Buscar

Prova Objetiva de Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação - Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 10
Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente a relação sobre resenha. A resenha é usada para apresentar e avaliar um determinado texto. (PAREJA, 2013, p. 36-37).
A - Na apresentação da resenha, o resenhista identifica a obra em seus aspectos de referência bibliográfica e sintetiza o assunto.
B - Na avaliação, o resenhista destaca a contribuição do autor e da obra para produção de novos conhecimentos na área em questão.
C - Na descrição da resenha, o resenhista faz o resumo das ideais essenciais da obra.
D - Na resenha, o resenhista é o que produz o texto de formar subjetiva, ilustrativa, e narrativa.
E - O resenhista apresenta, descreve e avalia uma obra a partir de um ponto de vista que possui a respeito do assunto analisado, devendo ser amplo e consistente.
Resposta letra C
Questão 2 de 10
Sabemos que o fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento nos possibilita, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento. Análise as assertivas apresentadas abaixo e selecione a que se refere a FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO:
A - capta a estrutura do texto, percorrendo a sequência do pensamento do autor e destacando: ideias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos, etc., ligados às ideias principais.
B - caracteriza- se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro. É fundamental a referência completa da obra.
C - é o primeiro passo de uma boa produção textual, principalmente no ambiente acadêmico.
D - Fichamento que consiste na reunião das frases mais importantes citadas em um texto. Por isso devem ser transcritas entre aspas.
E - tem como meta transcrever trechos literais da obra lida, podendo acrescentar algumas considerações do leitor. Preferencialmente, deve-se colocar o título e subtítulos conforme a obra original.
Resposta letra B
Questão 3 de 10
Segundo o Livro da Disciplina, “Para dominar a linguagem como língua, é preciso que a pessoa desenvolva várias habilidades necessárias ao processo de comunicação. Ouvir, falar, ler e escrever são as ações que, gradualmente, vão propiciar o desenvolvimento desse domínio”. Após o processo de domínio dessas quatro habilidades, adquire-se uma competência muito mais importante do que simplesmente o domínio de uma língua, é a competência de pensar, que torna o homem, segundo a tradição, efetivamente, humano. No entanto, linguagem e língua aproximam-se e diferem de que modo?
I – A linguagem é uma característica humana universal, visto que utiliza todos os códigos, signos, sinais para que sejam expressados pensamentos, percepções e sentimentos e para que a comunicação seja efetivada.
II – A língua constitui-se por: um repertório/conjunto de signos que vão compô-la; as regras de combinação que incluem as de organização dos sons e suas combinações; as regras que determinam a organização interna das palavras e as que especificam a forma como serão ordenadas as palavras e a diversidade de tipos de frase.
III – A língua é uma linguagem de caráter regional, é um sistema organizado de sons e sinais que a caracterizarão como o código de signos linguísticos de um determinado povo. Desse modo, todas as línguas têm uma estrutura própria para combinar os signos linguísticos.
IV – A língua é o discurso que se realiza a partir da compreensão da língua e do conhecimento de mundo de cada um.
V - A língua é uma característica humana universal, visto que utiliza todos os códigos, signos, sinais para que sejam expressados pensamentos, percepções e sentimentos e para que a comunicação seja efetivada.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
A - A alternativa V está correta.
B - Apenas a alternativa I está correta.
C - Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
D - As alternativas I, II e III estão corretas.
E - Todas as alternativas estão corretas.
Resposta letra D
Questão 4 de 10
Leia a afirmativa a seguir: “É uma linguagem de caráter regional, é um sistema organizado de sons e sinais que a caracterizarão como o código de signos linguísticos de um determinado povo.” (PAREJA, 2013, p. 14). A qual conceito refere-se a afirmação acima? Assinale a alternativa correta:
A - Fala
B - Língua
C - Linguagem
D - Percepção
E - Sentimento
Resposta letra B
Questão 5 de 10
Segundo (PAREJA, Cleide, 2013, p. 71) no texto descritivo a coerência se dá quando o leitor consegue visualizar, com a forte adjetivação das cores, volume, odor, textura, dimensões, o todo a partir dessas características. Assinale a opção a qual descreve as características do texto descritivo.
A - O texto descritivo é caracterizado com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria.
B - O texto descritivo é caracterizado pela coerência a qual está relacionada com a função de uma linguagem espacial das características daquilo que se narra.
C - O texto descritivo é caracterizado por conter informações efemeridade, posto que favorecem o conhecimento de informações atuais de forma que possuem o propósito de difundir o que acontece de novo.
