Buscar

O processo de socialização - A perspectiva de Anthony Giddens - As consequências da modernidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anthony Giddens: as consequências da modernidade
(na linha de pensamento de Marx, Weber eDurkheim).
O desenvolvimento das instituições sociais modernas criaram oportunidades muito maiores para os seres humanos usufruírem de uma existência segura e compensadora do que qualquer sistema pré-moderno. Giddens recupera o pensamento dos autores clássicos: Marx, Durkheim e Weber.
Marx e Durkheim consideravam a era moderna agitada, plena de convulsões, mas acreditavam nas possibilidades abertas de desenvolvimento e de melhoria das condições de vida das sociedades. Enquanto que Marx entendia a luta de classes como fonte de cisões fundamentais do sistema capitalista que se tornariam positivas para a emergência de um sistema social mais humano, Durkheim acreditava no industrialismo ( e nos seus processos de divisão do trabalho) como factor de vida social mais harmoniosa e de produção de riquesa que beneficiaria toda a comunidade. 
Max Weber era mais pessimista que Marx e Durkheim, considerava o mundo moderno paradoxal, onde o progresso material era obtido à custa da expansão da burocracia que esmagava a criatividade e a autonomia individuais (Taylorismo).
Os três autores perceberam que as formas de organização do trabalho industrial moderno, tinham consequências degradantes, submetendo muitos seres humanos à disciplina de um trabalho monótono e repetitivo. Não previram que o desenvolvimento das forças de produção viria a ter um potencial destrutuivo em larga escala relativamente ao meio ambiente natural. Também não perceberam as consequências da utilização de um poder político fortalecido que conduziu ao totalitarismo. A terceira consequência não antevista por estes três pensadores foi a industrialização da guerra, uma acentuação do militarismo, agora suportado no desenvolvimento e nos avanços industriais. O século XX é o século da guerra, o número de confrontos militares graves, envolvendo perda substancial de vidas, foi o mais elevado de toda a história da humanidade.

Continue navegando