Buscar

prova Final (objetiva - Educação e Diversidade

Prévia do material em texto

1.
	A diversidade caracteriza-se pelos aspectos físicos, culturais e étnicos que constituem a singularidade do indivíduo. Estes aspectos são perceptíveis, e não poderiam ser ressaltados negativamente, de maneira que se instaurem diferenças, causadoras de separações entre os indivíduos. Nesse sentido, a escola pode exercer um papel preponderante para contribuir na percepção das diferenças, mas que, diante destas, os indivíduos sejam tratados de maneira igualitária. Acerca das diferenças e sua superação na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A valorização da diversidade, no meio escolar, leva à cidadania, à solidariedade, ao respeito e à inclusão.
(    ) Na escola, muitas vezes, negam-se as diferenças, e isso contribui para que se estabeleça a inclusão escolar.
(    ) A negação das diferenças, no seio da escola, acarreta prejuízos no que concerne à inclusão.
(    ) No que diz respeito às diferenças entre os indivíduos e sua inclusão na escola, o meio educacional carece de diálogo, de reflexão e de solidariedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	A globalização tem contribuído para a expansão do conhecimento e informação. Por outro lado, promove a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo). Isto provoca também a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade, segurança, habitação, emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade.
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto desigualdade.
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a desigualdade.
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	3.
	O Brasil é constituído pela pluralidade e diversidade. Vivemos rodeados de cores, formas, sons e seres diferentes, mas com o tempo já não enxergamos mais a beleza da diversidade. Quais são as características de uma sociedade que a tornam diversa? Analise as opções a seguir:
I- As semelhanças entre culturas e identidades manifestadas por um povo.
II- Os diferentes costumes e etnias.
III- As diferentes expressões artísticas, contidas nas esculturas, teatros, pinturas etc.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	4.
	Entendemos como diversidade cultural as múltiplas culturas, raças, religiões, e tudo que nos diferencia. As diferenças deveriam ser fonte de estímulo para novos conhecimentos; no entanto, em muitos casos, não é bem assim. Pensemos no ambiente escolar, que, muitas vezes, tenta homogenizar a forma de aprender, acentuando, ao invés da inclusão, uma exclusão silenciosa. Sobre a diversidade no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao reproduzirem o modelo tradicional, as instituições escolares demonstram maior dificuldade em atender aos desafios da inclusão social e do acolhimento às diferenças.
II- Um ambiente escolar que tem como seu eixo norteador a inclusão social, manifesta, no chão da escola, o respeito às diferenças, numa relação de diálogo e de compreensão. 
III- A partir de juízos de valor, estamos construindo o entendimento das diferenças e a promoção da diversidade humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	5.
	O que estabelece as diferenças entre os indivíduos que constituem a sociedade são as relações de poder instaladas na mesma sociedade, bem como as disputas de poder que nela se estabelecem. Essas mesmas relações e disputas marginalizam e excluem o outro. Por isso, a sala de aula, a escola em si, é a aliada para a superação dessas diferenças, à medida que um trabalho voltado para a valorização das visões plurais e das diferentes identidades dos sujeitos, em convivência em um ambiente comum pode ser efetuado pelo professor. Tal trabalho poderia promover a desconstrução de estereótipos e rótulos já inseridos ao longo do tempo nos diferentes grupos sociais. Acerca das diferenças individuais e sua superação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a superação das diferenças individuais, necessários são diferentes significados e identidades, além do convívio com as diferenças.
(    ) Na produção dos currículos, muitas vezes, prevalecem as relações de poder.
(    ) Os conteúdos trabalhados nas diferentes disciplinas deveriam contribuir para manter o mesmo pensamento europeu e cristão, sem criar confronto com outros modos de ver e compreender o mundo.
(    ) Importante seria confluir e encontrar as diversas vozes, desconstruir e reconstruir as representações das relações sociais e dos grupos culturais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	Na sociedade, os indivíduos, para terem uma boa relação, precisam conviver de modo igualitário, no que concerne aos seus direitos e deveres. A sociedade é um ambiente plural, em que convivem muitas formas de diversidade: religião, orientação sexual, classes sociais, etnias etc. E uma das maneiras de se contribuir para a igualdade social é o trabalho no ambiente escolar, de modo que os indivíduos sejam formados para a convivência com as diferenças. E esse é um trabalho que pode ser efetuado de maneiras diferentes, mas sempre com o objetivo de que os alunos tenham consciência de que, apesar das diferenças, todos, na sociedade, são iguais. Esse é um exercício de cidadania. A respeito da diversidade e o ambiente escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A respeito da pluralidade cultural e a diversidade, na sala de aula, é essencial que o professor imponha sua autoridade.
