Buscar

Desafio colaborativo

Prévia do material em texto

Quais as críticas que se pode fazer às ciências sociais aplicadas, especialmente a administração, no tocante ao seu caráter científico?
Para muitos pensadores a administração é vista como uma ciência que estuda as organizações a fim de compreender seu funcionamento, sua evolução e seu comportamento. Em vista disso, ela pode ser entendida como ciência por possuir um corpo teórico. No entanto, no que diz respeito ao seu caráter cientifico, a administração sofre algumas críticas. 
Para Mattos (2009) embora seja possível identificar um processo de surgimento, crescimento e desenvolvimento da administração, estamos diante de um campo científico bastante contestado, uma vez que é comum o questionamento: administração é ciência ou arte? 
Ainda outro questionamento que se fala é: como se pode afirmar que o campo da Administração é ciência se o mesmo (ainda) não possui uma robusta e consensual base epistemológica, teórica e metodológica que a sustente como tal? (MARÍN-IDÁRRAGA, 2012; SANTOS e SANTANA, 2010; MARTINS et. al., 2011; CARDOSO, 2014).
Entretanto, o que de fato coloca em incerteza a administração como ciência é o fato de o resultado dessas teorias não pode ser comprovado de imediato. Não se trata de uma fórmula química exata em que a junção de moléculas de hidrogênio e oxigênio vai resultar em água. Muitos de seus resultados não podem ser vistos de forma instantânea à aplicação de alguma teoria, pois ela não trata de objetos isolados, a administração lida com pessoas, com a organização e com o todo conjunto de relacionamentos que isso envolve.
Como a administração e demais ciências sociais aplicadas podem assegurar um caráter científico para suas teorias e descobertas?
Ao contrário das ciências da natureza, as ciências sociais ou ciências humanas, fundamentam seus conhecimentos a partir das relações entre diferentes grupos de pessoas, principalmente de convivência. Um cientista social procura entender a maneira de desenvolvimento e funcionamento das sociedades, buscando analisar origens, nível de desenvolvimento, conflitos, hábitos e culturas. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.
Elas trabalham com metodologias científicas específicas, que incluem o levantamento cuidadoso de dados com o uso de questionários, entrevistas, análise de documentos e observações no campo de estudo, e suas conclusões estão baseadas em evidências.
Elas se utilizam frequentemente de dados estatísticos para chegar a determinados resultados ou conclusões, o que atesta, ainda, a importância de instrumentos de conhecimento.
Referências
ADMINISTRAÇÃO É CIÊNCIA? REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Eumed.net, 2017. Disponível em: <http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/03/reflexoes-desafios-literatura.html?fb_comment_id=1673248052748503_3591556750917614>. Acesso em 27 de abril de 2020.
FAVA, Rubens. Administração: ciência, técnica ou arte. Administradores, 2008. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/administracao-ciencia-tecnica-ou-arte>. Acesso em 27 de abril de 2020.
SANTOS, Elinaldo Leal. O campo científico da administração: uma análise a partir do círculo das matrizes teóricas. Scielo, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512017000200209>. Acesso em 27 de abril de 2020.
CELI, Renata. Ciência: o que é, tipos e muito mais. Stoodi, 2019. Disponível em: <https://www.stoodi.com.br/blog/2019/01/30/ciencia-o-que-e/>. Acesso em 27 de abril de 2020.
Sim, realmente a administração é uma ciência, mas também uma arte, pois requer além de conhecimento, grande habilidade e criatividade para ser eficiente em qualquer ato relacionado à administração em si.
Verdade Gilson. Interessante esse pensamento de Chiavenato. Ao mesmo tempo a administração exige discernimento, intuição e perspectiva. O que certamente nos levar a pensar que, administrar requer conhecimentos científicos, pois investiga e explica uma realidade, técnicos pois atua e transforma uma realidade através de estratégias, normas e procedimentos, e artísticos pois consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança de forma subjetiva. Infelizmente, muitos a tratam-na como uma mera profissão sem se conscientizar de que é uma ciência, que deve ser estudada e respeitada como todas as demais.
Exato Irene. Interessante que a partir desse tratamento administração ser vista como ciência, começou-se a pensar formas de melhorar os resultados apresentados pelas empresas e assim iniciou-se a aplicação de métodos científicos à busca por essas melhorias.

Continue navegando