Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

O primeiro contato com as letras
O primeiro contato que temos com as letras é durante a educação infantil e no ensino fundamental, onde se inicia o processo de alfabetização. Durante essa fase, a criança começa a unir as letras e a formar palavras para, posteriormente, conseguir construir frases e textos.
Quando estamos passando pelo período de alfabetização infantil, temos duas fases distintas: na primeira é ensinado o uso da letra de forma (também chamado de letra bastão), já na segunda ocorre o treino da escrita por meio da letra cursiva (conhecida também como letra de mão).O processo de alfabetização segue esse caminho para que as crianças consigam assimilar, rapidamente, as palavras e a praticarem a escrita. Nessa etapa, as letras de forma são mais fáceis de serem aprendidas, pois são formadas por linhas retas e simples de serem feitas. O indicado é que a letra cursiva seja introduzida, no processo de aprendizagem, após a primeira etapa de alfabetização. Desse modo, elas podem se concentrar nas curvas e desenhos das letras, sem se preocuparem tanto com a construção de palavras.
Porém, com o avanço da tecnologia, o aprendizado da letra cursiva ainda é importante?
As crianças estão sendo introduzidas, cada vez mais cedo, às ferramentas digitais, o que aumenta a discussão sobre a necessidade da letra de mão durante a alfabetização. Diante dessa mudança, devemos ou não exigir que as crianças escrevam com a letra cursiva? Essa questão anda dividindo educadores de todo o Brasil. Mas a letra cursiva não é a única a gerar polêmica, visto que o ensino da tabuada também foi alvo de muitos questionamentos.
O fato é que, apesar da letra cursiva não ser mais tão relevante após a formação, ela ainda é muito importante durante a alfabetização.

Mais conteúdos dessa disciplina