Buscar

O processo de socialização - Os papeís sociais a interpretação e interiorização de normas sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao fazermos parte de uma determinada sociedade, temos a necessidade de aprender e apreender as suas normas, os seus valores, a cultura de forma a nos sentirmos pertencentes a ela e não excluídos.
Assim, por papel social entende-se, o conjunto de deveres adstritos a uma determinada posição social, ou seja, o comportamento esperado, o que nos remete para as normas e valores que nos transmitem a conduta e a definição do que é considerado o comportamento mais adequado.
Papel social são todos os nossos papéis na sociedade e existe na relação com os outros papéis. Ex: eu só sou pai se houver um filho. Só sou sindicalista se houver um sindicato.
Ao longo da vida representamos muitos papéis, alguns individualizados outros em conjunto. Os papéis sociais diferem no grau de importância e amplitude, na medida em que eles entram todos numa grande variedade de situações.
Ao lado desta definição de papel social, estão os valores, ou seja as normas pelas quais regemos a nossa vida quotidiana, a forma como vivemos e interpretamos, e também como percepcionamos a vida do outro. O não cumprimento das normas pode originar a reprovação ou sanção social, mais ou menos severa, consoante o delito cometido.
Se não vivêssemos em sociedade não seria necessário ter em consideração as normas ou o seu cumprimento, assim os comportamentos têm de ser interpretados no contexto da vida em colectividade.

Continue navegando