D - O texto descritivo é caracterizado por descrever algo ou alguém detalhadamente, sendo possível ao leitor criar uma imagem mental do objeto ou ser descrito, de acordo com a descrição efetuada.
E - O texto descritivo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de várias ações reais ou imaginárias.
Resposta letra D
Questão 6 de 10
De acordo com (PAREJA, Cleide, 2013, p. 68) a coerência textual é responsável pelo estabelecimento do sentido produzido pelos leitores no ato da leitura. Quando um texto é coerente, todos os seus elementos podem ser compreendidos dentro de um único significado geral. Assinale a opção que conceitua os tipos de coerências e seu significado.
A - Coerência externa depende da compatibilidade de sentido entre as partes do texto. Coerência interna está ligada a um conhecimento prévio e recíproco entre os interlocutores.
B - Coerência externa é a adequação entre o que dizemos e a realidade do mundo exterior. Coerência interna ocorre quando há contradição, o emprego equivocado de algum termo ou expressões que não se ajustam ao tipo de linguagem adotado no texto.
C - Coerência externa é o processo de produção textual não codificado e a Coerência interna é o encontro entre o leitor e o texto.
D - Coerência externa tipo de linguagem adotado no texto. Coerência interna depende das informações que o destinatário domina para a descodificação de um texto.
E - Coerência interna ocorre uma incoerência externa há o descrédito do enunciador. Coerência externa ocorre no encontro do leitor com a linguagem no processo de decodificação e interpretação.
Resposta letra B
Questão 7 de 10
O ato comunicativo está vinculado aos seis elementos da comunicação, quais sejam:
A - Emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, clima e interlocutor.
B - Emissor, receptor, referente (ou contexto), código, canal de comunicação e atores envolvidos.
C - Emissor, receptor, referente (ou contexto), código, canal de comunicação, e mensagem.
D - Emissor, referente, contexto comunicativo, canal de comunicação e mensagem.
E - Emissor, referente, signos, código, contexto e meios de comunicação.
Resposta letra C
Questão 8 de 10
Para que o parágrafo apresente uma leitura com certa organização, ele deve apresentar três partes. Essas partes devem ser pensadas antes de se começar a escrever um texto. Sobre essas partes que compõem um parágrafo, leia as proposições a seguir.
I- As três partes que compõem um parágrafo são introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução é organizada com um ou dois períodos curtos iniciais na qual se apresenta de forma sucinta a ideia-núcleo.
II- O desenvolvimento de um parágrafo contém uma explicação ou argumentação da ideia-núcleo.A conclusão de um parágrafo fecha a ideia e remete às próximas ideias.
III- O desenvolvimento de um parágrafo contém uma finalização e a conclusão de um parágrafo remete às próximas ideias.
As definições corretas estão:
A - Nas proposições I e II.
B - Nas proposições I e III.
C - Nas proposições II e III.
D - Somente na proposição II.
E - Somente na proposição III.
Resposta letra A
Questão 9 de 10
O quarto capítulo de nosso livro de curso (PAREJA, 2013) demonstra o papel exercido pelas conjunções para o funcionamento da coesão textual. Leia os enunciados de I a III, abaixo; repare que todos eles têm conjunções destacadas em negrito. Analise as afirmativas a seguir, e em seguida assinale a alternativa que corretamente determina que tipo de coesão está sendo exemplificada pelos enunciados.
I. Ela não telefonou, nem mandou mensagem.
II. Paula foi contratada pela empresa, mas Iolanda não perdeu a esperança de ser chamada.
III. Ernesto prometeu me pagar hoje, porque hoje ele recebe seu pagamento.
A - Nenhum dos enunciados apresenta conexão por adição.
B - Nenhum dos enunciados apresenta conexão por alternância.
C - No enunciado I, temos um conectivo coordenativo por explicação.
D - No enunciado II, temos um conectivo coordenativo por adição.
E - No enunciado III, o elemento em destaque não é um elemento coesivo.
Resposta letra B
Questão 10 de 10
Nosso livro de curso (PAREJA, 2013) em seu quarto capítulo, explica a teoria de Koch & Elias, (2006) sobre as diferentes modalidades de coerência. Os autores distinguem seis modalidades de coerência. Leia as afirmações abaixo sobre algumas destas modalidades e em seguida assinale a alternativa correta:
I. A coerência estilística trata da relação entre o estilo e a situação em que deve ser empregado.
II. A coerência genérica diz respeito às características do gênero textual em questão.
III. A coerência sintática depende do conhecimento de língua do usuário.
A - Nenhuma está correta.
B - Somente I está correta.
C - Somente II está correta.
D - Somente III está correta.
E - Todas estão corretas.
Resposta letra E

Continue navegando