Buscar

PBL 03

Prévia do material em texto

PUC GOIÁS – Escola de Engenharia
ENG 1300 – Comunicação de Dados
PBL Nº 02B
	Eixo Temático/Disciplina
 COMUNICAÇÃO DE DADOS
	Módulo
 Fundamentos 
	Turma
 C01
	
	Data Abertura
 16/02/2018
	Data fechamento e Entrega do RS
23/02/2018
	Complexidade
 NÍVEL INTERMEDIÁRIO
	Tutor(es)
 Tutor: Prof. Dr. Leonardo Guedes de Rezende Guedes – Autor: Prof. Dr. Getúlio Antero de Deus Júnior
	Alunos
Objetivo de aprendizagem:
Conhecer, estudar e aperfeiçoar os ensinamentos sobre os tipos de comunicação utilizando circuitos ADSLs.
Termos Desconhecidos:
ADSL2:(Assymetric Digital Subscriber Line) Linha digital assimétrica para assinante, é uma tecnologia que usando uma linha telefônica comum, permite ao usuário transferir digitalmente dados em alta velocidade. A razão de ser assimétrica está no fato de existir uma diferença significativa entre as taxas de download e upload.
Taxa de Download: 12Mb
Taxa de Upload: 1 Mb
ADSL2+:
Taxa de Download: 24 Mb;
Taxa de Upload: 1 Mb;
Canal Pots: Tem a função de dividir o canal telefônico em 2, dados e voz. Sendo voz um canal independente e ininterrupto mesmo havendo falhas com a ADSL.
ITU-T G.992.1: Normatização em equipamentos de série G de transmissão, mídia e redes digitais da união internacional de telecomunicação (ITU).
Máscara PSD: Reduz o ruído de conversação cruzada.
Transmissor ATU-C: Um modem ADSL localizado no escritório central de telecomunicações (CO) ou outro local de headend. A ATU-C é a interface lateral da linha de um multiplexador de acesso à linha de assinante digital (DSLAM). Um modem correspondente, conhecido como unidade de transmissão ADSL-remote (ATU-R), está localizado nas instalações do cliente.
Transmissor ATU-R: Uma ATU-R (ADSL Terminal Unit - Remote), às vezes chamada de "modem ADSL", é uma unidade de hardware que está instalada em qualquer computador que use uma conexão de companhia de telefone com o serviço ADSL. O ATU-R se conecta a uma placa de interface de rede Ethernet (NIC) no computador e, por outro lado, a uma tomada telefônica na casa ou empresa. Idealmente (para menos interferências), a tomada telefônica liga-se a um novo fio que vai para um divisor de sinal que a empresa telefônica instala no ponto de demarcação da empresa telefônica (o local onde o fio ou fios da empresa de telefonia externa se conectam à rede do telefone Linhas dentro do edifício do cliente). O divisor divide o sinal em baixas frequências para voz e altas frequências para dados.
ITU- União Internacional de Telecomunicações - Organização internacional destinada a padronizar e regular os assuntos relativos ao uso das ondas de rádio e telecomunicações internacionais. Foi fundada como International Telegraph Union (ou União Internacional de Telégrafos), em Paris, no dia 17 de maio de 1865 e é hoje a organização internacional mais antiga do mundo. Suas principais ações incluem estabelecer a alocação de espectros de ondas de rádio, inclusive as faixas de frequências para uso exclusivo aeronáutico. É uma das agências especializadas da Organização das Nações Unidas, tendo sua sede em Genebra, na Suíça
________________________________________________________________________________________Questões:
1. Apresente uma figura para representar o espectro de frequências simplificado para a tecnologia ADSL2 e ADSL2+. Qual a taxa máxima de cada uma desses ADSLs? Qual o meio de acesso por eles utilizados?
