Buscar

10 04 - BIOLOGIA - Toxoplasmose e Doença do sono

Prévia do material em texto

PROTOZOOSES
7) Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gondii, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais. É causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados e é uma das zoonoses (doenças transmitidas por animais) mais comuns em todo o mundo.
Os casos agudos são, geralmente, limitados e com baixas incidências. A fase aguda da infecção tem cura, mas o parasita persiste por toda a vida da pessoa e pode se manifestar ou não em outros momentos, com diferentes tipos de sintomas. Quanto à infecção crônica, a taxa de incidência é baixa até os cinco anos de idade e começa a aumentar a partir dos 20.
Toxoplasmas em amostra de fezes
· Como ocorre a transmissão da doença
As principais vias de transmissão da toxoplasmose são a via oral (ingestão de alimentos e água contaminados) ou congênita (transmitido de mãe para filho durante gestação), sendo raros os casos de transmissão por inalação de aerossóis contaminados, inoculação acidental, transfusão sanguínea e transplante de órgãos. 
É importante saber que o contato com gatos não causa a doença. O perigo está no contato com as fezes contaminadas do felino e no consumo de água contaminada e alimentos mal lavados ou mal cozidos. Não esqueça que os animais cuidam de sua limpeza lambedo-se, portanto sua língua pode espalhar os protozoários sobre o pelo, sendo aconselhável lavar bem as mãos após acariciar os felinos.
· Principais sintomas
A maioria das pessoas infectadas pela primeira vez não apresenta sintomas e, por isso, não precisam de tratamentos específicos. Os sintomas da toxoplasmose são variáveis e associados ao estágio da infecção, (agudo ou crônico), quando presentes, geralmente são leves, similares à gripe, dengue e podem incluir dores musculares e alterações nos gânglios linfáticos.
A doença em outros estágios, no entanto, pode trazer complicações, como sequelas pela infecção congênita (gestantes para os filhos), toxoplasmose ocular e toxoplasmose cerebral em pessoas que têm o sistema imunológico enfraquecido, como transplantados, pacientes infectados com o HIV ou em tratamento oncológico. Mulheres infectadas durante a gestação podem ter abortamento ou nascimento de criança com icterícia, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas.
· Profilaxia (prevenção)
A principal medida de prevenção da toxoplasmose é a promoção de ações de educação em saúde, principalmente em mulheres que estão em idade fértil e pessoas com imunidade comprometida. É fundamental manter uma higiene alimentar. Em caso de toxoplasmose na gravidez, é importante o acompanhamento no pré-natal e a pratica das orientações que forem repassadas pelas equipes de saúde.
8) Doença do sono
Geralmente conhecida como doença do sono, a Tripanossomíase Humana Africana é uma infecção parasitária que ataca o sistema nervoso central, causando distúrbios neurológicos graves. A infecção Pode levar ao coma e, se não tratada, é fatal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 97% dos casos reportados são causados pelo parasita Trypanosoma brucei gambiense, encontrado nas regiões oeste e central da África. O restante dos casos é causado pelo Trypanosoma brucei rhodesiense, encontrado nas regiões leste e sul da África. Os casos de tripanossomíase humana africana foram reduzidos de 37 mil novos casos em 1999 para menos de 3 mil casos em 2015.
· Como ocorre a transmissão da doença
A doença do sono é transmitida pela moscas hematófaga tsé-tsé (Glossina palpalis). Essas moscas podem ser encontradas em 36 países da África subsaariana, colocando em risco cerca de 60 milhões de pessoas. Elas procriam em regiões quentes e úmidas. Habitando a vasta savana da África subsaariana.
Mosca Tsé-tsé
As moscas entram em contato com as pessoas, com o gado e com animais selvagens, todos agindo como hospedeiros dos parasitas Trypanosoma. Embora a doença seja transmitida principalmente através da mordida de uma mosca tsé-tsé infectada, há outras maneiras pelas quais as pessoas são infectadas:
 
- Infecção de mãe para filho: o Trypanosoma pode atravessar a placenta e infectar o feto.
- É possível a transmissão mecânica através de outros insetos sugadores de sangue, porém é difícil avaliar seu impacto epidemiológico.
- Ocorreram infecções acidentais em laboratórios devido a picadas com agulhas contaminadas.
- A transmissão do parasita através do contato sexual já foi documentada.
· Principais sintomas
Sintomas como febre, lesões cutâneas, nas vísceras, dor nas articulações, meningoencefalite, confusão mental, perturbações neurológicas, como perda da coordenação e sonolência, são comuns a depender do estágio em que a pessoa se encontra. Também são verificados fadiga, dor de cabeça e inchaço dos nódulos linfáticos. Inicialmente a doença não causa sintomas. Se não tratada, leva o enfermo a óbito.
· Profilaxia (prevenção)
A prevenção da doença do sono inclui evitar áreas endêmicas e/ou se proteger contra as picadas das moscas tsé-tsé. As roupas devem proteger o corpo todo e ser grossas, pois a picada das moscas pode transpassar as roupas mais finas. O uso de repelentes de insetos também é recomendado a fim de prevenir a doença do sono, porém sua eficácia contra as moscas tsé-tsé pode ser limitada
· Tratamento
Somente no final de 2018 foi desenvolvido o tratamento exclusivamente oral para essa doença, que até então incluia complexas infusões de medicamentos alternado com punções dolorosas para identificação da presença do protozoário no paciente ao longo do tratamento.

Continue navegando