Buscar

legislação trabalhista

Prévia do material em texto

1)
Com relação ao 13º salário, também conhecida como gratificação compulsória de natal, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
	A fração igual ou superior a 20 dias de trabalho será havida como mês integral para os efeitos de gratificação natalina.
	A gratificação natalina deverá ser paga até o dia 20 de dezembro de cada ano, devendo o empregador adiantar, nos meses de fevereiro a novembro, correspondendo à metade do salário percebido pelo empregado no mês anterior ao do adiantamento.
checkCORRETO
	Não é devido o 13º salário aos trabalhadores avulso e doméstico.
	O 13º salário não possui natureza salarial.
	O empregador é obrigado a pagar o adiantamento, no mesmo mês, a todos os seus empregados.
Resolução comentada:
Art. 1º da Lei nº 4.749/65.
Código da questão: 21424
2)
Acerca do período e duração do descanso anual remunerado, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
	O trabalhador que tiver mais de 32 faltas injustificadas ao trabalho durante o período aquisitivo das férias terá direito a gozar de 12 dias corridos de férias.
	O descanso de 30 dias é garantido apenas ao empregado que incorreu em menos de cinco faltas injustificadas no período aquisitivo.
checkCORRETO
	Os trabalhadores contratados por tempo parcial terão férias de no máximo 20 dias, de forma proporcional à jornada de trabalho.
	A legislação que regula o trabalho doméstico concede 20 dias úteis de férias aos domésticos.
	Em regra, as férias são de 30 dias úteis, excluindo os feriados.
Resolução comentada:
Art. 130, da CLT.
Código da questão: 19683
3)
Acerca da evolução histórica da estabilidade decenal e do FGTS, é correto se afirmar que:
Alternativas:
	Anteriormente à criação do regime do FGTS, o trabalhador celetista, em caso de dispensa sem justa causa, tinha direito a uma indenização de um salário a cada dez anos trabalhados.
	Com a Constituição Federal de 1988, o regime do FGTS passou a ser obrigatório, desaparecendo com a figura da estabilidade decenal, não sendo assegurado o direito adquirido à estabilidade aos que, na data da promulgação da CF/88, já haviam completado dez anos de serviço.
	Quando surgiu o FGTS em 1966, os trabalhadores tiveram obrigatoriamente que migrar para o regime do FGTS, deixando de ter a estabilidade decenal.
	Com a Constituição Federal de 1988, o regime do FGTS passou a ser obrigatório, desaparecendo com a figura da estabilidade decenal, sendo assegurado o direito adquirido à estabilidade aos que, na data da promulgação da CF/88, já haviam completado dez anos de serviço.
checkCORRETO
	Atualmente, o trabalhador, após completar 10 anos de serviços ininterruptos na mesma empresa, torna-se estável, podendo ser dispensado apenas se cometer falta grave.
Resolução comentada:
Art. 7º, III, CF.
Código da questão: 21407
4)
Sobre a extinção do contrato de trabalho é correto se afirmar que:
Alternativas:
	O empregado que é dispensado por justa causa não terá direito ao aviso prévio, às férias proporcionais, ao 13º salário, ao levantamento do FGTS, à indenização compensatória de 40% e às guias do seguro-desemprego.
checkCORRETO
	O empregado, ao pedir demissão, não terá direito às férias proporcionais.
	O empregado, ao pedir demissão, não terá direito às férias proporcionais e gratificação natalina proporcional.
	O empregado que é dispensado por justa causa receberá todas as verbas trabalhistas, salvo férias proporcionais e gratificação natalina proporcional.
	O empregado, ao pedir demissão, não terá direito às férias proporcionais, ao levantamento do FGTS, à indenização compensatória de 40% e às guias do seguro-desemprego.
Resolução comentada:
O empregado que é dispensado por justa causa não terá direito ao aviso-prévio, às férias proporcionais, ao 13º salário, ao levantamento do FGTS, à indenização compensatória de 40% e às guias do seguro-desemprego.
Código da questão: 19684
5)
O empregado receberá, pelo menos dois dias antes do início das férias, a remuneração devida acrescida do terço constitucional, conforme previsão do art. 7º, XVII da CF. Sobre a remuneração, o abono e a forma de pagamento das férias, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
	Os menores de dezoito e maiores de cinquenta anos poderão fracionar o período de férias em dois períodos, não podendo ser um dos períodos inferior a dez dias. 
	As férias serão compostas pela remuneração mais o terço constitucional. O terço constitucional incidirá sobre as férias vencidas, mas não nas férias proporcionais.
	É facultado ao empregado converter 1/3 do período de férias em dinheiro, desde que seja requerido com antecedência de 15 dias do término do período aquisitivo.
checkCORRETO
	O abono pecuniário da venda das férias tem natureza salarial, não incidindo o terço constitucional. 
	Os sobressalários e gorjetas pagas com habitualidade não integram a base de cálculo do pagamento de férias.
Resolução comentada:
Art. 143, da CLT.
Código da questão: 21428

Continue navegando