2. Consulte a recomendação da ITU-T G.992.1 e apresente a máscara PSD do transmissor ATU-C e a máscara PSD do transmissor ATU-R usadas pelo ADSL sobre POTS. Que Cada máscara pode-se referir ao canal upstream ADSL2, canal upstream ADSL2+, canal downstream ADSL2 e/ou canal downstream ADSL2+?
3. Que tipo de filtro pode ser utilizado para extrair o sinal de voz (POTS)?
4. Explique porque a tecnologia ADSL2+ pode atingir taxas mais altas de transmissão
Respostas:
1. 
 Figura 1-Espectro de Frequência Simplificado ADSL2 e ADSL2+
Como de praxe para os ADSLs, as taxas máximas de transmissão podem ser alteradas conforme as distâncias, em curtas distancias a taxa aumenta, e a taxa vai decaindo progressivamente conforme o modem é instalado longe da central. A taxa de 24 megabits é obtida a até 1.5 km e decai para até 4 megabits em distâncias superiores a 3.6 km.
 ADSLs é uma tecnologia de conexão digital que usa o par trançado de cobre para transferência digital de dados em alta velocidade.
2. 
	Faixa de frequência f (kHz)
	Equação para linha (dBm / Hz)
	0 < f < 4 
	-97,5, com potência máxima na faixa de 0-4 kHz de +15 dBrn
	4 < f < 80 
	–92.5 + 4.63 × log2 (f/4) 
	80 < f < 138 
	–72.5 + 36 × log2 (f/80) 
	138 < f < 1104 
	–36.5 
	1104 < f < 3093 
	–36.5 – 36 × log2(f/1104) 
	3093 < f < 4545 
	-90 pico, com potência máxima na janela [f, f + 1 MHz] de (-36,5 - 36 × log2 (f / 1104) + 60) dBm
	4545 < f < 11 040 
	-90 pico, com potência máxima na janela [f, f + 1 MHz] de -50 dBm
	NOTA 1 - Todas as medidas de PSD estão em 100 Ω; A medição de potência total da banda POTS está em 600 Ω.
	NOTA 2 - As frequências de ponto de interrupção e os valores de PSD são exatos; As inclinações indicadas são aproximadas.
	NOTA 3 - Acima de 25.875 kHz, o pico PSD deve ser medido com uma largura de banda de resolução de 10 kHz.
	NOTA 4 - A potência em uma janela deslizante de 1 MHz é medida em uma largura de banda de 1 MHz, começando pela freqüência de medição.
	NOTA 5 - O passo na máscara PSD a 4 kHz é para proteger o desempenho V.90. Originalmente, a máscara PSD continuou a inclinação de 21,5 dB / oitava abaixo de 4 kHz atingindo um piso de -97,5 dBm / Hz a 3400 Hz. Reconheceu-se que isso pode afetar o desempenho de V.90, e assim o piso foi estendido para 4 kHz.
	NOTA 6 - Todas as medições de PSD e potência devem ser feitas na interface U-C. 
Figura A.1 / G.992.1 - Máscara PSD do transmissor ATU-C
	Faixa de frequência f (kHz)
	Equação para linha (dBm / Hz)
	0 < f < 4 
	-97,5, com potência máxima na faixa de 0-4 kHz de +15 dBrn
	4 < f < 25.875 
	–92.5 + 21.5 × log2(f/4) 
	25.875 < f < 138 
	–34.5 
	138 < f < 307
	–34.5 – 48 × log2(f/138) 
	307 < f < 1221 
	–90 
	1221 < f < 1630 
	-90 pico, com potência máxima na janela [f, f + 1 MHz] de (-90 - 48 × log2 (f / 1221) + 60) dBm
	1630 < f < 11 040 
	-90 pico, com potência máxima na janela [f, f + 1 MHz] de -50 dBm
	NOTA 1 - Todas as medidas de PSD estão em 100 Ω; A medição de potência total da banda POTS está em 600 Ω.
	NOTA 2 - As frequências de ponto de interrupção e os valores de PSD são exatos; As inclinações indicadas são aproximadas.
	NOTA 3 - Acima de 25.875 kHz, o pico PSD deve ser medido com uma largura de banda de resolução de 10 kHz.
	NOTA 4 - A potência em uma janela deslizante de 1 MHz é medida em uma largura de banda de 1 MHz, começando pela freqüência de medição.
