Buscar

MECANIZAÇÃO NO AGRONEGÓCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 (Aulas 1 e 2)
1) (0,60) Analise as afirmações abaixo sobre óleos:
I - Existem três tipos de óleo: mineral, sintético e vegetal. Os fabricantes de motores recomendam atualmente apenas os óleos minerais e sintéticos;
II - O óleo mineral refinado apresenta as desvantagens de solidificar a 25ºC; tornar-se demasiado espesso a baixas temperaturas; ter a consistência de petróleo à temperatura dos cilindros; e incendiar a temperaturas superiores a 130ºC;
III - Para evitar o contato entre as peças móveis de um motor e deter a passagem dos gases quentes a alta pressão, o óleo deverá ter uma viscosidade correta, ou seja, ser fluido e espesso;
IV - Se for demasiado espesso, facilitará a passagem de gases e permitirá um perfeito deslizamento das peças móveis; tornará também a partida fácil, já que exige um maior esforço para fazer funcionar o motor frio.
Estão (á) corretas (a):
(A) Apenas a afirmativa I e IV;
(B) Apenas II e IV;
(C) Apenas I, II e III;
(D) Apenas II e III;
(E) Apenas I e III. 
2) (0,50) Qual a função do carburador? 
O carburador é um componente mecânico responsável pela alimentação de um motor de combustão. Ele é responsável pela criação da mistura ar/combustível e sua dosagem em motores de combustão interna, seu funcionamento básico é totalmente mecânico.
3) (0,80) SONDA LAMBDA: funciona como um “nariz” eletrônico aferindo a relação ar combustível. Fixada no coletor de escape do motor, está em contato com os gases de escape de modo que uma parte fica constantemente exposta aos gases provenientes da combustão, e outra parte com o ar exterior. Se a quantidade de oxigênio não for ideal em ambas as partes, gera-se uma tensão que servirá de sinal para a unidade de comando variar a quantidade de combustível injetado. 
Alguns fatores que podem comprometer prematuramente seu perfeito funcionamento, cite quais são:
∙óleo na câmara de combustão.
∙Mistura muito rica.
∙Escapamento furado.
∙Combustível de má qualidade.
4) (0,60) Correlacione as colunas abaixo, quanto ao controle de válvulas nos sistemas OHC, DOHC e OHV:
	Sistema OHC (1)
	( 2 ) Alguns motores possuem duas árvores de cames localizadas no interior do cabeçote do motor, sendo uma para as válvulas de admissão e outra para as válvulas de escape. Essa configuração de árvore de came possibilita maior quantidade de válvulas por cilindro, o que aumenta a potencia do veículo, embora o tornando menos econômico no consumo de combustível.
	Sistema DOHC (2)
	( 1 ) A árvore de cames poderá localizar-se diretamente sobre as válvulas, no interior do cabeçote. Sua vantagem é que as válvulas podem ser controladas diretamente pela árvore de came, o que possibilita o motor atingir elevadas rotações em pouco tempo. Como desvantagem tem-se que é necessário o uso de correia dentada para sua movimentação, o que o torna um pouco complexo encarecendo sua manutenção.
	Sistema OHV (3)
	( 3 ) A árvore de cames poderá ainda estar localizada lateralmente ao motor, sendo o controle de válvulas feito por meio de uma alavanca chamada "balanceiro". Esta configuração da árvore de came é compacta, durável e de engenharia simples.

Continue navegando