	 b)
	A respeito da pluralidade cultural e a diversidade, na sala de aula, é essencial que a direção elimine do ambiente escolar quem discrimina o outro.
	 c)
	A respeito da pluralidade cultural e a diversidade, na sala de aula, é essencial que se coloque em prática o castigo aos praticantes da discriminação.
	 d)
	A respeito da pluralidade cultural e a diversidade, na sala de aula, é essencial que o professor promova a reflexão na sala de aula.
	7.
	A desigualdade social, vista de forma ampla, não representa apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social, mas, num contexto holístico, é enxergada através de lentes políticas e históricas. Acerca da desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- As relações conflitantes que exteriorizam a violência, o preconceito.
II- A falta de segurança, moradia e saneamento básico.
III- A marginalização, pobreza e exclusão social.
IV- A integração dos sujeitos na sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	No dia a dia, é comum ouvir-se falar em sexo, em gênero e em sexualidade. A tendência é de as pessoas considerarem estes três fatores iguais, tratando-os da mesma maneira, ou ainda dever entre eles única e exclusivamente relação direta com as diferenças biológicas, ou seja, diferenças entre homens e mulheres. Esses fatores, se mal compreendidos, ou dependendo das concepções que se tem acerca deles, podem ser contribuidores para a promoção das diferenças individuais, ou ainda para a criação de estereótipos. Acerca das diferenças existentes entre sexo, gênero e sexualidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As palavras sexo, gênero e sexualidade, de modo algum, expressam alguma relação política.
	 b)
	As palavras sexo, gênero e sexualidade, de um modo geral, recebem, da parte da sociedade, a correta interpretação.
	 c)
	As palavras sexo, gênero e sexualidade não mantêm relação com as lutas de poder.
	 d)
	As palavras sexo, gênero e sexualidade, geralmente, são concebidas na ótica das características individuais.
	9.
	Para que a discriminação social não se torne algo conflituoso, muito importante é que, na sala de aula, diferentes temas sejam discutidos, a exemplo de classe social, raça, gênero, habilidades físicas. Estas relações, dentro da sociedade, muitas vezes, são contraditórias e acarretam também discriminação, à medida que uns passam a receber maior atenção, quando não mais valorizados até. Exemplo disso é a relação de gênero, que muitas vezes se atém simplesmente à diferença homem/mulher, um considerado inferior e outro superior. A respeito do conceito de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A questão de gênero relaciona-se diretamente à anatomia do corpo da mulher em relação ao corpo do homem, à medida que cada um tem já definido seu sexo.
	 b)
	A questão do gênero diz respeito a que isso é um produto da realidade social e não uma decorrência da anatomia corporal do homem e da mulher.
	 c)
	Gênero diz respeito ao fato de mulheres e homens serem considerados diferentes, à medida que o homem possui maior força física que a mulher.
	 d)
	O gênero diz respeito ao homem (ser superior) e à mulher (socialmente considerada inferior).
	10.
	O termo multiculturalismo é entendido em diferentes áreas do conhecimento. A discussão que aponta as noções de igualdade e desigualdade traz terminologias diversas que incidem a reflexão de pensadores em diferentes áreas. Sobre como podemos compreender o multiculturalismo na educação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na compreensão da singularidade de cada sujeito, desconsiderando a sua inserção na sociedade.
	 b)
	Na identificação de todas as culturas existentes num ambiente escolar, com intuito de nivelar cada aluno ao seu contexto.
	 c)
	No entendimento do contexto das pessoas e os diferentes caminhos com os quais nos deparamos no cotidiano da escola.
	 d)
	No reconhecimento da diferença entre cada sujeito, com intuito de tratamentos distintos entre os estudantes, conforme seu nível cultural e intelectual.
	11.
	(ENADE, 2005) Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos.
"(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens".
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1984)
A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
	 a)
	Ciência e escolaridade / educação técnica.
	 b)
	Ideologia e filosofia / educação superior.
	 c)
	Educação e cultura / educação assistemática.
	 d)
	Sabedoria e política / educação difusa.
	12.
	(ENADE, 2014) Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência.
Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz de experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio. A partir das ideias expressas, conclui-se que, no Brasil do século XX:
	 a)
	O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
	 b)
	Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias à atividades industriais e agrícolas
	 c)
	Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta aos seus valores.
	 d)
	A  industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
1.
 