	N5 OTA - O passo na máscara PSD a 4 kHz é para proteger o desempenho V.90. Originalmente, a máscara PSD continuou a inclinação de 21 dB / oitava abaixo de 4 kHz atingindo um piso de -97,5 dBm / Hz a 3400 Hz. Reconheceu-se que isso pode afetar o desempenho de V.90, e assim o piso foi estendido para 4 kHz.
	NOTA 6 - Todas as medições de PSD e potência devem ser feitas na interface U-C.
Figura A.2 / G.992.1 - Máscara PSD do transmissor ATU-R
3. 
O componente chamado “POTS Splitter”, Plain Old Telephony Services ou linha de voz comum, que tem a responsabilidade de dividir o canal telefônico em 2, dados e voz, sendo voz um canal independente e ininterrupto mesmo havendo falhas com o ADSL. Ele é o responsável por separar o canal de voz dos demais canais de dados. A figura 2 é capaz de mostrar como é feita a divisão de bandas ou canais dentro de um circuito ADSL.
	Figura 2 - Divisão da banda de frequência da linha telefônica em que é utilizado a tecnologia ADSL
Nota-se, portanto, que as frequências utilizadas para o canal de voz possuem valores baixos em relação às bandas alocadas para os demais canais. De acordo com as recomendações G.132 e G.151 do ITU-T, a banda que deve ser atribuídaa um canal de voz deve ser de 300 a 3400 Hz. Além disto deve ser disponível uma banda de guarda nas duas extremidades conforme indica a figura 3 a seguir: 
Figura 3 - Largura de Banda do Canal de Voz
Portanto, o padrão adequado definido da largura de banda para a transmissão de sinais de voz é de 4kHz. Sendo assim, o filtro que o sistema ADSL e ADSL2+ utiliza para separar o canal de voz dos canais de dados é um filtro passa-baixa, com uma frequência de corte na casa dos 4kHz, sem preocupação de perdas de voz uma vez que já está considerado uma banda de guarda de 800Hz em ambas as extremidades da frequência de voz audível.
4. 
A tecnologia ADSL2+ poder atingir taxas mais altas de transmissão, pois está vinculada a necessidade de aumentar as taxas de downstream e upstream, além da exigência por uma maior qualidade de serviço e abrangência. A grande ideia por trás desta tecnologia que permite essa qualidade está relacionada as melhorias no desempenho e de interoperabilidade, no qual é importante ressaltar a melhoria na taxa de bits e na distância de enlace, isso devido a largura de banda de downstream ser duplicada, possibilitando que as taxas de bits citadas anteriormente alcancem até 20Mbit/s em linhas telefônica com distancias de até 1,5 km entre a centra e o usuário. Outra ponte a ser abordado é que o ADSL 2+ ainda opera em conjunto com as suas tecnologias anteriores possibilitando uma evolução gradativa da tecnologia e não prejudicando o usuário por falta de serviço.
Acrescentando a estas modificações na tecnologia ADSL presente na ADSL 2+, é importante citar a eficiência que se obteve sobre a utilização das técnicas de canalização sendo assim, mais fácil realizar serviços específicos de download e upload e também técnicas novas de modulação e de modulação que são mais robustas a interferências.
Canalização Fonte: www.teleco.com.br
BIBLIOGRAFIA:
http://www.hardware.com.br/livros/redes/adsl2-adsl2-adsl2-vdsl2.html
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialwan/pagina_3.asp
http://www.anatel.gov.br/consumidor/
http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNivelDois.do?codItemCanal=669
G.132 Recommendation. International Telecomunication Union.
G.151 Recommendation. International Telecomunication Union
.ADSL e ADSL2: As tecnologias da Internet na Telefonia Fixa. Telecom

Continue navegando