Logo Passei Direto
Buscar

Prova PBL+LPF+LMF-(2°semestre-UCVI)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O uso de múltiplos medicamentos, ou polifarmácia, é comum e crescente na prática clínica, principalmente em pessoas acima de 65 anos. Este crescimento relaciona-se a vários fatores, como o aumento da expectativa de vida e o consequente aumento da multimorbidade e a maior disponibilidade de fármacos no mercado.
Sobre os perigos decorrentes de vários medicamentos, assinale a alternativa CORRETA.
a. O uso de vários medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas.
b. A associação de fármacos, não prescritos de acordo com a melhor evidência disponível, pode curar, minimizar danos, aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida.
c. Os adultos são atentos e conscientes quanto à utilidade de cada medicamento ingerido.
d. Vários medicamentos podem ser ingeridos ao mesmo tempo, salvo em raríssimas exceções.

Sobre o processo de ossificação intramembranosa, analise os itens a seguir:
I – Trata-se de uma ossificação derivada diretamente do mesênquima, sem passar por estágio cartilaginoso.
II – É o desenvolvimento que ocorre em ossos cranianos como o occipital e o parietal, por exemplo.
III – O tecido mesodérmico produz osteócitos por diferenciação e maturação celular. Os osteócitos secretam a matriz osteoide e fibras que irão compor o tecido ósseo.
IV – Nesse processo, os osteoclastos participam dos processos de absorção e remodelação do tecido ósseo, pois secretam uma mistura de proteases que agem na degradação das fibrilas colágenas em fragmentos de diferentes tamanhos.
a. I, II e IV
b. II e IV
c. II e III
d. I, III e IV

Abaixo há um esquema representativo de um hepatócito e suas organelas. Considerando os mecanismos histofisiológicos hepáticos, julgue (V) para os itens verdadeiros e (F) para os falsos abaixo:
Afirma-se corretamente que a sequência que melhor descreve o julgamento das proposições é:
A síntese de alguns lipídeos como o colesterol pode ocorrer parcialmente no retículo endoplasmático liso, conforme indicado por 2.
Moléculas tóxicas, como drogas e medicamentos, podem ser metiladas ou reagidas com compostos derivados do oxigênio para desintoxicação da célula na organela 6.
A síntese de importantes proteínas hepáticas como as aminotransferases (AST e ALT), glucagon e glutationa ocorre no retículo endoplasmático rugoso (1), passa pela organela 6 e é liberada da célula por exocitose.
A desintoxicação de compostos nitrogenados pode ocorrer parcialmente nas organelas 3 e 4, onde peroxidases liberam aminas cíclicas que são excretadas na urina.
a. V, F, F, F
b. V, F, F, V
c. V, V, V, F
d. F, F, V, F

Sobre a histofisiologia renal e das vias urinárias, assinale a alternativa correta:
a. Na bexiga e no ureter é possível encontrar tecido epitelial de transição em contato com a luz desses órgãos. Nesse epitélio notam-se células mais achatadas quando esses órgãos estão relaxados.
b. Tanto o túbulo contorcido distal quanto o proximal do rim apresentam epitélio cúbico uniestratificado, sendo que o distal geralmente apresenta células maiores que o proximal.
c. Na uretra podem ser encontrados diferentes tipos de epitélios, como pseudoestratificado e cilíndrico estratificado, por exemplo, além de esfíncteres que podem ser compostos de musculatura lisa ou esquelética.
d. Na camada muscular do ureter é possível encontrar apenas camadas de musculatura lisa longitudinal, o difere da camada muscular da uretra.

O fígado é, talvez, um dos mais importantes órgãos do corpo humano, pois dele derivam células e substâncias essenciais ao funcionamento homeostático direto do organismo.
Assinale a alternativa que indica a explicação mais adequada para o desenvolvimento embriológico geral desse órgão.
a. O desenvolvimento hepático inicia após o vigésimo dia do embrião, sendo derivado de células endodérmicas do intestino primitivo anterior em sua porção mais distal. A multiplicação dessas células endodérmicas produz a placa hepatobiliar que irá se diferenciar posteriormente no fígado, no pâncreas ventral e na vesícula biliar. A placa hepatobiliar (endodérmica) também recebe influência bioquímica do mesoderma paraxial que ativa genes e estimula o crescimento hepático.
b. O desenvolvimento hepático inicia após o vigésimo dia do embrião, sendo derivado de células endodérmicas do intestino primitivo anterior em sua porção mais caudal. A multiplicação dessas células endodérmicas produz a placa hepatobiliar que irá se diferenciar posteriormente no fígado, no pâncreas ventral e na vesícula biliar. A placa hepatobiliar (endodérmica) também recebe influência bioquímica do mesoderma do septo transverso que ativa genes e estimula o crescimento hepático.
c. O desenvolvimento hepático inicia após o trigésimo dia do embrião, sendo derivado de células endodérmicas do intestino primitivo anterior em sua porção mais caudal. A multiplicação dessas células endodérmicas produz a placa hepatobiliar que irá se diferenciar posteriormente no fígado, no pâncreas dorsal e na vesícula biliar. A placa hepatobiliar (endodérmica) também recebe influência bioquímica do mesoderma paraxial que ativa genes e estimula o crescimento hepático.
d. O desenvolvimento hepático inicia após o trigésimo dia do embrião, sendo derivado de células endodérmicas do intestino primitivo anterior em sua porção mais caudal. A multiplicação dessas células endodérmicas produz a placa hepatobiliar que irá se diferenciar posteriormente no fígado, no pâncreas ventral e na vesícula biliar. A placa hepatobiliar (endodérmica) também recebe influência bioquímica do mesoderma do septo transverso que ativa genes e estimula o crescimento hepático.

Ao lado há uma imagem de um corte histológico de um osso em desenvolvimento. Nele, estão indicadas as principais zonas de desenvolvimento endocondral.
Sobre essas zonas e esse assunto, assinale a alternativa incorreta:
No esquema, a zona indicada por 2 é denominada de proliferativa. Nessa zona, há uma alta concentração de oxigênio e a respiração celular realizada pelos condrócitos é aeróbica.
No esquema, a zona indicada por 4 é denominada de calcificação provisória. Nessa zona, os condrócitos sofrem morte celular, pois apesar de haver uma alta pressão de oxigênio no tecido, há uma concentração extremamente baixa ou nula de glicogênio.
A zona indicada por 1 é denominada de reserva ou repouso. Nessa zona, há condrócitos saudáveis, com alta concentração de glicogênio e que realizam respiração anaeróbica.
No esquema, a zona indicada por 5 é denominada de ossificação. Esse tipo de ossificação, dita endocondral, ocorre em ossos como os presentes nos membros inferiores e superiores, por exemplo.
a. No esquema, a zona indicada por 2 é denominada de proliferativa. Nessa zona, há uma alta concentração de oxigênio e a respiração celular realizada pelos condrócitos é aeróbica.
b. No esquema, a zona indicada por 4 é denominada de calcificação provisória. Nessa zona, os condrócitos sofrem morte celular, pois apesar de haver uma alta pressão de oxigênio no tecido, há uma concentração extremamente baixa ou nula de glicogênio.
c. A zona indicada por 1 é denominada de reserva ou repouso. Nessa zona, há condrócitos saudáveis, com alta concentração de glicogênio e que realizam respiração anaeróbica.
d. No esquema, a zona indicada por 5 é denominada de ossificação. Esse tipo de ossificação, dita endocondral, ocorre em ossos como os presentes nos membros inferiores e superiores, por exemplo.

A coluna cervical estende-se pela nuca e possui sete vértebras denominadas de cervicais. As vértebras da coluna cervical C7, C2, C1 são também denominadas, respectivamente:
a. Atlas, Áxis e Proeminente
b. Proeminente, Atlas e Áxis
c. Áxis, Atlas e Proeminente
d. Proeminente, Áxis e Atlas

O pâncreas é uma glândula que fica na região do abdômen, atrás do intestino. Mede 15 cm, tem formato de folha e é dividido em cabeça, corpo e cauda. O pâncreas tem duas funções principais: produzir enzimas e produzir hormônios.
Sobre o Pâncreas é incorreto afirmar:
a. É constituído por uma cabeça, um corpo e uma calda
b. A sua função exócrina é responsável pela produção do suco pancreático
c. É um órgão totalmente retroperitoneal não sendo em nenhuma porção peritonizado
d. Seu principal ducto é chamado de Wirsung ou Pancreático

Sobre a Insulina e Glucagon relacione V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
No início do jejum, sob a influência da insulina diminuída e glucagon aumentado, a gliconeogênese hepática fornece estoque limitado para manutenção da glicose sistêmica.
Enquanto o indivíduo mantiver a ingestão aumentada de glicose, as concentrações séricas de insulina e glucagon estarão aumentadas em relação aos valores anteriores à alteração da dieta.
A secreção endócrina do pâncreas é constituída principalmente pela insulina - produzida pelas células alfa das ilhotas de Langerhans - e pelo glucagon - secretado pelas células beta das mesmas ilhotas.
A glicemia varia não apenas em razão da ação da insulina, mas também de fatores como a ingestão de alimentos e a ação de hormônios contrarreguladores como a epinefrina e o glucagon.
a. F, F, V, V
b. V, V, F, F
c. V, F, F, V
d. F, F, F, V

Os ossos formam o sistema esquelético do corpo humano, e são responsáveis pela rigidez somática, armazenamento de diferentes micronutrientes e por abrigar a medula óssea. Eles produzem ainda as hemácias e as várias formas de leucócitos, e fornecem o contorno estrutural e o movimento. Os ossos são essenciais para a postura bípede que os humanos têm desde o último grande avanço evolutivo.
A respeito do assunto, relacione as colunas corretamente:
Comprimento e largura equivalentes predominando sobre a espessura
Apresenta uma ou mais cavidades, de volume variável, revestidas de mucosa e contendo ar
Morfologia complexa que não encontra correspondência em formas geométricas conhecidas
Equivalência nas três dimensões
Comprimento maior que largura e espessura
Osso plano
Osso pneumático
Osso irregular
Osso curto
Osso longo

O Trypanosoma cruzi é transmitido no ato de alimentação do vetor (transmissão vetorial clássica). Assim que o barbeiro termina de se alimentar, ele defeca, eliminando os protozoários e colocando-os em contato com a ferida e a pele da vítima. A doença de Chagas também pode ser transmitida por transfusão de sangue ou durante a gravidez, da mãe contaminada para o filho. Outro modo de transmissão é pela ingestão de alimentos contaminados com vetores triturados ou com seus dejetos.
Em relação à profilaxia da doença, é correto afirmar que:
a. A ingestão de carne crua ou malcozida de mamíferos portadores do parasito consiste em um risco de transmissão.
b. O aquecimento dos alimentos acima de 45 C e a pasteurização previnem a transmissão oral do T. cruzi.
c. A melhor forma de precaução é a vacina, que age estimulando o sistema imunológico e protege o indivíduo de adquirir a doença mesmo que venha a entrar em contato com o parasito.
d. A substituição de habitações de alvenaria por casas de pau a pique é uma medida muito eficiente na prevenção da doença de Chagas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2018, 25% da população mundial foi infectada por parasitas, especificamente o grupo pertencente a helmintos, afetando principalmente os países subdesenvolvidos. Helmintos são parasitas intestinais que habitam o trato gastrointestinal humano, e alguns são capazes de provocar patologia e é considerado um problema de saúde pública.
Sobre as infecções por helmintos, assinale a alternativa correta.
a. Necator americanus apresenta como formas intermediárias: amastigota, epimastigota, trofomastigota e zoomastigota.
b. A infecção por Ascaris lumbricoides ocorre por ingestão dos cisticercos.
c. A infecção por Taenia saginata ocorre quando a larva penetra pela pele.
d. O ciclo do Enterobius vermiculares apresenta um hospedeiro definitivo.

Notícias informam que, no Brasil, há mais de quatro milhões de pessoas contaminadas pela esquistossomose. A doença, que no século passado era comum apenas nas zonas rurais do país, já atinge mais de 80% das áreas urbanas, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde uma das doenças mais negligenciadas no mundo. A esquistossomose é causada pelo Schistosoma mansoni.
Sobre a doença, observe a figura e assinale a alternativa correta.
a. No ciclo biológico os ovos são liberados pelas fezes humanas, vão para a água; na água os ovos liberam o miracídios; os miracídios invadem os caramujos; os miracídios se transformam em cercaria; a cercaria abandona o caramujo na água e penetra na pele do hospedeiro; no hospedeiro as larvas se transformam em parasitas adultos, liberam os ovos e reinicia o ciclo. É na fase 2, da figura, que ocorre à infecção do homem.
b. Na esquistossomose, a penetração das formas infectantes no estágio de miracídios pode acompanhar-se de dermatite, com exantema, prurido ou manifestações alérgicas locais. Em torno dos parasitos acumulam-se polimorfonucleares e depois linfócitos e macrófagos. É na fase 1, da figura, que ocorre à infecção do homem.
c. A esquistossomose é causada pelo helminto Shistossoma mansoni onde as larvas penetram na pele e tem como principais sintomas indisposição, náuseas, vômitos e diarreia. O ciclo do Schistosoma mansoni, acima esquematizado, está dividido em três fases. A fase que ocorre à infecção do homem é na fase 3.
d. O homem, hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni, elimina ovos e larvas do parasita, que penetram o caramujo. A fase que ocorre à infecção do homem é na fase 3 e a principal forma de diagnóstico laboratorial é realizada através da técnica da Sedimentação espontânea.

Algumas Entamoebas podem viver no corpo humano como, por exemplo, a Entamoeba coli, Endolimax nana, Entamoeba hartmanni, Iodamoeba butschilii e a Entamoeba polecki. Dentro desse grupo temos também a Entamoeba histolytica.
Em relação as Entamoebas, assinale a alternativa correta.
a. A Entamoeba polecki está presente somente em humanos causando prejuízos ao hospedeiro e a Endolimax nana é considera a maior das amebas.
b. A Entamoeba histolytica ao instalar–se no intestino humano, não provoca prejuízos ao hospedeiro.
c. Entamoeba coli, Entamoeba hartmanni, Endolimax nana e a Iodamoeba butschilii são consideradas patogênicas.
d. Algumas amebas podem viver no corpo humano sem causar prejuízo como, por exemplo, a Entamoeba coli, que vive no intestino.

As práticas integrativas e complementares no SUS estimulam os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação e promoção da saúde. Os principais benefícios observados são na utilização da PICs são:
Escolha uma:
a. Redução dos índices de diabetes e sem redução do uso de medicamentos.
b. Redução do consumo de medicamentos, redução dos índices de diabetes e hipertensão arterial.
c. Melhora dos indicadores de saúde mental e sem melhora da autoestima.
d. Redução do consumo de medicamentos sem melhora dos indicadores de saúde mental.

A construção da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS iniciou-se a partir do atendimento das diretrizes e recomendações de várias Conferências Nacionais de Saúde e das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sobre as práticas integrativas e complementares no SUS, julgue as assertivas abaixo:
I. A Organização Mundial da Saúde desde o ano 1930 recomenda Políticas Nacionais voltadas para a integração e inserção da medicina tradicional aos sistemas oficiais de saúde. Em 2019 o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares para contribuir com o aumento da resolutividade do SUS com a ampliação do acesso.
II. A yoga, biodança, arteterapia e reiki são práticas que foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde com a publicação da Portaria GM nº 971, de 3 de maio de 2006. A Fitoterapia, homeopatia e a medicina tradicional chinesa/acupuntura estão entre as primeiras práticas implantadas, consolidadas e avaliadas no SUS.
III. Os principais fundamentos das práticas complementares e integrativas no SUS é a recuperação da saúde junto com a medicina alopática. As Práticas Integrativas não podem ser utilizadas como primeira opção terapêutica ou de forma complementar ao tratamento segundo o projeto terapêutico individual.
IV. A PNPIC incorpora e implementa as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
V. Estimular as ações referentes ao controle/participação social promovendo o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores nas diferentes instâncias de efetivação das políticas de saúde.
a. II, III e IV apenas
b. III, IV e V apenas
c. IV e V apenas
d. I e II apenas

No ciclo evolutivo (figura abaixo) do Strongyloides stercoralis verifica-se que:
Escolha uma:
a. Que fêmeas de vida livre, após serem fecundadas pelos machos, eliminam ovos que podem contaminar água ou alimentos, como mostra o número 6 da figura.
b. Que tanto a fêmea parasita quanto a fêmea de vida livre são partenogenéticas e as larvas eliminadas por seus ovos são infectantes, como mostra os números 3 e 7 da figura.
c. Os ovos eliminados pela fêmea, após ser fecundada pelo macho, podem contaminar água ou alimentos que podem ser ingeridos, como mostra o número 6 da figura.
d. Que larvas rabditoides, presentes no solo, transformam-se em filarioides, capazes de penetrar em outro indivíduo, como mostra o número 1 da figura.

Tricuríase é uma infecção causada por Trichuris trichiura. Este nematódeo mede aproximadamente 3 a 5cm de comprimento e habita o intestino grosso dos indivíduos infectados. O Trichuris trichiura é um parasito que se adapta bem a climas tropicais sendo detectado nessas regiões, o maior número de casos. Em todo mundo, estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas estejam infectadas com esse parasito, a maioria dos casos são assintomáticos.
Sobre os sintomas, o diagnóstico e a profilaxia, analise as afirmacoes a seguir.
I. Em caso de infecção grave, os sintomas podem incluir dor abdominal, diarreia e, em infecções intensas, anemia, desnutrição e prolapso retal.
II. O diagnóstico é feito por exame microscópico das fezes observando as características dos ovos em forma de “bandeja”, com opérculos nítidos em ambas as extremidades.
III. As medidas de profilaxia são higiene, como lavagem das mãos, desinfecção cuidadosa de alimentos, combate de vetores e uso de instalações sanitárias adequadas.
a. II e III
b. I e II
c. I, II e III.
d. I e III

D.C.S., 6 anos, feminino, frequentadora assídua da Creche J.L. é encaminhada ao pediatra do Posto de Saúde do bairro, juntamente com sua mãe, pois está com um sono muito agitado e com uma coceira sem controle na região perianal, além de queixa de dor abdominal. Na anamnese, o pediatra supõe que seja uma helmintíase muito comum nessa fase escolar, porém solicita exames de fezes e um exame específico pelo método de Graham. Não foi possível evidenciar nada por meio dos exames parasitológicos de fezes, mas a suspeita foi confirmada pelo método de Graham através do encontro do parasito e de seus ovos da espécie Enterobius vermicularis. De acordo com as orientações que devem ser oferecidas pelo pediatra à mãe de D.C.S sobre a importância de adotar medidas de profilaxia dessa helmintíase, avalie as afirmações a seguir.
É correto o que se afirma em:
I. Deve haver orientação quanto à necessidade de manter limpeza e troca diária das roupas de cama, da roupa individual e das toalhas de banho, evitando-se, assim, novas infecções.
II. O pediatra deve orientar sobre a necessidade de fazer o exame de procura do verme e dos ovos em todos os familiares, o que elimina possíveis fontes de infecção com o tratamento dos membros.
III. A mãe deve ser orientada a ensinar à filha sobre hábitos de higiene pessoal, sempre mantendo as mãos lavadas principalmente antes de refeições, após se coçar e quando pegar em alimentos.
a. I, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, II e III.

Sobre os microrganismos mostrados nas figuras A, B, C e D, assinale a alternativa INCORRETA.
a. Podem ter vida livre ou terem relação parasitária.
b. Podem ser classificados por sua forma de locomoção.
c. São seres unicelulares e eucariontes.
d. Nenhum desses microrganismos são patogênicos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O uso de múltiplos medicamentos, ou polifarmácia, é comum e crescente na prática clínica, principalmente em pessoas acima de 65 anos. Este crescimento relaciona-se a vários fatores, como o aumento da expectativa de vida e o consequente aumento da multimorbidade e a maior disponibilidade de fármacos no mercado.
Sobre os perigos decorrentes de vários medicamentos, assinale a alternativa CORRETA.
a. O uso de vários medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas.
b. A associação de fármacos, não prescritos de acordo com a melhor evidência disponível, pode curar, minimizar danos, aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida.
c. Os adultos são atentos e conscientes quanto à utilidade de cada medicamento ingerido.
d. Vários medicamentos podem ser ingeridos ao mesmo tempo, salvo em raríssimas exceções.

Sobre o processo de ossificação intramembranosa, analise os itens a seguir:
I – Trata-se de uma ossificação derivada diretamente do mesênquima, sem passar por estágio cartilaginoso.
II – É o desenvolvimento que ocorre em ossos cranianos como o occipital e o parietal, por exemplo.
III – O tecido mesodérmico produz osteócitos por diferenciação e maturação celular. Os osteócitos secretam a matriz osteoide e fibras que irão compor o tecido ósseo.
IV – Nesse processo, os osteoclastos participam dos processos de absorção e remodelação do tecido ósseo, pois secretam uma mistura de proteases que agem na degradação das fibrilas colágenas em fragmentos de diferentes tamanhos.
a. I, II e IV
b. II e IV
c. II e III
d. I, III e IV

Abaixo há um esquema representativo de um hepatócito e suas organelas. Considerando os mecanismos histofisiológicos hepáticos, julgue (V) para os itens verdadeiros e (F) para os falsos abaixo:
Afirma-se corretamente que a sequência que melhor descreve o julgamento das proposições é:
A síntese de alguns lipídeos como o colesterol pode ocorrer parcialmente no retículo endoplasmático liso, conforme indicado por 2.
Moléculas tóxicas, como drogas e medicamentos, podem ser metiladas ou reagidas com compostos derivados do oxigênio para desintoxicação da célula na organela 6.
A síntese de importantes proteínas hepáticas como as aminotransferases (AST e ALT), glucagon e glutationa ocorre no retículo endoplasmático rugoso (1), passa pela organela 6 e é liberada da célula por exocitose.
A desintoxicação de compostos nitrogenados pode ocorrer parcialmente nas organelas 3 e 4, onde peroxidases liberam aminas cíclicas que são excretadas na urina.
a. V, F, F, F
b. V, F, F, V
c. V, V, V, F
d. F, F, V, F

Sobre a histofisiologia renal e das vias urinárias, assinale a alternativa correta:
a. Na bexiga e no ureter é possível encontrar tecido epitelial de transição em contato com a luz desses órgãos. Nesse epitélio notam-se células mais achatadas quando esses órgãos estão relaxados.
b. Tanto o túbulo contorcido distal quanto o proximal do rim apresentam epitélio cúbico uniestratificado, sendo que o distal geralmente apresenta células maiores que o proximal.
c. Na uretra podem ser encontrados diferentes tipos de epitélios, como pseudoestratificado e cilíndrico estratificado, por exemplo, além de esfíncteres que podem ser compostos de musculatura lisa ou esquelética.
d. Na camada muscular do ureter é possível encontrar apenas camadas de musculatura lisa longitudinal, o difere da camada muscular da uretra.

O fígado é, talvez, um dos mais importantes órgãos do corpo humano, pois dele derivam células e substâncias essenciais ao funcionamento homeostático direto do organismo.
Assinale a alternativa que indica a explicação mais adequada para o desenvolvimento embriológico geral desse órgão.
a. O desenvolvimento hepático inicia após o vigésimo dia do embrião, sendo derivado de células endodérmicas do intestino primitivo anterior em sua porção mais distal. A multiplicação dessas células endodérmicas produz a placa hepatobiliar que irá se diferenciar posteriormente no fígado, no pâncreas ventral e na vesícula biliar. A placa hepatobiliar (endodérmica) também recebe influência bioquímica do mesoderma paraxial que ativa genes e estimula o crescimento hepático.
b. O desenvolvimento hepático inicia após o vigésimo dia do embrião, sendo derivado de células endodérmicas do intestino primitivo anterior em sua porção mais caudal. A multiplicação dessas células endodérmicas produz a placa hepatobiliar que irá se diferenciar posteriormente no fígado, no pâncreas ventral e na vesícula biliar. A placa hepatobiliar (endodérmica) também recebe influência bioquímica do mesoderma do septo transverso que ativa genes e estimula o crescimento hepático.
c. O desenvolvimento hepático inicia após o trigésimo dia do embrião, sendo derivado de células endodérmicas do intestino primitivo anterior em sua porção mais caudal. A multiplicação dessas células endodérmicas produz a placa hepatobiliar que irá se diferenciar posteriormente no fígado, no pâncreas dorsal e na vesícula biliar. A placa hepatobiliar (endodérmica) também recebe influência bioquímica do mesoderma paraxial que ativa genes e estimula o crescimento hepático.
d. O desenvolvimento hepático inicia após o trigésimo dia do embrião, sendo derivado de células endodérmicas do intestino primitivo anterior em sua porção mais caudal. A multiplicação dessas células endodérmicas produz a placa hepatobiliar que irá se diferenciar posteriormente no fígado, no pâncreas ventral e na vesícula biliar. A placa hepatobiliar (endodérmica) também recebe influência bioquímica do mesoderma do septo transverso que ativa genes e estimula o crescimento hepático.

Ao lado há uma imagem de um corte histológico de um osso em desenvolvimento. Nele, estão indicadas as principais zonas de desenvolvimento endocondral.
Sobre essas zonas e esse assunto, assinale a alternativa incorreta:
No esquema, a zona indicada por 2 é denominada de proliferativa. Nessa zona, há uma alta concentração de oxigênio e a respiração celular realizada pelos condrócitos é aeróbica.
No esquema, a zona indicada por 4 é denominada de calcificação provisória. Nessa zona, os condrócitos sofrem morte celular, pois apesar de haver uma alta pressão de oxigênio no tecido, há uma concentração extremamente baixa ou nula de glicogênio.
A zona indicada por 1 é denominada de reserva ou repouso. Nessa zona, há condrócitos saudáveis, com alta concentração de glicogênio e que realizam respiração anaeróbica.
No esquema, a zona indicada por 5 é denominada de ossificação. Esse tipo de ossificação, dita endocondral, ocorre em ossos como os presentes nos membros inferiores e superiores, por exemplo.
a. No esquema, a zona indicada por 2 é denominada de proliferativa. Nessa zona, há uma alta concentração de oxigênio e a respiração celular realizada pelos condrócitos é aeróbica.
b. No esquema, a zona indicada por 4 é denominada de calcificação provisória. Nessa zona, os condrócitos sofrem morte celular, pois apesar de haver uma alta pressão de oxigênio no tecido, há uma concentração extremamente baixa ou nula de glicogênio.
c. A zona indicada por 1 é denominada de reserva ou repouso. Nessa zona, há condrócitos saudáveis, com alta concentração de glicogênio e que realizam respiração anaeróbica.
d. No esquema, a zona indicada por 5 é denominada de ossificação. Esse tipo de ossificação, dita endocondral, ocorre em ossos como os presentes nos membros inferiores e superiores, por exemplo.

A coluna cervical estende-se pela nuca e possui sete vértebras denominadas de cervicais. As vértebras da coluna cervical C7, C2, C1 são também denominadas, respectivamente:
a. Atlas, Áxis e Proeminente
b. Proeminente, Atlas e Áxis
c. Áxis, Atlas e Proeminente
d. Proeminente, Áxis e Atlas

O pâncreas é uma glândula que fica na região do abdômen, atrás do intestino. Mede 15 cm, tem formato de folha e é dividido em cabeça, corpo e cauda. O pâncreas tem duas funções principais: produzir enzimas e produzir hormônios.
Sobre o Pâncreas é incorreto afirmar:
a. É constituído por uma cabeça, um corpo e uma calda
b. A sua função exócrina é responsável pela produção do suco pancreático
c. É um órgão totalmente retroperitoneal não sendo em nenhuma porção peritonizado
d. Seu principal ducto é chamado de Wirsung ou Pancreático

Sobre a Insulina e Glucagon relacione V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
No início do jejum, sob a influência da insulina diminuída e glucagon aumentado, a gliconeogênese hepática fornece estoque limitado para manutenção da glicose sistêmica.
Enquanto o indivíduo mantiver a ingestão aumentada de glicose, as concentrações séricas de insulina e glucagon estarão aumentadas em relação aos valores anteriores à alteração da dieta.
A secreção endócrina do pâncreas é constituída principalmente pela insulina - produzida pelas células alfa das ilhotas de Langerhans - e pelo glucagon - secretado pelas células beta das mesmas ilhotas.
A glicemia varia não apenas em razão da ação da insulina, mas também de fatores como a ingestão de alimentos e a ação de hormônios contrarreguladores como a epinefrina e o glucagon.
a. F, F, V, V
b. V, V, F, F
c. V, F, F, V
d. F, F, F, V

Os ossos formam o sistema esquelético do corpo humano, e são responsáveis pela rigidez somática, armazenamento de diferentes micronutrientes e por abrigar a medula óssea. Eles produzem ainda as hemácias e as várias formas de leucócitos, e fornecem o contorno estrutural e o movimento. Os ossos são essenciais para a postura bípede que os humanos têm desde o último grande avanço evolutivo.
A respeito do assunto, relacione as colunas corretamente:
Comprimento e largura equivalentes predominando sobre a espessura
Apresenta uma ou mais cavidades, de volume variável, revestidas de mucosa e contendo ar
Morfologia complexa que não encontra correspondência em formas geométricas conhecidas
Equivalência nas três dimensões
Comprimento maior que largura e espessura
Osso plano
Osso pneumático
Osso irregular
Osso curto
Osso longo

O Trypanosoma cruzi é transmitido no ato de alimentação do vetor (transmissão vetorial clássica). Assim que o barbeiro termina de se alimentar, ele defeca, eliminando os protozoários e colocando-os em contato com a ferida e a pele da vítima. A doença de Chagas também pode ser transmitida por transfusão de sangue ou durante a gravidez, da mãe contaminada para o filho. Outro modo de transmissão é pela ingestão de alimentos contaminados com vetores triturados ou com seus dejetos.
Em relação à profilaxia da doença, é correto afirmar que:
a. A ingestão de carne crua ou malcozida de mamíferos portadores do parasito consiste em um risco de transmissão.
b. O aquecimento dos alimentos acima de 45 C e a pasteurização previnem a transmissão oral do T. cruzi.
c. A melhor forma de precaução é a vacina, que age estimulando o sistema imunológico e protege o indivíduo de adquirir a doença mesmo que venha a entrar em contato com o parasito.
d. A substituição de habitações de alvenaria por casas de pau a pique é uma medida muito eficiente na prevenção da doença de Chagas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2018, 25% da população mundial foi infectada por parasitas, especificamente o grupo pertencente a helmintos, afetando principalmente os países subdesenvolvidos. Helmintos são parasitas intestinais que habitam o trato gastrointestinal humano, e alguns são capazes de provocar patologia e é considerado um problema de saúde pública.
Sobre as infecções por helmintos, assinale a alternativa correta.
a. Necator americanus apresenta como formas intermediárias: amastigota, epimastigota, trofomastigota e zoomastigota.
b. A infecção por Ascaris lumbricoides ocorre por ingestão dos cisticercos.
c. A infecção por Taenia saginata ocorre quando a larva penetra pela pele.
d. O ciclo do Enterobius vermiculares apresenta um hospedeiro definitivo.

Notícias informam que, no Brasil, há mais de quatro milhões de pessoas contaminadas pela esquistossomose. A doença, que no século passado era comum apenas nas zonas rurais do país, já atinge mais de 80% das áreas urbanas, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde uma das doenças mais negligenciadas no mundo. A esquistossomose é causada pelo Schistosoma mansoni.
Sobre a doença, observe a figura e assinale a alternativa correta.
a. No ciclo biológico os ovos são liberados pelas fezes humanas, vão para a água; na água os ovos liberam o miracídios; os miracídios invadem os caramujos; os miracídios se transformam em cercaria; a cercaria abandona o caramujo na água e penetra na pele do hospedeiro; no hospedeiro as larvas se transformam em parasitas adultos, liberam os ovos e reinicia o ciclo. É na fase 2, da figura, que ocorre à infecção do homem.
b. Na esquistossomose, a penetração das formas infectantes no estágio de miracídios pode acompanhar-se de dermatite, com exantema, prurido ou manifestações alérgicas locais. Em torno dos parasitos acumulam-se polimorfonucleares e depois linfócitos e macrófagos. É na fase 1, da figura, que ocorre à infecção do homem.
c. A esquistossomose é causada pelo helminto Shistossoma mansoni onde as larvas penetram na pele e tem como principais sintomas indisposição, náuseas, vômitos e diarreia. O ciclo do Schistosoma mansoni, acima esquematizado, está dividido em três fases. A fase que ocorre à infecção do homem é na fase 3.
d. O homem, hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni, elimina ovos e larvas do parasita, que penetram o caramujo. A fase que ocorre à infecção do homem é na fase 3 e a principal forma de diagnóstico laboratorial é realizada através da técnica da Sedimentação espontânea.

Algumas Entamoebas podem viver no corpo humano como, por exemplo, a Entamoeba coli, Endolimax nana, Entamoeba hartmanni, Iodamoeba butschilii e a Entamoeba polecki. Dentro desse grupo temos também a Entamoeba histolytica.
Em relação as Entamoebas, assinale a alternativa correta.
a. A Entamoeba polecki está presente somente em humanos causando prejuízos ao hospedeiro e a Endolimax nana é considera a maior das amebas.
b. A Entamoeba histolytica ao instalar–se no intestino humano, não provoca prejuízos ao hospedeiro.
c. Entamoeba coli, Entamoeba hartmanni, Endolimax nana e a Iodamoeba butschilii são consideradas patogênicas.
d. Algumas amebas podem viver no corpo humano sem causar prejuízo como, por exemplo, a Entamoeba coli, que vive no intestino.

As práticas integrativas e complementares no SUS estimulam os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação e promoção da saúde. Os principais benefícios observados são na utilização da PICs são:
Escolha uma:
a. Redução dos índices de diabetes e sem redução do uso de medicamentos.
b. Redução do consumo de medicamentos, redução dos índices de diabetes e hipertensão arterial.
c. Melhora dos indicadores de saúde mental e sem melhora da autoestima.
d. Redução do consumo de medicamentos sem melhora dos indicadores de saúde mental.

A construção da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS iniciou-se a partir do atendimento das diretrizes e recomendações de várias Conferências Nacionais de Saúde e das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sobre as práticas integrativas e complementares no SUS, julgue as assertivas abaixo:
I. A Organização Mundial da Saúde desde o ano 1930 recomenda Políticas Nacionais voltadas para a integração e inserção da medicina tradicional aos sistemas oficiais de saúde. Em 2019 o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares para contribuir com o aumento da resolutividade do SUS com a ampliação do acesso.
II. A yoga, biodança, arteterapia e reiki são práticas que foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde com a publicação da Portaria GM nº 971, de 3 de maio de 2006. A Fitoterapia, homeopatia e a medicina tradicional chinesa/acupuntura estão entre as primeiras práticas implantadas, consolidadas e avaliadas no SUS.
III. Os principais fundamentos das práticas complementares e integrativas no SUS é a recuperação da saúde junto com a medicina alopática. As Práticas Integrativas não podem ser utilizadas como primeira opção terapêutica ou de forma complementar ao tratamento segundo o projeto terapêutico individual.
IV. A PNPIC incorpora e implementa as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
V. Estimular as ações referentes ao controle/participação social promovendo o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores nas diferentes instâncias de efetivação das políticas de saúde.
a. II, III e IV apenas
b. III, IV e V apenas
c. IV e V apenas
d. I e II apenas

No ciclo evolutivo (figura abaixo) do Strongyloides stercoralis verifica-se que:
Escolha uma:
a. Que fêmeas de vida livre, após serem fecundadas pelos machos, eliminam ovos que podem contaminar água ou alimentos, como mostra o número 6 da figura.
b. Que tanto a fêmea parasita quanto a fêmea de vida livre são partenogenéticas e as larvas eliminadas por seus ovos são infectantes, como mostra os números 3 e 7 da figura.
c. Os ovos eliminados pela fêmea, após ser fecundada pelo macho, podem contaminar água ou alimentos que podem ser ingeridos, como mostra o número 6 da figura.
d. Que larvas rabditoides, presentes no solo, transformam-se em filarioides, capazes de penetrar em outro indivíduo, como mostra o número 1 da figura.

Tricuríase é uma infecção causada por Trichuris trichiura. Este nematódeo mede aproximadamente 3 a 5cm de comprimento e habita o intestino grosso dos indivíduos infectados. O Trichuris trichiura é um parasito que se adapta bem a climas tropicais sendo detectado nessas regiões, o maior número de casos. Em todo mundo, estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas estejam infectadas com esse parasito, a maioria dos casos são assintomáticos.
Sobre os sintomas, o diagnóstico e a profilaxia, analise as afirmacoes a seguir.
I. Em caso de infecção grave, os sintomas podem incluir dor abdominal, diarreia e, em infecções intensas, anemia, desnutrição e prolapso retal.
II. O diagnóstico é feito por exame microscópico das fezes observando as características dos ovos em forma de “bandeja”, com opérculos nítidos em ambas as extremidades.
III. As medidas de profilaxia são higiene, como lavagem das mãos, desinfecção cuidadosa de alimentos, combate de vetores e uso de instalações sanitárias adequadas.
a. II e III
b. I e II
c. I, II e III.
d. I e III

D.C.S., 6 anos, feminino, frequentadora assídua da Creche J.L. é encaminhada ao pediatra do Posto de Saúde do bairro, juntamente com sua mãe, pois está com um sono muito agitado e com uma coceira sem controle na região perianal, além de queixa de dor abdominal. Na anamnese, o pediatra supõe que seja uma helmintíase muito comum nessa fase escolar, porém solicita exames de fezes e um exame específico pelo método de Graham. Não foi possível evidenciar nada por meio dos exames parasitológicos de fezes, mas a suspeita foi confirmada pelo método de Graham através do encontro do parasito e de seus ovos da espécie Enterobius vermicularis. De acordo com as orientações que devem ser oferecidas pelo pediatra à mãe de D.C.S sobre a importância de adotar medidas de profilaxia dessa helmintíase, avalie as afirmações a seguir.
É correto o que se afirma em:
I. Deve haver orientação quanto à necessidade de manter limpeza e troca diária das roupas de cama, da roupa individual e das toalhas de banho, evitando-se, assim, novas infecções.
II. O pediatra deve orientar sobre a necessidade de fazer o exame de procura do verme e dos ovos em todos os familiares, o que elimina possíveis fontes de infecção com o tratamento dos membros.
III. A mãe deve ser orientada a ensinar à filha sobre hábitos de higiene pessoal, sempre mantendo as mãos lavadas principalmente antes de refeições, após se coçar e quando pegar em alimentos.
a. I, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, II e III.

Sobre os microrganismos mostrados nas figuras A, B, C e D, assinale a alternativa INCORRETA.
a. Podem ter vida livre ou terem relação parasitária.
b. Podem ser classificados por sua forma de locomoção.
c. São seres unicelulares e eucariontes.
d. Nenhum desses microrganismos são patogênicos.

Prévia do material em texto

14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 1/15
Painel / Meus cursos / GRADUAÇÃO - CAÇADOR / MEDICINA / Avaliação P.A3 Delta Tau / AVALIAÇÃO P.A3 PBL+LPF+LMF
/ Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
Questão 1
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Questão 2
Correto
Atingiu 0,30 de
0,30
Iniciado em terça, 14 jul 2020, 08:30
Estado Finalizada
Concluída em terça, 14 jul 2020, 11:00
Tempo
empregado
2 horas 29 minutos
Notas 8,22/9,98
Avaliar 8,24 de um máximo de 10,00(82%)
O uso de múltiplos medicamentos, ou polifarmácia, é comum e crescente na prática clínica, principalmente em pessoas
acima de 65 anos. Este crescimento relaciona-se a vários fatores, como o aumento da expectativa de vida e o
consequente aumento da multimorbidade e a maior disponibilidade de fármacos no mercado. Sobre os perigos
decorrentes de vários medicamentos, assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. O uso de vários medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que
sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. 
b. A associação de fármacos, não prescritos de acordo com a melhor evidência disponível, pode curar, minimizar
danos, aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida.
c. Os adultos são atentos e conscientes quanto à utilidade de cada medicamento ingerido.
d. Vários medicamentos podem ser ingeridos ao mesmo tempo, salvo em raríssimas exceções.
Sobre o processo de ossificação intramembranosa, analise os itens a seguir:
I – Trata-se de uma ossificação derivada diretamente do mesênquima, sem passar por estágio cartilaginoso.
II – É o desenvolvimento que ocorre em ossos cranianos como o occipital e o parietal, por exemplo.
III – O tecido mesodérmico produz osteócitos por diferenciação e maturação celular. Os osteócitos secretam a matriz
osteoide e fibras que irão compor o tecido ósseo.
IV – Nesse processo, os osteoclastos participam dos processos de absorção e remodelação do tecido ósseo, pois
secretam uma mistura de proteases que agem na degradação das fibrilas colágenas em fragmentos de diferentes
tamanhos.
São verdadeiros apenas os itens:
Escolha uma:
a. I, II e IV 
b. II e IV
c. II e III
d. I, III e IV
https://moodle.uniarp.edu.br/my/
https://moodle.uniarp.edu.br/course/index.php?categoryid=2
https://moodle.uniarp.edu.br/course/index.php?categoryid=15
https://moodle.uniarp.edu.br/course/view.php?id=1500
https://moodle.uniarp.edu.br/course/view.php?id=1500#section-1
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/view.php?id=46796
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 2/15
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,30
Ao lado há um esquema representativo de corte histológico renal (à esquerda) e representativo do néfron (à direita).
Sobre esses esquemas, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O sangue chega pela arteríola aferente (C) e entra no glomérulo, onde passa através dos capilares, formados por
epitélio uniestratificado pavimentoso, formando o filtrado isento de proteínas (saudável). O restante do sangue sai do
glomérulo pela arteríola eferente (D), que percorre o néfron e se funde até a veia cava renal (E).
b. Como evidenciado no esquema, os glomérulos e a cápsula de Bowmann estão mergulhados em uma massa de
tecido conjuntivo presente na medula, representada por A.
c. Enquanto a alça ascendente de Henle (H) é impermeável à água, a alça descendente de Henle (I) é permeável à
mesma substância, devido à presença de tecido epitelial uniestratificado do tipo pavimentoso e cúbico,
respectivamente.
d. O túbulo contorcido distal (G) e o tubo coletor (J) são sensíveis à ação do ADH (hormônio antidiurético), que
estimula a reabsorção de água para os tecidos adjacentes ao néfron e deixa a urina menos concentrada em íons como
Na e K . + +
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 3/15
Questão 4
Correto
Atingiu 0,30 de
0,30
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,29
Abaixo há um esquema representativo de um hepatócito e suas organelas. Considerando os mecanismos histofisiológicos
hepáticos, julgue (V) para os itens verdadeiros e (F) para os falsos abaixo: 
A síntese de alguns lipídeos como o colesterol pode ocorrer parcialmente no retículo endoplasmático liso, conforme
indicado por 2.
Moléculas tóxicas, como drogas e medicamentos, podem ser metiladas ou reagidas com compostos derivados do
oxigênio para desintoxicação da célula na organela 6.
A síntese de importantes proteínas hepáticas como as aminotransferases (AST e ALT), glucagon e glutationa ocorre no
retículo endoplasmático rugoso (1), passa pela organela 6 e é liberada da célula por exocitose.
A desintoxicação de compostos nitrogenados pode ocorrer parcialmente nas organelas 3 e 4, onde peroxidases
liberam aminas cíclicas que são excretadas na urina.
Afirma-se corretamente que a sequência que melhor descreve o julgamento das proposições é:
Escolha uma:
a. V, F, F, F 
b. V, F, F, V
c. V, V, V, F
d. F, F, V, F
Sobre a histofisiologia renal e das vias urinárias, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Na bexiga e no ureter é possível encontrar tecido epitelial de transição em contato com a luz desses órgãos.
Nesse epitélio notam-se células mais achatadas quando esses órgãos estão relaxados.
b. Tanto o túbulo contorcido distal quanto o proximal do rim apresentam epitélio cúbico uniestratificado, sendo
que o distal geralmente apresenta células maiores que o proximal.
c. Na uretra podem ser encontrados diferentes tipos de epitélios, como pseudoestratificado e cilíndrico
estratificado, por exemplo, além de esfíncteres que podem ser compostos de musculatura lisa ou esquelética.
d. Na camada muscular do ureter é possível encontrar apenas camadas de musculatura lisa longitudinal, o difere da
camada muscular da uretra. 
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 4/15
Questão 6
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,29
Abaixo há uma imagem de um corte histológico renal (A) e uma ampliação detalhada deste mesmo corte (B). Sobre essas
imagens e sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma:
a. O item 1 indica um glomérulo, formado por capilares de endotélio (epitélio uniestratificado pavimentoso), células
mesengiais e podócitos, estes últimos formando o epitélio fenestrado.
b. No corte A é possível verificar um túbulo contorcido distal contendo a mácula densa (células que podem variar
de cúbicas à cilíndricas) (indicado por 4). 
c. O corte, evidenciado em A, contém a cápsula glomerular (componente do néfron) e, por isso, deve ter sido
realizado na região do córtex renal.
d. Pela análise citológica evidenciada em B, possivelmente o item 6 indica um túbulo contorcido proximal, que
contém um número de microvilosidades muito maior do que túbulos contorcidos distais.
O fígado é, talvez, um dos mais importantes órgãos do corpo humano, pois dele derivam células e substâncias essenciais
ao funcionamento homeostático direto do organismo. Assinale a alternativa que indica a explicação mais adequada para
o desenvolvimento embriológico geral desse órgão.
Escolha uma:
a. O desenvolvimento hepático inicia após o vigésimo dia do embrião, sendo derivado de células endodérmicas do
intestino primitivo anterior em sua porção mais distal. A multiplicação dessas células endodérmicas produz a placa
hepatobiliar que irá se diferenciar posteriormente no fígado, no pâncreas ventral e na vesícula biliar. A placa
hepatobiliar (endodérmica) também recebe influência bioquímica do mesoderma paraxial que ativa genes e estimula
o crescimento hepático. 
b. O desenvolvimento hepático inicia após o vigésimo dia do embrião, sendo derivado de células endodérmicas do
intestino primitivo anterior em sua porção mais caudal. A multiplicação dessas células endodérmicasproduz a placa
hepatobiliar que irá se diferenciar posteriormente no fígado, no pâncreas ventral e na vesícula biliar. A placa
hepatobiliar (endodérmica) também recebe influência bioquímica do mesoderma do septo transverso que ativa genes
e estimula o crescimento hepático.
c. O desenvolvimento hepático inicia após o trigésimo dia do embrião, sendo derivado de células endodérmicas do
intestino primitivo anterior em sua porção mais caudal. A multiplicação dessas células endodérmicas produz a placa
hepatobiliar que irá se diferenciar posteriormente no fígado, no pâncreas dorsal e na vesícula biliar. A placa
hepatobiliar (endodérmica) também recebe influência bioquímica do mesoderma paraxial que ativa genes e estimula
o crescimento hepático.
d. O desenvolvimento hepático inicia após o trigésimo dia do embrião, sendo derivado de células endodérmicas do
intestino primitivo anterior em sua porção mais caudal. A multiplicação dessas células endodérmicas produz a placa
hepatobiliar que irá se diferenciar posteriormente no fígado, no pâncreas ventral e na vesícula biliar. A placa
hepatobiliar (endodérmica) também recebe influência bioquímica do mesoderma do septo transverso que ativa genes
e estimula o crescimento hepático.
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 5/15
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,29
Questão 9
Correto
Atingiu 0,30 de
0,30
Questão 10
Correto
Atingiu 0,30 de
0,30
Ao lado há uma imagem de um corte histológico de um osso em desenvolvimento. Nele, estão indicadas as principais
zonas de desenvolvimento endocondral. Sobre essas zonas e esse assunto, assinale a alternativa incorreta: 
Escolha uma:
a. No esquema, a zona
indicada por 2 é
denominada de
proliferativa. Nessa zona,
há uma alta concentração
de oxigênio e a respiração
celular realizada pelos
condrócitos é aeróbica.
b. No esquema, a zona
indicada por 4 é
denominada de
calcificação provisória.
Nessa zona, os
condrócitos sofrem morte
celular, pois apesar de
haver uma alta pressão de
oxigênio no tecido, há
uma concentração
extremamente baixa ou nula de glicogênio.
c. A zona indicada por 1 é denominada de reserva ou repouso. Nessa zona, há condrócitos saudáveis, com alta
concentração de glicogênio e que realizam respiração anaeróbica. 
d. No esquema, a zona indicada por 5 é denominada de ossificação. Esse tipo de ossificação, dita endocondral,
ocorre em ossos como os presentes nos membros inferiores e superiores, por exemplo.
O Fígado é um órgão grande e essencial, encontrado(quase totalmente) no quadrante superior direito do
abdome. Existem cinco ligamentos que se relacionam diretamente com o Fígado,  destes 3 ligamentos são considerados
os principais. Sobre esses ligamentos relacione as colunas. A ordem correta de relação é:
Divide o fígado em lobo direito e esquerdo 
Dobra do peritônico responsável por fixar superiormente ao diafragma. 
Continuidade do ligamento coronário. 
É um remanescente fibroso da veia umbilical 
Fixa o fígado a parede anterior do abdômen. 
Continuação do omento menor (superior) auxilia na fixação 
Ligamento falciforme
Ligamento coronário
Ligamento falciforme
Ligamento redondo
Ligamento falciforme
Ligamento redondo
A coluna cervical estende-se pela nuca e possui sete vértebras denominadas de cervicais. As vértebras da coluna cervical
C7, C2, C1 são também denominadas, respectivamente:
Escolha uma:
a. Atlas, Áxis e Proeminente
b. Proeminente, Atlas e Áxis
c. Áxis, Atlas e Proeminente
d. Proeminente, Áxis e Atlas 
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 6/15
Questão 11
Correto
Atingiu 0,30 de
0,30
Questão 12
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Questão 13
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
O pâncreas é uma glândula que fica na região do abdômen, atrás do intestino. Mede 15 cm, tem formato de folha e é
dividido em cabeça, corpo e cauda. O pâncreas tem duas funções principais: produzir enzimas e produzir hormônios.
Sobre o Pâncreas é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. É constituído por uma cabeça, um corpo e uma calda
b. A sua função exócrina é responsável pela produção do suco pancreático
c. É um órgão totalmente retroperitoneal não sendo em nenhuma porção peritonizado 
d. Seu principal ducto é chamado de Wirsung ou Pancreático
Sobre a Insulina e Glucagon relacione V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que corresponde a
sequência correta:
 No início do jejum, sob a influência da insulina diminuída e glucagon aumentado, a gliconeogênese hepática fornece
estoque limitado para manutenção da glicose sistêmica.
Enquanto o indivíduo mantiver a ingestão aumentada de glicose, as concentrações séricas de insulina e glucagon
estarão aumentadas em relação aos valores anteriores à alteração da dieta.
A secreção endócrina do pâncreas é constituída principalmente pela insulina - produzida pelas células alfa das ilhotas
de Langerhans - e pelo glucagon - secretado pelas células beta das mesmas ilhotas.
A glicemia varia não apenas em razão da ação da insulina, mas também de fatores como a ingestão de alimentos e a
ação de hormônios contrarreguladores como a epinefrina e o glucagon.
A alternativa correta que corresponde ao julgamento das proposições é:
Escolha uma:
a. F, F, V, V
b. V, V, F, F
c. V, F, F, V
d. F, F, F, V 
Os ossos formam o sistema esquelético do corpo humano, e são responsáveis pela rigidez somática, armazenamento de
diferentes micronutrientes e por abrigar a medula óssea. Eles produzem ainda as hemácias e as várias formas de
leucócitos, e fornecem o contorno estrutural e o movimento. Os ossos são essenciais para a postura bípede que os
humanos têm desde o último grande avanço evolutivo.
A respeito do assunto, relacione as colunas corretamente:
Comprimento e largura equivalentes predominando sobre a espessura 

Apresenta uma ou mais cavidades, de volume variável, revestidas de mucosa e contendo ar 

Morfologia complexa que não encontra correspondência em formas geométricas
conhecidas
 

Equivalência nas três dimensões 

Comprimento maior que largura e espessura 

Osso plano
Osso pneumático
Osso irregular
Osso curto
Osso longo
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 7/15
Questão 14
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Questão 15
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Questão 16
Correto
Atingiu 0,30 de
0,30
Questão 17
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,30
Na coluna vertebral existe uma vértebra em especial que é muitas vezes utilizada como referência para inicio de
contagem. Esta vértebra é conhecida como vértebra proeminente devido ao fato de seu processo espinhoso poder ser
palpado com maior facilidade.
Marque a opção que contenha corretamente o nome da vértebra proeminente:
Escolha uma:
a. T2
b. C7 
c. Atlas
d. C5
Formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, o sistema excretor é composto por um par de rins, um par de
ureteres, bexiga e uretra. Sua principal função é eliminar as substâncias que estão em excesso, com o intuito de equilibrar
e manter o bom funcionamento da célula com o meio.
Considere as listas a seguir referentes às estruturas e funções do sistema excretor humano.
Armazenamento de urina 
Condução de urina até o órgão armazenador 
Produção de urina 
Condução de urina para o meio externo 
Bexiga
Ureter
Néfron
Ureta
O Enterobius vermicularis é um parasito monóxeno. A passagem do parasito de uma pessoa para outra faz-se pela
transferência dos ovos, que devem permanecer pelo menos algumas horas no meio exterior. 
Em relação a forma de transmissão, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A heteroinfecção dá-se geralmente pela inalação ou ingestão dos ovos disseminados por via aérea. 
b. A forma de infecção mais frequente é por meio da ingestão de carne de boi ou porco malcozidas.
c. A transmissão indireta da região anal para a boca, através dasmãos contaminadas, não ocorre com frequência.
d. Os ovos que ficam retidos na região perianal não desenvolvem sua capacidade infectante.
O Trypanosoma cruzi é transmitido no ato de alimentação do vetor (transmissão vetorial clássica). Assim que o barbeiro
termina de se alimentar, ele defeca, eliminando os protozoários e colocando-os em contato com a ferida e a pele da
vítima. A doença de Chagas também pode ser transmitida por transfusão de sangue ou durante a gravidez, da mãe
contaminada para o filho. Outro modo de transmissão é pela ingestão de alimentos contaminados com vetores triturados
ou com seus dejetos. 
(Disponível em: <https://agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7a-de-chagas> Acesso em: 17 de mar. de 2019). 
Em relação à profilaxia da doença, é correto afirmar que: 
Escolha uma:
a. A ingestão de carne crua ou malcozida de mamíferos portadores do parasito consiste em um risco de
transmissão. 
b. O aquecimento dos alimentos acima de 45 C e a pasteurização previnem a transmissão oral do T. cruzi.
c. A melhor forma de precaução é a vacina, que age estimulando o sistema imunológico e protege o indivíduo de
adquirir a doença mesmo que venha a entrar em contato com o parasito.
d. A substituição de habitações de alvenaria por casas de pau a pique é uma medida muito eficiente na prevençãocasa
da doença de Chagas.  
o
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 8/15
Questão 18
Correto
Atingiu 0,30 de
0,30
Questão 19
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2018, 25% da população mundial foi infectada por parasitas,
especificamente o grupo pertencente a helmintos, afetando principalmente os países subdesenvolvidos. Helmintos são
parasitas intestinais que habitam o trato gastrointestinal humano, e alguns são capazes de provocar patologia e é
considerado um problema de saúde pública 
(Margot Vidal-Anzardo Martín Yagui Moscoso; Maria Beltrán Fabian. Parasitose intestinal: Helmintos. Prevalência e análise
de tendência de 2010 a 2017 no Peru. An Fac med. 81 (1): 26-32, 2020). 
Sobre as infecções por helmintos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Necator americanus apresenta como formas intermediárias: amastigota, epimastigota, trofomastigota e
zoomastigota.
b. A infecção por Ascaris lumbricoides ocorre por ingestão dos cisticercos.
c. A infecção por Taenia saginata ocorre quando a larva penetra pela pele.
d. O ciclo do Enterobius vermiculares apresenta um hospedeiro definitivo. 
Notícias informam que, no Brasil, há mais de quatro milhões de pessoas contaminadas pela esquistossomose. A doença,
que no século passado era comum apenas nas zonas rurais do país, já atinge mais de 80% das áreas urbanas, sendo
considerada pela Organização Mundial de Saúde uma das doenças mais negligenciadas no mundo. A esquistossomose é
causada pelo Schistosoma mansoni. 
Sobre a doença, observe a figura e assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. No ciclo biológico os ovos são liberados pelas fezes humanas, vão para a água; na água os ovos liberam o
miracídios; os miracídios invadem os caramujos; os miracídios se transformam em cercaria; a cercaria abandona o
caramujo na água e penetra na pele do hospedeiro; no hospedeiro as larvas se transformam em parasitas adultos,
liberam os ovos e reinicia o ciclo. É na fase 2, da figura, que ocorre à infecção do homem. 
b. Na esquistossomose, a penetração das formas infectantes no estágio de miracídios pode acompanhar-se de
dermatite, com exantema, prurido ou manifestações alérgicas locais. Em torno dos parasitos acumulam-se
polimorfonucleares e depois linfócitos e macrófagos. É na fase 1, da figura, que ocorre à infecção do homem.
c. A esquistossomose é causada pelo helminto Shistossoma mansoni onde as larvas penetram na pele e tem como
principais sintomas indisposição, náuseas, vômitos e diarreia. O ciclo do Schistosoma mansoni, acima esquematizado,
está dividido em três fases. A fase que ocorre à infecção do homem é na fase 3.
d. O homem, hospedeiro intermediário do Schistosoma mansoni, elimina ovos e larvas do parasita, que penetram o
caramujo. A fase que ocorre à infecção do homem é na fase 3 e a principal forma de diagnóstico laboratorial é
realizada através da técnica da Sedimentação espontânea.
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 9/15
Questão 20
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Questão 21
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Questão 22
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Algumas Entamoebas podem viver no corpo humano como, por exemplo, a Entamoeba coli, Endolimax nana, Entamoeba
hartmanni, Iodamoeba butschilii e a Entamoeba polecki. Dentro desse grupo temos também a Entamoeba histolytica. 
Em relação as Entamoebas, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A Entamoeba polecki está presente somente em humanos causando prejuízos ao hospedeiro e a Endolimax nana
é considera a maior das amebas.
b. A Entamoeba histolytica ao instalar–se no intestino humano, não provoca prejuízos ao hospedeiro.
c. Entamoeba coli, Entamoeba hartmanni, Endolimax nana e a Iodamoeba butschilii são consideradas patogênicas.
d. Algumas amebas podem viver no corpo humano sem causar prejuízo como, por exemplo, a Entamoeba coli, que
vive no intestino. 
As práticas integrativas e complementares no SUS estimulam os mecanismos naturais de prevenção de agravos e
recuperação e promoção da saúde. Os principais benefícios observados são na utilização da PICs são:
Escolha uma:
a. Redução dos índices de diabetes e sem redução do uso de medicamentos.
b. Redução do consumo de medicamentos, redução dos índices de diabetes e hipertensão arterial. 
c. Melhora dos indicadores de saúde mental e sem melhora da autoestima.
d. Redução do consumo de medicamentos sem melhora dos indicadores de saúde mental.
A construção da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS iniciou-se a partir do
atendimento das diretrizes e recomendações de várias Conferências Nacionais de Saúde e das recomendações da
Organização Mundial da Saúde (OMS). 
Sobre as práticas integrativas e complementares no SUS, julgue as assertivas abaixo:
I. A Organização Mundial da Saúde desde o ano 1930 recomenda Políticas Nacionais voltadas para a integração e
inserção da medicina tradicional aos sistemas oficiais de saúde. Em 2019 o Ministério da Saúde publicou a Política
Nacional de Práticas Integrativas e Complementares para contribuir com o aumento da resolutividade do SUS com a
ampliação do acesso.
II. A yoga, biodança, arteterapia e reiki são práticas que foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde com a
publicação da Portaria GM nº 971, de 3 de maio de 2006. A Fitoterapia, homeopatia e a medicina tradicional
chinesa/acupuntura estão entre as primeiras práticas implantadas, consolidadas e avaliadas no SUS.
III. Os principais fundamentos das práticas complementares e integrativas no SUS é a recuperação da saúde junto com a
medicina alopática. As Práticas Integrativas não podem ser utilizadas como primeira opção terapêutica ou de forma
complementar ao tratamento segundo o projeto terapêutico individual.
IV. A PNPIC incorpora e implementa as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de
agravos e da promoção da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral
em saúde.
V. Estimular as ações referentes ao controle/participação social promovendo o envolvimento responsável e continuado
dos usuários, gestores e trabalhadores nas diferentes instâncias de efetivação das políticas de saúde.
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma:
a. II, III e IV apenas
b. III, IV e V apenas
c. IV e V apenas 
d. I e II apenas
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 10/15
Questão 23
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Questão 24
Correto
Atingiu0,29 de
0,29
O ministério da saúde aprovou por meio da portaria GM 971/2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e
Complementares no SUS que contempla como um objetivo:
Escolha uma:
a. Inserir unidades fabris de produção e desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos, homeopáticos e
ortomoleculares em nível municipal e estadual.
b. Estabelecer um padrão de homogeneidade entre as formas farmacêuticas prescritas nas unidades de saúde.
c. Fiscalizar a produção e a dispensação de medicamentos homeopáticos e ortomoleculares nos municípios.
d. Viabilizar o acesso a medicamentos homeopáticos e fitoterápicos pelos usuários do Serviço Único de Saúde. 
O Strongyloides tem a peculiaridade de ser o único nematoide parasito do homem capaz de realizar um duplo ciclo
evolutivo. Localizam-se no intestino delgado e produzem larvas que, no meio externo, podem dar origem a machos ou
fêmeas. A infecção do hospedeiro ocorre por meio da penetração de larvas pelo tegumento, as quais realizam um ciclo
cardiopulmonar. Após três a quatro semanas da penetração das formas infectantes através da pele, o hospedeiro começa
a eliminar larvas em suas fezes. 
(SUDRÉ, A. P. Diagnóstico da Strongiloidíase humana: importância e técnicas. Revista de Patologia Tropical, v. 35, n. 3, p.
173-184, set./dez. 2006).  
No ciclo evolutivo (figura abaixo) do Strongyloides stercoralis verifica-se que: 
Escolha uma:
a. Que fêmeas de vida livre, após serem fecundadas pelos machos, eliminam ovos que podem contaminar água ou
alimentos, como mostra o número 6 da figura.
b. Que tanto a fêmea parasita quanto a fêmea de vida livre são partenogenéticas e as larvas eliminadas por seus
ovos são infectantes, como mostra os números 3 e 7 da figura.
c. Os ovos eliminados pela fêmea, após ser fecundada pelo macho, podem contaminar água ou alimentos que
podem ser ingeridos, como mostra o número 6 da figura.
d. Que larvas rabditoides, presentes no solo, transformam-se em filarioides, capazes de penetrar em outro
indivíduo, como mostra o número 1 da figura. 
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 11/15
Questão 25
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,29
Questão 26
Correto
Atingiu 0,30 de
0,30
Tricuríase é uma infecção causada por Trichuris trichiura. Este nematódeo mede aproximadamente 3 a 5cm de
comprimento e habita o intestino grosso dos indivíduos infectados. O Trichuris trichiura é um parasito que se adapta bem
a climas tropicais sendo detectado nessas regiões, o maior número de casos. Em todo mundo, estima-se que mais de 1
bilhão de pessoas estejam infectadas com esse parasito, a maioria dos casos são assintomáticos. 
Sobre os sintomas, o diagnóstico e a profilaxia, analise as afirmações a seguir.
 