A diversidade caracteriza
-
se pelos aspectos físicos, culturais e étnicos que 
constituem a singularidade do indivíduo. Estes aspectos são perceptíveis, e não 
poderiam ser ressaltados negativamente, de maneira que se instaurem diferenças, 
causadoras de sepa
rações entre os indivíduos. Nesse sentido, a escola pode exercer 
um papel preponderante para contribuir na percepção das diferenças, mas que, diante 
destas, os indivíduos sejam tratados de maneira igualitária. Acerca das diferenças e 
sua superação na escol
a, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
 
 
(
 
) A valorização da diversidade, no meio escolar, leva à cidadania, à solidariedade, 
ao respeito e à inclusão.
 
(
 
) Na escola, muitas vezes, negam
-
se as diferenças, e isso contribui 
para que se 
estabeleça a inclusão escolar.
 
(
 
) A negação das diferenças, no seio da escola, acarreta prejuízos no que concerne 
à inclusão.
 
(
 
) No que diz respeito às diferenças entre os indivíduos e sua inclusão na escola, o 
meio educacional carece d
e diálogo, de reflexão e de solidariedade.
 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
 
a)
 
V 
-
 
V 
-
 
F 
-
 
V.
 
 
b)
 
V 
-
 
V 
-
 
V 
-
 
F.
 
 
c)
 
F 
-
 
V 
-
 
F 
-
 
V.
 
 
d)
 
V 
-
 
F 
-
 
V 
-
 
V.
 
 
2.
 
A globalização tem contribuído para a expansão do conhecimento e informação. Por 
outro lado, promove a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela 
desigualdade no aces
so aos recursos financeiros (renda, por exemplo). Isto provoca 
também a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de 
qualidade, segurança, habitação, emprego etc. Nesse aspecto, a falta de 
oportunidades passa a existir, o que leva
 
muitos indivíduos à droga, à violência e à 
marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas 
variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
 
 
I
-
 
A diferença no tratamento do outro relacio
na
-
se ao aspecto desigualdade.
 
II
-A diferença entre os indivíduos relaciona
-
se ao aspecto desigualdade.
 
III
-
 
As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a 
desigualdade.
 
IV
-
 
O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade
 
entre os indivíduos.
 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 
 
a)
 
As afirmativas II e IV estão corretas.
 
 
b)
 
As af
irmativas I, III e IV estão corretas.
 
 
c)
 
As afirmativas I e IV estão corretas.
 
 
d)
 
As afirmativas I, II e III estão corr
etas.
 
 
3.
 
O Brasil é constituído pela pluralidade e diversidade. Vivemos rodeados de cores, 
formas, sons e seres diferentes, mas com o tempo já não enxergamos mais a beleza 
da diversidade. Quais sã
o as características de uma sociedade que a tornam diversa? 
1. A diversidade caracteriza-se pelos aspectos físicos, culturais e étnicos que 
constituem a singularidade do indivíduo. Estes aspectos são perceptíveis, e não 
poderiam ser ressaltados negativamente, de maneira que se instaurem diferenças, 
causadoras de separações entre os indivíduos. Nesse sentido, a escola pode exercer 
um papel preponderante para contribuir na percepção das diferenças, mas que, diante 
destas, os indivíduos sejam tratados de maneira igualitária. Acerca das diferenças e 
sua superação na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas: 
 
( ) A valorização da diversidade, no meio escolar, leva à cidadania, à solidariedade, 
ao respeito e à inclusão. 
( ) Na escola, muitas vezes, negam-se as diferenças, e isso contribui para que se 
estabeleça a inclusão escolar. 
( ) A negação das diferenças, no seio da escola, acarreta prejuízos no que concerne 
à inclusão. 
( ) No que diz respeito às diferenças entre os indivíduos e sua inclusão na escola, o 
meio educacional carece de diálogo, de reflexão e de solidariedade. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) 
V - V - F - V. 
 b) 
V - V - V - F. 
 c) 
F - V - F - V. 
 d) 
V - F - V - V. 
 
2. A globalização tem contribuído para a expansão do conhecimento e informação. Por 
outro lado, promove a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela 
desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo). Isto provoca 
também a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de 
qualidade, segurança, habitação, emprego etc. Nesse aspecto, a falta de 
oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à 
marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas 
variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade. 
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto desigualdade. 
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a 
desigualdade. 
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) 
As afirmativas II e IV estão corretas. 
 b) 
As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
 c) 
As afirmativas I e IV estão corretas. 
 d) 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 
3. O Brasil é constituído pela pluralidade e diversidade. Vivemos rodeados de cores, 
formas, sons e seres diferentes, mas com o tempo já não enxergamos mais a beleza 
da diversidade. Quais são as características de uma sociedade que a tornam diversa?

Mais conteúdos dessa disciplina