Buscar

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Natália Moraes da Silva (2459573)
	
	Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637339) ( peso.:3,00)
	Prova:
	21119110
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Trata-se de uma situação ideal de mercado em que consumidores (demandantes) e empresários (ofertantes) têm interesses harmonizados. Quando o mercado não está em equilíbrio, há um desequilíbrio de mercado e esse desequilíbrio afeta os agentes econômicos. Considerando que há, por algum motivo, um excesso de oferta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É uma situação de mercado que beneficia empresários e prejudica consumidores.
	 b)
	O preço do produto e/ou serviço provoca um equilíbrio de mercado.
	 c)
	O preço do produto e/ou serviço está abaixo do preço de equilíbrio de mercado.
	 d)
	O preço do produto e/ou serviço está acima do preço de equilíbrio de mercado.
	2.
	É muito comum ouvirmos falar sobre a taxa de câmbio. Aliás, ela pode ser definida como o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. Como maneira de operacionalizar e mesmo de intervir sobre esta variável, os países adotam um modelo de taxa de câmbio, denominado de regime cambial. Sobre os regimes cambiais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Regime de taxas fixas.
II- Regime de taxas flutuantes.
III- Regime de bandas cambiais.
IV- Regime de flutuação suja.
(    ) Neste regime, a taxa de câmbio flutua dentro de um intervalo, com limites mínimos e máximos, que são definidos pelo Banco Central.
(   ) Neste regime, a taxa de câmbio é determinada pelo mercado (mediante oferta e procura), porém o Banco Central intervém, caso seja necessário limitar a instabilidade da taxa de câmbio.
(    ) Neste regime, o valor da taxa de câmbio é determinado de forma livre no mercado, isto é, mediante a oferta e a procura de divisas. O Banco Central não intervém.
(   ) Neste regime, o Banco Central fixa de maneira antecipada a taxa de câmbio. O mercado, então, deve operar com esta taxa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - II - III.
	 b)
	III - II - IV - I.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	III - IV - II - I.
	3.
	Há várias variáveis que podem nos auxiliar a entender a estrutura da demanda. De maneira geral, podemos afirmar que a demanda de um determinado bem ou serviço é determinada conforme o que chamamos de estrutura comportamental socioeconômica. Nessa estrutura comportamental socieconômica há vários elementos, entre eles a riqueza e a distribuição de renda. Com relação a esse elemento em particular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Está relacionada com a renda disponível pelos consumidores para o consumo. Dependendo de sua renda, o consumidor pode comprar mais ou menos quantidades de um determinado produto.  
(    ) Está relacionada com fatores de temporada e climáticos. O consumidor procura adquirir produtos na época de produção desses produtos, como frutas e verduras. 
(    ) Está diretamente relacionada à propaganda que as empresas realizam para diferenciar seus produtos no mercado.    
(    ) Está diretamente relacionada à oferta de crédito para consumo ou à diminuição de juros que o governo realizada para determinados segmentos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	A Política Monetária tem a função de monitorar o conjunto de ativos de uma economia, estabilizando os preços de bens e serviços. Para isso, o governo tem ferramentas de curto prazo, entre outras, para controlar a demanda agregada. Sobre a Política Econômica de curto prazo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Emissão de moeda: somente o Banco Central do Brasil tem autorização de emitir papel-moeda. No entanto, há normas e limites para a emissão do papel-moeda, que segue estritas políticas para não ter falta ou excesso de dinheiro em circulação na economia.
(    ) A quantidade adequada de moeda em circulação num determinado país é dada pela quantidade de emprego gerado.
(    ) Depósitos compulsórios: representam uma parcela dos depósitos à vista que os bancos comerciais devem colocar à disposição do Banco Central.