I. Em caso de infecção grave, os sintomas podem incluir dor abdominal, diarreia e, em infecções intensas, anemia,
desnutrição e prolapso retal.
 II. O diagnóstico é feito por exame microscópico das fezes observando as características dos ovos em forma de
“bandeja”, com opérculos nítidos em ambas as extremidades. 
 III. As medidas de profilaxia são higiene, como lavagem das mãos, desinfecção cuidadosa de alimentos, combate de
vetores e uso de instalações sanitárias adequadas.
É correto o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. II e III
b. I e II
c. I, II e III.      
d. I e III
D.C.S., 6 anos, feminino, frequentadora assídua da Creche J.L. é encaminhada ao pediatra do Posto de Saúde do bairro,
juntamente com sua mãe, pois está com um sono muito agitado e com uma coceira sem controle na região perianal,
além de queixa de dor abdominal. Na anamnese, o pediatra supõe que seja uma helmintíase muito comum nessa fase
escolar, porém solicita exames de fezes e um exame específico pelo método de Graham. Não foi possível evidenciar nada
por meio dos exames parasitológicos de fezes, mas a suspeita foi confirmada pelo método de Graham através do
encontro do parasito e de seus ovos da espécie Enterobius vermicularis. De acordo com as orientações que devem ser
oferecidas pelo pediatra à mãe de D.C.S sobre a importância de adotar medidas de profilaxia dessa helmintíase, avalie as
afirmações a seguir.
 
I. Deve haver orientação quanto à necessidade de manter limpeza e troca diária das roupas de cama, da roupa individual
e das toalhas de banho, evitando-se, assim, novas infecções.
II. O pediatra deve orientar sobre a necessidade de fazer o exame de procura do verme e dos ovos em todos os
familiares, o que elimina possíveis fontes de infecção com o tratamento dos membros.
III. A mãe deve ser orientada a ensinar à filha sobre hábitos de higiene pessoal, sempre mantendo as mãos lavadas
principalmente antes de refeições, após se coçar e quando pegar em alimentos.
 
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, II e III.
  
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 12/15
Questão 27
Correto
Atingiu 0,30 de
0,30
Questão 28
Correto
Atingiu 0,30 de
0,30
Sobre os microrganismos mostrados nas figuras A, B, C e D, assinale a alternativa INCORRETA.
Escolha uma:
a. Podem ter vida livre ou terem relação parasitária.
b. Podem ser classificados por sua forma de locomoção.
c. São seres unicelulares e eucariontes.
d. Nenhum desses microrganismos são patogênicos. 
A toxoplasmose atinge mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. No sul do Brasil, os índices chegam a 80% da população,
sendo que 20% já apresentaram lesões nos olhos. De acordo com o especialista Dr. Cláudio Silveira (Erechim, RS) em
estudo realizado em parceria com pesquisadores da Universidade British, Columbia, nos Estados Unidos, quatro cepas
(microrganismos) mutantes foram descobertos (ZERO HORA, 22/09/2007).
Estes são responsáveis por lesões oculares graves, que podem levar à cegueira se não forem tratadas. Esta doença
causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, tem como principais formas de contágio:
I – Ingestão de carne crua ou mal cozida.
II – Ingestão de verduras mal lavadas, contendo oocistos do protozoário liberados pelas fezes dos gatos.
III – Água contaminada com oocistos do protozoário liberados pelas fezes dos gatos.
IV – Alimentos contaminados com secreção mucosa de gastrópodos.
V – Contágio direto através de feridas abertas pelas larvas.
Está(ão) correta(s)
Escolha uma:
a. I, III e V.
b. IV e V.
c. II, III e V.
d.  I, II e III. 
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 13/15
Questão 29
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Questão 30
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Questão 31
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
O gênero Ascaris é formado de nematelmintos com várias espécies parasitas de mamíferos, inclusive o homem; entre elas
destacam-se: Ascaris lumbricoides, o parasita mais comum do homem.  Nas assertivas à seguir, marque as verdadeiras e
as falsas:
(  ) A Ascaris lumbricoides, popularmente denominada lombriga, de forma alongada,  achatada e plana, com nítido
dimorfismo sexual, sendo a fêmea maior que o macho .
(  ) No macho na extremidade anterior, situa-se a boca guarnecida de 3 lábios providos de papilas e na extremidade
posterior localiza-se a cloaca, provida de duas espículas quitinosas.
(  ) Os vermes adultos vivem no estômago do homem, onde as fêmeas colocam ovos que são eliminados junto com as
fezes, onde se transformam em embriões.
(  ) A primeira muda dentro do ovo, forma um segundo tipo de larva denominada rabditoide infestante. A contaminação
ocorre com a ingestão dos ovos, no duodeno a casca cresce e se torna adulta.  
Nas afirmações abaixo assinale as verdadeiras e as falsas: 
Escolha uma:
a. V, F, F, V.
b. V, F, V, F.
c. F, V, V, F.
d. F, V, F, V.  
Observe as frases abaixo e depois marque a alternativa que contenha as palavras que as completem.
I.  Os platelmintos são animais ____________________ e acelomados.
II. Os platelmintos não apresentam sistemacirculatório e _________________ diferenciado.
III.O sistema ________________ dos platelmintos é mais desenvolvido que o dos cnidários.
IV.As tênias são _______________.
V. Os platelmintos são classificados nas classes turbelários, trematódeos e ___________.
Escolha uma:
a. Diblásticos, excretor, respiratório, dioicas, cestodea.
b. Diblásticos, nervoso, excretor, monoicas, nematelmintos.
c. Triblásticos, respiratório, nervoso, monoicas, cestódeos. 
d. Triblásticos, nervoso, respiratório, dioicas, nematos.
A enterobíase é uma infecção intestinal causada pelo nematódeo Enterobius vermicularis, que é um verme cilíndrico e
branco. É uma doença cosmopolita, mais prevalente em crianças de 5 a 14 anos de idade. Sobre a doença, analise as
alternativas a seguir.
I. O indivíduo parasitado sofre um prurido intenso principalmente à noite, devido à oviposição das fêmeas do parasita.
II. As formas larvais continuam imaturas, ou seja, não se transformam em vermes adultos e se dirigem para a região do
ânus do hospedeiro causando uma leve irritação na mucosa, perda de sono e nervosismo.
III. Prurido na região perianal poderá lesionar o órgão ao qual estará susceptível a infecções bacterianas secundárias
agravando o quadro do hospedeiro. 
IV. O método de Graham permite a pesquisa de ovos do Enterobius vermiculares.
É correto o que se afirma apenas em:
Escolha uma:
a. II, III e IV, apenas.
b. I, III e IV, apenas.     
c. II, IV, apenas. 
d. I e II, apenas.
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 14/15
Questão 32
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Questão 33
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Questão 34
Correto
Atingiu 0,29 de
0,29
Com relação a toxoplasmose, assinale V para verdadeiro e F para falso:
(    ) Os hospedeiros intermediários do Toxoplasma gondii podem ser aves, roedores e mamíferos (incluindo os seres
humanos e os próprios felinos). 
(    ) As infecções humanas por T.  gondii em sua maioria são sintomáticas, sendo a infecção congênita do feto humano,
através da transmissão placentária a maior ameaça à os seres humanos.
(    ) Infecção por T. gondii pode resultar em abortamento no primeiro trimestre de gravidez; aborto ou parto pré-maturo
e anomalias no segundo trimestre; deficiências neurológicas e visuais no último trimestre de gravidez.  
(    ) A toxoplasmose, depois da fase aguda inicial, pode revelar uma infecção duradoura, onde os mecanismos
imunológicos,  regulando e limitando o crescimento das populações parasitárias, asseguram perfeita tolerância recíproca
entre o hospedeiro e o parasito.
Escolha uma:
a. 
V, F, V, F.
b. 
F, V, V, F.
c. 
V, F, V, V. 
d. 
F, F, V, V.
Os parasitos que se nutrem de elementos da superfície externa do hospedeiro são denominados:
Escolha uma:
a. ectoparasitas. 
b. endoparasitas.
c. autoparasitas.
d. exoparasitas.
As parasitoses intestinais provocadas por protozoários e helmintos são infestações que podem desencadear alterações no
estado físico, psicossomático e social, interferindo diretamente na qualidade de vida de seus portadores, principalmente
em crianças.
PORQUE
A disseminação das parasitoses também pode ocorrer por meio do contato interpessoal com pessoas infectadas que
habitam a mesma residência, principalmente em moradias menores que favorecem o confinamento, reforçando a
importância da investigação parasitária na população materno-infantil.
 
Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
b. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
c. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
d. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
◄ Avisos Seguir para... Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF ►
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/forum/view.php?id=41671&forceview=1
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/view.php?id=46797&forceview=1
14/07/2020 Avaliação P.A3 PBL+LPF+LMF
https://moodle.uniarp.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=58670&cmid=46796#q8 15/15

Mais conteúdos dessa disciplina