Buscar

PROVA DE BIOTEC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova 2 – Biotecnologia
1- Como os processos de desnaturação e renaturação do DNA podem ocorrer? Qual a relação desses processos com a técnica de reação em cadeia polimerase (PCR) ?
2- O que são genes interrompidos?
3- (nessa questão ele vai colocar uma figura de análise em gel pra você interpretar) Como interpretaria esse gel? Como essas informações seriam úteis para o melhoramento genético?
4- Você foi designado para fazer um estudo de diversidade genética de uma espécie florestal. Qual o tipo de marcadores você utilizaria: dominante ou codominante. Justifique sua resposta.
5- Técnicas de seqüenciamento genético foram implementadas nos anos 50, se realizava o seqüenciamento manual em anéis de poliacrilamida, atualmente se utiliza sequência automática. a) Quais os princípios característicos do seqüenciamento automático? b) Como os resultados obtidos a partir desta técnica, podem ser empregados nas ciências agrárias?
6- Diferença entre plantas produzidas por melhoramento genético convencional e por modificação genética?
7- O que é um OGM? Se você for contratado para iniciar os trabalhos de pesquisa com OGM em uma empresa, quais são as duas primeiras providências a serem tomadas?
8- O que é e no que consiste análise de risco de um OGM? Quais os principais riscos que os OGMs podem causar no meio ambiente?
PROVA 2 – Recuperação
1 – A eletroforese é um método analítico utilizado corriqueiramente em estudos relacionados a proteínas e DNA. Explique o funcionamento dessa técnica.
2 – Apresente e explique duas aplicações que você considere relevante dos marcadores moleculares.
3 – O seqüenciamento genético tem por finalidade identificar a sequência exata de nucleotídeos que constituem o genoma de um determinado organismo, bem como propicia a identificação da posição dos genes de interesse no genoma. Dê exemplos de como resultados gerados pelo seqüenciamento genético podem ser usados nas Ciências Agrárias.
4 – Quais são as 2 técnicas possíveis de transferência genética?
5 – O que é risco de um OGM? O que é avaliação de risco?
6 – Do que trata a lei de biossegurança e quais as suas diretrizes?

Outros materiais