(    ) Uma das mais eficientes ferramentas no curto prazo para o controle da inflação é a taxa básica de juros da economia SELIC. Quando há risco de inflação alta, o governo pode baixar a taxa SELIC.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	O mercado econômico funciona como um espaço de interação constante entre os diferentes agentes econômicos. Uma das vantagens da existência do mercado é que, quanto mais consumidores, maior será a necessidade de produtos ou serviços, e maior será a quantidade de empresas dispostas a oferecê-los. De outro lado, uma das desvantagens é que:
	 a)
	As empresas estão sempre prestes para satisfazer as necessidades das pessoas, mas as pessoas preferem poupar.
	 b)
	A sociedade não é feita somente de consumidores com renda disponível para satisfazer as suas necessidades; logo, quem não tiver renda disponível não terá sua necessidade atendida.
	 c)
	A sociedade é feita de consumidores prestes a satisfazer suas necessidades, porém as empresas nunca procuram satisfazer as necessidades dos consumidores.
	 d)
	Os consumidores e as empresas nem sempre concordam com os bens e os serviços que a sociedade precisa, assim as empresas sempre produzem bens com menor custo.
	6.
	A economia é constituída por milhões de pessoas envolvidas em muitas atividades, como compra, venda, produção, trabalho. O Fluxo Circular da Renda oferece uma forma simples de organizar todas as transações econômicas que ocorrem em torno das famílias e empresas no mercado. Neste contexto, dois mercados se formam: o mercado de bens e serviços e o mercado de fatores de produção. Com base no conceito de Fluxo Circular da Renda, analise as sentenças a seguir:
I- O Fluxo Real diz respeito à produção real de produtos e mercadorias no interior das empresas.
II- A economia de mercado apresentado pelo Fluxo Monetário se refere aos recursos financeiros que as famílias obtêm através dos trabalhos executados perante as empresas.
III- O mercado de Fatores de Produção é o local onde as famílias disponibilizam seus recursos disponíveis, e onde as empresas buscam os recursos necessários para a produção.
IV- No mercado de bens e serviços, as empresas produtivas têm a função de venda ou de oferta, enquanto que as famílias são as compradoras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	A economia é uma ciência social, portanto, constituída por pessoas, que estão envolvidas em muitas atividades, como compra, venda, produção, trabalho etc. O fluxo circular de renda, composto pelo fluxo real e pelo fluxo monetário, oferece uma forma simples de organizar todas as transações econômicas que ocorrem em torno das famílias e das empresas no mercado. Analise as sentenças a seguir:
I- No Fluxo Real apresentam-se os recursos produtivos oriundos das empresas destinados às famílias.
II- A economia do mercado relativa ao Fluxo Monetário refere-se aos recursos financeiros que as famílias obtêm através dos trabalhos executados no interior das empresas.
III- O Mercado de Recursos de Produção é o "lugar" no qual as famílias concedem seus recursos disponíveis e as empresas os captam.
IV- No Mercado de bens e serviços, as empresas produtivas têm função de venda ou oferta; as famílias, por sua vez, de demanda.
Assinalea alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações entre empresas e consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo. Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequena quantidade de indivíduos que demanda mercadorias/serviços.
	 b)
	Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o serviço de transporte via metrô.
	 c)
	No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das montadoras de automóveis.
	 d)
	Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou serviço.
	9.
	Agentes econômicos possuem três grandes razões pelas quais demandam moeda: para transações, para precaução e para especulação. Cada uma destas razões está ancorada em objetivos particulares destes agentes econômicos. Com relação a essas três razões, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Todas as pessoas precisam possuir dinheiro "em mãos" para utilizarem em transações rotineiras. 
(    ) A especulação ocorre porque agentes econômicos necessitam de reservas para pagamentos inesperados.   
(    ) A precaução se materializa no momento em que agentes econômicos buscam oportunidades de negócios rentáveis e de riscos elevados.   
(    ) Um exemplo de utilização de moeda para transação é o pagamento de alimentação, transporte e aluguel.    
