Buscar

BOTA DE UNNA

Prévia do material em texto

BOTA DE UNNA
O curativo Bota de Unna, é um curativo inelástico, do tipo Cobertura primária ou secundária, e é uma das formas de terapia que possui compressão de 18-24 mmHg. 
A Bota de Unna (BU) é a terapia de compressão inelástica mais conhecida e frequentemente utilizada na prática clínica para promover a cicatrização e prevenir reincidência em casos de Úlceras Venosas de MMII, a Bota de Unna é citada com evidência e vantagens, visto que apresenta em seu favor a melhor forma de terapia compressiva, contribuindo para a diminuição do edema e evitando a inflamação dos vasos linfáticos. A mesma tem a capacidade de melhorar a função do bombeamento venoso e reduzir a hipertensão venosa, diminuir a dor, favorecer o processo de cicatrização, aumentando assim a capacidade funcional e a qualidade de vida de pacientes com úlceras venosas crônicas.
O modo de usar desta consiste em:
· Aplicar preferencialmente no período da manhã. Solicitar ao paciente manter os membros afetados elevados acima do nível do corpo por no mínimo 15 minutos, antes do procedimento, na primeira aplicação e sempre que necessário na presença de edema.
· Avaliar a ferida e a necessidade de associação com outra cobertura primária, realizar o curativo.
· Iniciar o enfaixamento da bandagem pelos artelhos, aplicando progressivamente até a tuberosidade tibial. 
· Na presença de muito exsudato, principalmente nas primeiras trocas, colocar gaze ou chumaço por cima da bota no local da lesão e enfaixar com atadura de crepe sobre a bota de unna.
Para o sucesso no tratamento de UVs (Úlceras Venosas) é necessário que o profissional da área da saúde tenha conhecimento de que o tratamento envolve três principais aspectos: controle do edema, reparação tecidual e controle da infecção.
REFERÊNCIAS
CARDOSO, Luciana Ventura et al. Terapia compressiva: bota de Unna aplicada a lesões venosas: uma revisão integrativa da literatura. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 52, e03394, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100808&lng=en&nrm=iso . Acesso em 11 Jun. 2020. 
FIGUEIREDO, Aline de Sousa Batista. INTERVENÇÕES E TRATAMENTOS INDICADOS PARA A ÚLCERA DE ESTASE VENOSA: uma revisão sistemática da literatura. Univale, 2019. Disponível em: https://www.univale.br/wp-content/uploads/2019/12/ENFER.-2019_2-INTERVEN%C3%87%C3%95ES-E-TRATAMENTOS-INDICADOS-PARA-A-%C3%9ALCERA-DE-ESTASE-VENOSA...-ALINE.-BEATRIZ.-K%C3%8ANIA.pdf. Acesso em 11 Jun. 2020.
MANUAL DE CURATIVOS. 2016. Disponível em: http://www.saude.campinas.sp.gov.br/enfermagem/2016/Manual_de_Curativos_2016.pdf. Acesso em 11 Jun. 2020.

Continue navegando