previnam novos casos nos períodos de maior risco. 
Com relação ao gráfico, é correto afirmar:
	
	 a)
	I, III e IV, apenas.
	 b)
	II e IV, apenas.
	 c)
	II, apenas.
	 d)
	I e III, apenas.
	12.
	(ENADE, 2013) No Brasil, desde o final da década de 1980, vêm sendo desenvolvidas iniciativas com o propósito de melhorar a cobertura e a qualidade das informações sobre mortalidade materna. Entre essas iniciativas, destacam-se a implantação e a estruturação de comitês de mortalidade materna e a institucionalização da Vigilância do Óbito Materno. Ao mesmo tempo, os governos federal, estaduais e municipais vêm implantando políticas públicas que visam à expansão e à melhoria da atenção à saúde da mulher, tendo como consequência a diminuição na taxa de mortalidade materna, principalmente nos óbitos por causas obstétricas diretas, como revela o gráfico. Considerando as informações do texto e do gráfico apresentado, analise as afirmativas abaixo:
(    ) a taxa de mortalidade materna por causas obstétricas diretas vem diminuindo consideravelmente, o que justifica as medidas adotadas para a redução da transmissão vertical do HIV/AIDS e da sífilis congênita.
(    ) a taxa de mortalidade materna por causas obstétricas indiretas vem aumentando consideravelmente, podendo-se indicar a eclâmpsia como a causa principal desse aumento.
(    ) a taxa de mortalidade materna por causas obstétricas indiretas tem-se mantido estável, fato que pode ser atribuído às medidas adotadas na atenção humanizada ao abortamento.
(    ) a taxa de óbito materno por causas diretas apresentou uma queda, fato que pode ser atribuído aos investimentos nas ações preconizadas na política de atenção integral da saúde da mulher e ao programa de humanização no pré-natal e nascimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando