Buscar

Avaliação Online

Prévia do material em texto

Prova de "Pensamento Religioso Oriental e dos Novos Movimentos"	
1 - Qual afirmativa NÃO corresponde aos ensinamentos Hindus - presentes no artigo "Lições Milenares do oriente Hinduísta para a conduta Ética da Sociedade de hoje" de José Ivo Follmann? (Valor: 1)
A) 	Para que a pessoa possa se libertar deste mundo material, libertando-se dos nascimentos e mortes, deverá agir de tal forma que as suas ações sejam como uma oferenda para o supremo.
B) 	Para se libertar deste mundo material a ação deve ser bem pensada e orientada. O fiel deve ter em vista colher os frutos do resultado do trabalho.
C) 	O Bhagavad-Gita está repleto de passagens que apontam para o despojamento como a verdadeira sabedoria que se coloca acima da alegria e da tristeza. No capítulo 2, lemos: "Lute apenas por lutar, sem pensar em perda ou ganho, em alegria ou tristeza, em vitória ou derrota, pois, agindo desse modo, você nunca pecará". Em outro texto congênere do Mahabharata encontramos a seguinte passagem: "Para o sábio são de todo o coração bem-vindos prazer e dor, alegria e tristeza, sem desencorajar-se" (MB 12.174.39). Ou ainda: "Dois tipos de pessoas são felizes nesta terra: aqueles que são completamente ignorantes e aqueles que são verdadeiramente sábios. Todos os demais são infelizes" (MB 12.174.33).24
D) 	O serviço a Deus (no ritual religioso) é importante para crescer na sabedoria, na liberdade e no desapego benfazejo. Nele se cria um clima de interioridade favorável. O ritual religioso não deve ser, no entanto, interesseiro portador de apegos ou intenções escondidas.
2 - Sobre a presença da contracultura hoje é FALSO afirmar - à partir do artigo de Leila Marrach Basto de Albuquerque intitulado "Hair: Paz e Amor" (Unidades 03 e 04) que: (Valor: 1)
A) 	A contracultura, no entanto, não passou de um projeto irrisório para a modernidade. Ela não conseguiu ampliar o seu campo de influência fora dos anos 60 (do século XX). Hoje não ressignificamos a contracultura.
B) 	Ao longo dos seus 50 anos a contracultura percorreu uma conhecida trajetória: a do carisma à rotinização, a do selvagem à domesticação, a do instituinte ao instituído, substituindo o fervor revolucionário por especializações diversas das suas principais propostas. Nascem assim os diferentes ambientalismos, as terapias alternativas, as medicinas doces, as psicologias não convencionais, as receitas de auto-ajuda, o nomadismo religioso e os milenaristas novos paradigmas.
C) 	Com isso, o ideário da contracultura vai alojar-se no interior de diferentes e consagrados campos como o científico, o filosófico e o político, estimulando o debate sobre as relações entre a ética e a ciência. Ao mesmo tempo essa cultura alternativa oferece atalhos para a inserção no mercado, com produtos e profissões que exploram o imaginário contracultural desvinculado, agora, de suas matrizes históricas. O bordão Paz e Amor não condiz mais com os atuais espaços públicos, agora cercados e vazios, e é substituído por Campanhas e Passeatas pela Paz que idealizam uma sociabilidade entre iguais no interior de lugares defensivamente fechados. A rebeldia hoje se manifesta em ações pontuais, tópicas, como greves, abaixo-assinados, eleição de um político de perfil não convencional etc. que atendem a questões também pontuais, independentes entre si, sem um projeto coletivo agregador.
D) 	Em lugar das experiências radicais com a maconha, o peyote e o LSD, temos hoje toda uma farmacologia que deve ser administrada com competência pelos jovens para "ficar bem e estar feliz". A viagem ao interior de si é trocada pelo "turbinamento para a ação".
3 - Qual a classificação correta para as categorias de "normose" segundo a teoria de Pierre Weil? (Valor: 1)
A) 	Normose compulsiva e consumista.
B) 	Normose religiosa e do bem absoluto.
C) 	Normoses gerais e específicas.
D) 	Existem vários tipos de normose.
4 - Qual autor apresenta a seguinte definição para os "novos" movimentos sociais?
Para, movimentos sociais "(...) são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de: conflitos, litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do princípio da solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo". (Valor: 1)
A) 	ILSE SCHERER-WARREN.
B) 	TOURAINE.