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	Celso Furtado foi um dos mais importantes e influentes intelectuais da história econômica do Brasil. Autor de dezenas de livros, ensaios e teses, contribuiu de forma decisiva para a interpretação das barreiras ao desenvolvimento no Brasil e na América Latina. Adepto do intervencionismo keynesiano, uma de suas obras, Formação Econômica do Brasil, é considerada até os dias de hoje peça-chave para a análise socioeconômica brasileira. Com base no pensamento furtadiano e nas teorias econômicas, analise as sentenças a seguir:
I- O economista Celso Furtado teve importante contribuição para entender o Brasil a partir do Brasil, uma vez que se dedicou a compreender a formação econômica em seu conjunto.
II- O "intervencionismo keynesiano" mencionado no enunciado diz respeito às teorias de John M. Keynes que destacaram-se durante a década de 1930.
III- Em síntese, a obra de Celso Furtado defendeu o chamado liberalismo econômico num momento em que a economia industrial passava para a agroexportadora.
IV- Um dos trabalhos de Celso Furtado serviu, inclusive, para a elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, que impulsionaria o país na direção do desenvolvimento. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRETO, Pedro. Crescimento com distribuição de renda e justiça social. Desafios do Desenvolvimento, ano 6, edição 53, 2009. Disponível em:<http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2275:catid=28&Itemid=23>. Acesso em: 17 ago. 2016.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2012) O Brasil produz e distribui cerca de 44 milhões de metros cúbicos de água por dia. Destes, 15 milhões são coletados através de redes gerais, mas apenas 5 milhões de metros cúbicos são retornados ao meio ambiente com tratamento adequado. Cerca de 39 milhões de metros cúbicos de água não são retornados com tratamento, sendo, em grande parte, despejados in natura no solo ou em cursos d'água. O volume de água que, a cada mês, é distribuído para consumo e que não retorna ao ciclo natural com o tratamento adequado equivale à metade do volume de água contido na Baía da Guanabara. A cada ano, esse volume tem a ordem de grandeza equivalente a seis baías da Guanabara. As consequências mais conhecidas da falta de redes de água e de esgoto manifestam-se na forma de uma proliferação de doenças gastrointestinais que sobrecarregam o serviço de saúde pública. Essas doenças e a mortalidade infantil diminuem o capital humano dos indivíduos mais pobres. Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As consequências a que se referem os autores no texto podem ser denominadas como externalidades e constituem falhas de mercado.
PORQUE
II- O uso de mecanismos de regulação é recomendado como forma de eliminar falhas de mercado. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TUROLLA, F. A.; OHIRA, T. H. Disponível em: http://www.sober.org.br. Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	12.
	(ENADE, 2012) A tabela anexa [Taxa de rotatividade por setores de atividade econômica, 2007-2009] apresenta a taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, entre 2007 e 2009. Com relação a esse mercado, sabe-se que setores como o da construção civil e o da agricultura têm baixa participação no total de vínculos trabalhistas e que os setores de comércio e serviços concentram a maior parte das ofertas. A taxa média nacional é a taxa média de rotatividade brasileira no período, excluídos transferências, aposentadorias, falecimentos e desligamentos voluntários.
Com base nesses dados, avalie as afirmações seguintes:
I- A taxa média nacional é de, aproximadamente, 36%.
II- O setor de comércio e o de serviços, cujas taxas de rotatividade estão acima da taxa média nacional, têm ativa importância na taxa de rotatividade, em razão do volume de vínculos trabalhistas por eles estabelecidos.
III- As taxas anuais de rotatividade da indústria de transformação são superiores à taxa média nacional.
IV- A construção civil é o setor que apresenta a maior taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, no período considerado.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	III e IV.
	 b)
	I e III.
	 c)
	II, III e IV.
	 d)
	I, II e IV.
Anexos:
tabela, taxa de rotatividade por setores, 2007-2009
Prova finalizada com 11 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina