Buscar

Avaliação Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de "Governança Corporativa"	
1 - Com relação a Governança Corporativa, marque a alternativa INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	O principal fomentador das práticas e discussões sobre o tema no país é o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
B) 	É o sistema pelo qual as companhias são dirigidas e controladas.
C) 	A boa prática da Governança considera exclusivamente o interesse dos acionistas.
D) 	A Governança corporativa tem sido objeto de vários estudos nacionais e internacionais e é amplamente reconhecida como um fator essencial para o acesso das empresas ao mercado de capitais.
2 - Junior Annor (2006) ressaltou que dos países latino-europeus, um tem um destaque maior pelo fato de ter a prática de governança mais avançada. Qual dos paises tem essa governança avançada? (Valor: 1)
A) 	Itália.
B) 	França.
C) 	Portugal.
D) 	Espanha.
3 - Assinale a alternativa correta: (Valor: 1)
A) 	Ainda reforçando a tendência do aprimoramento das práticas de governança corporativa, o processo de privatização dos anos 90 não resultou, em muitos casos, no surgimento de grandes empresas privatizadas cujo controle passou a ser compartilhado entre vários grupos nacionais e internacionais.
B) 	A partir da década de 1990, com a abertura da economia brasileira, investidores estrangeiros começam a participar em proporção cada vez menor do capital das empresas brasileiras.
C) 	Ao listar suas ações nas bolsas americanas, as companhias abertas brasileiras foram obrigadas a seguir diversas regras impostas pela SEC - Securities and Exchange Commission, órgão regulador do mercado de capitais norte americano.
D) 	Protocolo Verde é o compromisso entre o Banco do Brasil e o Ministério do Meio Ambiente na qual o Banco se compromete a criar e a implementar um plano de ação em prol da sustentabilidade dos seus negócios.
4 - Em relação ao Pacto Global da ONU, marque a alternativa verdadeira: (Valor: 1)
A) 	Princípios assumidos voluntariamente por bancos oficiais brasileiros.
B) 	Compromisso entre o Banco do Brasil e o Ministério do Meio Ambiente na qual o Banco se compromete a criar e a implementar um plano de ação em prol da sustentabilidade dos seus negócios.
C) 	Compromisso social e ambiental nas práticas administrativas e negociais do Conglomerado foi elaborada a Carta de Princípios de Responsabilidade Socioambiental.
D) 	Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a promoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos.
5 - É requisito para adesão ao nível 2 de Governança Corporativa da BOVESPA: (Valor: 1)
A) 	Obrigação de todos os administradores assinarem o Termo de Anuência da BOVESPA.
B) 	Disponibilização de um Calendário Anual de Eventos Corporativos e realização de ao menos uma reunião pública anual com analistas e investidores.
C) 	Conselho de Administração com no mínimo 5 membros e mandato unificado de 1 ano.
D) 	Regras de Disclosure em operações envolvendo ativos da Campanhia e Divulgação mensal das negociações com valores mobiliários e derivativos realizadas por controladores ou administradores.
6 - Marque a resposta correta: (Valor: 1)
A) 	Sistemas normativos são sistemas de valores que regem as corporações visando eficácia empresarial por meio da conduta de padrões.
B) 	Os auditores devem se reportar ao Comitê de Auditoria e, na falta deste, ao Conselho de Administração para discutir políticas contábeis, deficiências relevantes e falhas significativas.
C) 	Não deve recomendar que os auditores dependentes sejam contratados por período pré-definido e expressem opinião sobre as demonstrações contábeis, de forma clara, através de um parecer.
D) 	Opinar sobre o relatório anual da administração, a serem submetidas à assembleia-geral, relativas à não ocorrem modificações do capital social, e aos planos de investimento sobrem alteração nos orçamentos de capital.
7 - Em relação às principais iniciativas dos modelos de governança corporativa assinale a alternativa incorreta: (Valor: 1)
A) 	O IBGC publicou o Código Brasileiro das Melhores Práticas de Corporativa em maio de 1999.
B) 	O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), sociedade civil sem fins lucrativos, foi criado em 1995.
C) 	No intuito de incentivar a boa governança nas empresas brasileiras, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), em 2001, estabeleceu a classificação de Novo Mercado.
D) 	A CVM - Comissão de Valores mobiliários, criada desde 1976 para disciplinar o mercado de capitais, lançou uma cartilha com recomendações relativas a boas práticas de governança corporativa em 2002.
8 - No modelo anglo americano o que representa as práticas de governança na Inglaterra? qual seu propósito maior? (Valor: 1)
A) 	Não são financiadas via mercado de capitais.
B) 	Pulverização do controle acionário.
C) 	Processo de capitalização.
D) 	Relevante do processo de não governança.
9 - Marque a RESPOSTA CORRETA: (Valor: 1)
A) 	Foi fundado o primeiro de todos os códigos em 1916, entitulado "The Cadbury Report".
B) 	O "Conference Board" foi fundado em 1992.
C) 	A primeira revisão do primeiro código foi realizada em 1999.
D) 	O objetivo do comitê Cadbury foi revisar certas práticas de governança relacionadas a aspectos contábeis.
10 - Assinale V para Verdadeiro e F para Falso, com relação às características do panorama da governança corporativa brasileira apontadas por Andrade e Rosseti (2004) e marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Percebe-se fraca proteção legal a acionistas minoritários;
( ) Como observado no modelo latino-americano, o modelo brasileiro é embrionário, porém em evolução;
( ) Os conselhos são tipicamente de baixa eficácia. As principais razões para isso são: acumulação de cargo de presidente do conselho e de presidente;
( ) É crescente a pressão de forças externas de controle, como, por exemplo, as mudanças na Lei das Sociedades Anônimas, os níveis diferenciados para listagem em bolsa, etc. Porém prevalecem as forças internas, fundamentalmente associáveis as concentrações da propriedade acionária e do controle, e as estruturas sobreviventes do poder; (Valor: 1)
A) 	V, V, F, V.
B) 	F, V, V, V.
C) 	V, V, V, V.
D) 	F, V, F, V.

Outros materiais