Buscar

A Importância da Filosofia e a Disputa entre Platão e Aristóteles

Prévia do material em texto

RESUMO 1
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. 
A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens, ou seja, a atitude filosófica faz parte da vida de todos os seres humanos que questionam sobre sua existência e também sobre o mundo, o universo. 
filosofia se torna bastante presente na vida do ser humano nos questionamentos, nas curiosidades que levam a utilizar o por que, como, quando, para entender a real situação vivenciada e através das respostas que vão chegando e vai gerando uma nova interpretação da realidade, assim a filosofia contribui na mudança do pensar e agir do individuo. 
filosofia é capaz de nos influenciar e mudar nosso modo de pensar, pois não é um conjunto de conhecimentos prontos, fechado em si mesmo e em teorias, é a maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos não só no momento do ocorrido, mas também nas suas consequências. 
No mundo atual é fruto de uma série de evoluções sociais, o modo de pensar e a resposta a esses pensamentos sempre foi o foco de questionamento da filosofia, que, em todos os momentos, propõe teorias sobre a existência, e com isso novos questionamentos são feitos a fim de solucionar desigualdades e diferenças nocivas para a vivência em conjunto, propondo o debate essencial para nossa evolução.
RESUMO 2
A origem das ideias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as ideias assimiladas em nossas mentes. 
O impasse entre os dois importantes filósofos, são discutidos até hoje nos debates filosóficos Platão acreditava que a realidade última não está presente em experiências cotidianas. 
Já Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as ideias são adquiridas através de experiência, na realidade o Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, muitos filósofos como eu defendo que Aristóteles foi um dos criadores das principais ideias do Empirismo e para outros filósofos ele é apenas um realista, um filósofo que dá muita importância para o mundo exterior e para os sentidos, como a única fonte do conhecimento e aprimoramento do intelecto. 
Podemos defender Aristóteles, dizendo os problemas sobre a TEORIA DAS IDEIAS apresentada por Platão, como por exemplo sua teoria diz que você vem ao mundo com suas ideias já formuladas e que essas ideias são intemporais, e como Platão explica diferentes ideias sobre o que é justiça? 
Já a tese formulada por Aristóteles permite essa diferença, pois as ideias não são assimiladas por todas as pessoas na mesma fonte, pois a fonte é a experiência e nem todos tem as mesmas experiências. 
teoria Platônica não permite a introdução de novas ideias no mundo inteligível, já através da observação, princípio Aristotélico, a introdução de novas ideias é perfeitamente possível. 
Aristóteles busca mostrar que os seres humanos tendem através de suas ações e objetivo a seguir o bem, realizar as coisas de forma positiva em buscar de realizar os objetivos, ou seja, que por meios de atitudes e ações buscar fazer o bem para satisfazer suas ações e trazer felicidade pra si.

Continue navegando