C) 	GOHN
D) 	CASTELLS.
5 - Qual afirmativa sobre o movimento Hippie na contracultura é FALSA? (Valor: 1)
A) 	Na década de 1960 o mundo conheceu o principal e mais influente movimento de contra cultura ja existente, o movimento Hippie. Os hippies se opunham radicalmente aos valores culturais considerados importantes na sociedade: o trabalho, o patriotismo e nacionalismo, a ascensão social e até mesmo a "estética padrão".
B) 	O principal marco histórico da cultura "hippie" foi o "Woodstock," um grande festival ocorrido no estado de Nova Iorque em 1969, que contou com a participação de artistas de diversos estilos musicais, como o folk, o "rockn roll" e o blues, todos esses de alguma forma ligados às críticas e à contestação do movimento.
C) 	"De um lado, o termo contracultura pode se referir ao conjunto de movimentos de rebelião da juventude [...] que marcaram os anos 60: o movimento hippie, a música rock, uma certa movimentação nas universidades, viagens de mochila, drogas e assim por diante. [...] Trata-se, então, de um fenômeno datado e situado historicamente e que, embora muito próximo de nós, já faz parte do passado". [...] "De outro lado, o mesmo termo pode também se referir a alguma coisa mais geral, mais abstrata, um certo espírito, um certo modo de contestação, de enfrentamento diante da ordem vigente, de caráter profundamente radical e bastante estranho às forças mais tradicionais de oposição a esta mesma ordem dominante".
D) 	O movimento Hippie não foi, todavia, um tipo de crítica anárquica - esta parece ser a palavra-chave que, de certa maneira, "rompe com as regras do jogo" em termos de modo de se fazer oposição a uma determinada situação. [...] Mas, uma vivência espiritual que procurava conciliar a sociedade capitalista com a natureza.
6 - No artigo "Mudanças sociais e familiares na atualidade: reflexões à luz da história social e da sociologia" de João Carlos Petrini (unidades 7, 8 e 9) são apresentados alguns itens acerca do processo de racionalização da modernidade. Qual dos itens abaixo é FALSO? (Valor: 1)
A) 	O fenômeno que mais profundamente identifica a modernidade é o processo de racionalização, vislumbrado por Descartes, promovido pelo Iluminismo e consolidado durante o século seguinte, o século de Comte e de Marx, mas também o século de grandes descobertas científicas e realizações tecnológicas. Basta pensar na abertura do Canal de Suez e na construção da Torre Eiffel, como símbolos de uma época que apostava tudo no poder da racionalidade, aplicada à solução de problemas práticos e técnicos, para melhorar as condições materiais da existência.
B) 	Durante séculos, a racionalidade tinha permanecido como monopólio de filósofos e teólogos que procuravam responder às grandes questões relativas à origem e ao destino último, bem como à arte de bem viver (a ética) e de bem governar (a política), enquanto a atividade produtiva e as outras esferas das atividades práticas permaneciam quase sem mudança, até o momento em que, depois de Leonardo, Galileu, Descartes, Newton, para citar somente alguns ilustres cientistas, foram descobertas conexões entre os mecanismos da racionalidade de tipo matemático e o comportamento da natureza.
C) 	Durante a revolução Francesa, todavia, a razão sofreu um duro golpe. Foram tempos difíceis para o racionalismo que passou a ser tidocomo obra demoníaca.
D) 	Quando a máquina a vapor realizou o primeiro movimento mecânico que revolucionaria o modo de organizar a produção industrial, com a estruturação da empresa capitalista, pareceu que uma nova era estava despontando, semelhante à que fora inaugurada quando Prometeu roubou o fogo aos deuses e o entregou aos homens, dando início, assim, ao processo civilizatório. Não faltaram, depois disso, empreendimentos científicos e técnicos, de grande envergadura, que faziam pensar a história humana como habitada por gigantes. Estes, sim, finalmente seriam capazes de trazer felicidade e paz sobre a terra.
7 - O trecho abaixo trata de qual conceito - que é de extrema importância para entender a fraqueza espiritual de nossos dias?
"Há na maioria dos nossos contemporâneos uma crença bastante enraizada. Segundo esta, tudo o que a maioria das pessoas pensa, sente, acredita ou faz, deve ser considerado como normal e, por conseguinte servir de guia para o comportamento de todo mundo e mesmo de roteiro para a educação.
Certos fatos e descobertas recentes sobre origens do sofrimento e de doenças e sobretudo sobre as guerras, a violência e a destruição ecológica estão a contestar e questionar seriamente a normalidade de certas "normas" ditadas pela sociedade através dos consensos existentes". (Valor: 1)
A) 	A patologia.
B) 	O fanatismo.
C) 	A normose.
D) 	A prepotência.
8 - Quem reconheceu o processo de racionalização como o fenômeno mais significativo da sociedade moderna, processo que foi absorvendo todas as esferas do agir humano, passando a ter uma particular relevância na estruturação da empresa capitalista e na organização da moderna burocracia estatal? Conforme apresentado no artigo "Mudanças sociais e familiares na atualidade: reflexões à luz da história social e da sociologia" de João Carlos Petrini (Unidades 7, 8 e 9). (Valor: 1)
A) 	Engels.
B) 	Max Weber.
C) 	Anthony Giddens.
D) 	Karl Marx.
9 - No artigo "O QUE MUDA E O QUE PERMANECE NO MOVIMENTO FEMINISTA" de Gecira Di Fiori e Júlio Ricardo Quevedo dos Santos, são apresentados alguns itens acerca da luta feminista. Qual dos itens NÃO corresponde ao enfoque mostrado pelos autores? (Valor: 1)
A) 	A luta pela igualdade entre homens e mulheres compõe o conteúdo intrínseco ao movimento feminista, a sua atuação foi se modificando de acordo com a conjuntura social, a nitidez das suas propostas, seus pressupostos, suas reivindicações foram influenciados por mudanças de paradigmas.
B) 	O movimento passou a vincular-se mais ao paradigma da diferença biológica - homem/mulheres.
C) 	A cultura machista x cultura feminista e as relações sociais que dela desencadeiam, sem a vinculação econômica e política que denuncia a verdadeira desigualdade, perde nitidez sob o manto da nebulosa igualdade apregoada pela ideologia liberal. Desta forma o movimento incorpora ao seu discurso e a sua prática as ações afirmativas, no estabelecimento de cotas e exigindo a igualdade jurídica, para nivelar a desigualdade O movimento feminista, voltado para mudanças culturais e com a abertura democrática ocorrida nas últimas décadas, ao se distanciar da luta de classes encontra meios de colaborar com o Estado e volta seu enfrentamento para o interior da sociedade civil, enquanto campo fértil para a luta cultural e política.
D) 	O movimento feminista atualmente, nas diversas organizações em que se desdobra, dificulta a análise de suas práticas, ações diretas e discursos e supera as propostas teórico-metodológicas que tentam captar os seus níveis interno e externo, porém a sua dispersão e fragmentação é caracterizada pela formação de ONGs e pela desideologização do movimento, aproximando-o a um reformismo cada vez mais pontual e focalizado.
10 - O que NÃO caracterizou o processo de racionalização no ocidente - à partir do texto de "Mudanças sociais e familiares na atualidade: reflexões à luz da história social e da sociologia" de João Carlos Petrini (unidades 7, 8 e 9)? (Valor: 1)
A) 	Na primeira etapa do processo de racionalização, a sociedade moderna mostra as suas conotações mais positivas, apresentando-se como uma formação social que multiplica sua capacidade produtiva, pelo aproveitamento mais eficaz dos recursos humanos e materiais, graças ao desenvolvimento técnico e científico, de modo que as necessidades humanas possam ser respondidas da forma mais satisfatória possível e ao uso mais rigoroso e sistemático da racionalidade.
B) 	Problemas que antes pareciam insolúveis são resolvidos, enquanto são criados artefatos que proporcionam benefícios antes impensáveis.
C) 	O período moderno caracteriza-se pela forma participativa das tomadas de decisão na vida social, valorizando o método democrático, a igualdade de direitos e de oportunidades e a liberdade de expressão e de agregação. A liberdade, entendida como autonomia do sujeito, finalmente saído da menoridade, foi o ideal formulado por Kant, que mais intensamente influenciou a modernidade nas suas diversas etapas.
D) 	O objetivo da sociedade moderna, no entanto, não é a de oferecer uma condição digna de vida, na qual cada um possa realizar as diversas dimensões de sua personalidade, abandonando as restrições impostas pela menoridade, às construções de autoridade externas e ingressando na plenitude expressiva da própria subjetividade. Mas, tão somente objetiva focar uma falsa liberdade e bem-estar. Visto que a ética moderna é a burguesa que somente deseja lucro e bem estar para a si própria.

Continue navegando