Buscar

trabalho interdisciplinar de geografia

Prévia do material em texto

PAGE 
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO ....................................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO..............................................................................................44. CONCLUSÃO.........................................................................................................6 5. REFERÊNCIAS........................................................................................................7
ANEXOS......................................................................................................................8
INTRODUÇÃO
Há milhares de anos que a relação Homem-Natureza se expressa no uso e ocupação do solo, marcando a superfície do planeta, culminar adaptativo da construção da Paisagem. 
Por todo o mundo, a demanda de recursos que pauta a contemporaneidade tem acelerado a dinâmica de alteração de uso do solo, influenciada por um enquadramento ambiental, económico, social e institucional que lhe é propício.
A fugacidade da exploração do território e dos recursos nos tempos atuais faz aflorar cada vez mais a premência da necessidade de estudar as alterações de uso do solo enquanto meio de informação e previsão das suas consequências, condição de garante da eficaz monitorização ambiental e ordenamento sustentável do território. Nas últimas décadas, as principais e mais recentes mudanças na paisagem prendem-se com a expansão urbana, a construção de grandes infraestruturas, o abandono de extensas áreas agrícolas e a intensificação agrícola de outras, usualmente por via do regadio.
1 DESENVOLVIMENTO
1.1 mUDANÇas na paisagem
A construção de uma hidrelétrica pode provocar grandes transformações na paisagem regional, num processo contrário ao movimento de sua formação original, com impactos negativos para a fauna e flora. A implantação é definida por pré-requisitos, tais como vazão, topografia e fatores geológicos, no entanto, muitas vezes não se observa o estudo integral da paisagem que aponte alternativas para a preservação dos recursos naturais. As mudanças de uso do solo acarretam alterações na estrutura da Paisagem e sua função, o que coloca aos planeadores o desafio de prevenir, monitorizar e mitigar as consequências negativas e valorizar as positivas, de forma a entender e definir quais as opções a implementar no futuro, para, numa abordagem cada vez mais proativa, orientar a direção das forças motrizes de alteração ou para dirimir as suas consequências
Porem os estudos socioeconômicos realizados para avaliar os impactos das barragens, abordaram desde a história da região, a dinâmica populacional, a dinâmica econômica, as condições da infraestrutura e a situação social da região, desde aquela que será minimamente afetada até aquela que será fortemente afetada.
Como se sabe a barragem de Mariana (MG) a 3 anos atrás causou um dos maiores desastres ambientais do país e matou 19 pessoas. Os distritos atingidos estão até hoje em um processo de reconstrução, porém essa obra ainda vai longe, pois processos e acordo das vítimas se acumulam até hoje.
Porem a barragem de Brumadinho (MG), traz consigo a maior tragédia já ocorrida por rompimentos de barragens, tendo um total de 235 mortos e 35 desaparecidos, contudo se não bastasse as mortes que ocorreram essa tragédia trouxe a população ali presente marcas que ficaram para sempre presentes em suas vidas, pois como os moradores mesmos dizem do que vale a vida sem em questão de segundos ela pode ser rompida. Afirmam de maneira bastante comovente que as empresas só estão pensando no seu próprio bolso e esquecem que muitas vidas são ceifadas por falta de respeito aos direitos humanos.
Em minha opinião não tem como explicar o sofrimento das pessoas que passaram por esta tragédia pois, eu que nem se quer tive noção do que as pessoas estão passando até hoje sem ter suas moradias seus empregos e o pior seus familiares que se foram com a lama. Só ao ver relatos e reportagens do que foi tudo isso estou completamente abalada pois não tem explicação para tamanha falta de responsabilidade vinda dos donos dessa barragem, a dor das pessoas e a tristeza delas ao ver tudo destruído, isso tira suas forças para recomeçar uma nova vida. Por este motivo devemos pedir a Deus que as conforte, pelas perdas de seus familiares e que eles consigam seguir em frente, claro que não será fácil, mas aos poucos se reergueram, aos que se foram jamais serão esquecidos, pois algo com tamanha proporção sempre será lembrada, porém é vida que segue. 
CONCLUSÃO
Ao chegar ao termino deste trabalho, pude perceber a importância de saber sobre a topografia do lugar onde será implantada uma barragem, quais serão as mudanças que iram ocorrer na aplicação desses projetos, de que forma isto implicara na vida das pessoas e quais serão os benefícios para os mesmos.
Também pude notar o quão importante é o devido cuidado com a hidrografia da região onde essa obra será implantada pois para muitos moradores da região sua renda é decorrente da pesca.
Contudo a mineradora do país vem crescendo a cada dia mais, tamanho crescimento que vem gerando grandes consequências ambientais como as que foram relatadas no trabalho. No entanto esse tipo de atividade não terá termino no futuro, mas sim um avanço cada vez maior.
REFERÊNCIAS
https://brasil.elpais.com/tag/rompimiento_presa_brumadinho
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Mariana
https://cartografiaescolar.wordpress.com/maquete-fazendo-maquete-com-isopor
Porto MFS. A tragédia da mineração e do desenvolvimento no Brasil: desafios para a saúde coletiva. Cadernos Saúde Pública [online]. 2016; Disponível em: http:// www.scielo.br/pdf/csp/v32n2/0102-311X-csp-32-2- 0102-311X00211015
LACAZ, Francisco Antonio de Castro. PORTO, Marcelo Firpo de Sousa. PINHEIRO, Tarcísio Márcio Magalhães. Tragédias brasileiras contemporâneas: o caso do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão/Samarco. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbso/v42/2317-6369-rbso-42-e9.
Milanez B et al. Antes fosse mais leve a carga: avaliação dos aspectos econômicos, políticos e sociais do desastre da Samarco/Vale/BHP em Mariana (MG). Belo Horizonte: PoEMAS; 2015. Disponível em: http:// http://www.ufjf.br/poemas/files/2014/07/PoEMAS-2015-Antes-fosse-mais-leve-a-carga-vers
UOL Notícias. O que se sabe sobre o rompimento das barragens em Mariana (MG). Disponível em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/11/06/o-que-se-sabesobre-o-rompimento-das-barragens-em-mariana-mg.htm
UOL Notícias. Mortes, danos ambientais e sequelas marcam tragédias com barragens no país. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/11/06/mortesdanos-ambientais-e-sequelas-marcam-tragedias-com-barragens-no-pais.htm
ANEXOS
Sistema de Ensino Presencial Conectado
OU CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
RAQUEL SILVEIRA FLORES
TRANFOMAÇÕES NA PAISAGEM
VARGEM
2019
Raquel silveira flores
TRANSFOMAÇÕES NA PAISAGEM
Trabalho de licenciatura em Geografia apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Fundamentos de Geologia Geomorfologia Hidrogeografia Fundamentos Antropológicos e Sociológicos Práticas pedagógicas em ciências humanas: transformações sociais no espaço e no tempo.
Orientador: Prof Jamile Ruthes Bernardes Thiago Augusto Domingos Tatiana Mendes Elias Barreiros.
Vargem
2019

Continue navegando