Buscar

O processo de socialização - Socialização Primária e Secundária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Socialização - processo através do qual, vamos interiorizando hábitos e caracteristicas que nos tornam membros de uma sociedade. É um processo contínuo, que se inicia após o nascimento e se faz sentir ao longo de toda a nossa vida. Podem, neste âmbito, ser referidos dois tipos de socialização: a primária e a secundária.
Socialização Primária - Processo em que a criança estabelece relações com os restantes elementos da sociedade, tornando-se um membro participante e tendo como principal influência o agente social família.
Este processo é importante, pois é a partir dele que se cria a estrutura fundamental para toda a socialização do indivíduo, porque os pais têm um papel muito importante no que diz respeito à assimilação de normas, valores e padrões comportamentais.
A família é, portanto, o primeiro agente de socialização e também o mais importante, pois é na fase inicial da vida das crianças que estas assimilam com mais facilidade os valores transmitidos pelos seus pais, isto porque nessa fase as suas relações baseiam-se nos afetos e, como tal, estas estão mais receptivas (funcionam como esponjas).
O indivíduo nasce com predisposição para a sociabilidade e torna-se membro da sociedade. O ponto inicial deste processo é a interiorização ou seja a apreensão imediata de um acontecimento objectivo que se torna significativo. A interiorização constitui a base da compreensão dos nossos semelhantes e a apreensão do mundo como realidade significativa e social.
Socialização Secundária – Processo posterior à socialização primária, onde o indivíduo aprende novos papéis, contribuindo para a formação complexa da personalidade do indivíduo. Este processo pode ser superficial no sentido de não exigir profundas mudanças, mas, por outro lado, também pode comportar grandes alterações na sua personalidade. Por exemplo, quando nos casamos temos de nos habituar a uma nova forma de vida, viver com outra pessoa, partilhar os mesmos problemas, etc.
Ao longo da nossa vida estamos constantemente a passar por processos de socializaçao secundária, sendo que podemos dizer que esta é qualquer processo que introduz o indivíduo socializado em novos sectores do mundo objectivo da sua sociedade.

Continue navegando