Buscar

Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional AD1



Continue navegando


Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância – AD1
Unidade de Aprendizagem: Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO)
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Angelo Damigo Tavares
Nome do aluno: 
Data: 
Orientações:
· Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
· Entregue a atividade no prazo estipulado.
· Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
· Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Esta Avaliação é composta de três questões, distribuídas em três páginas. 
Nas questões abertas, sustente seus argumentos, de forma que sua resposta seja clara e abrangente. 
Questão 1 – (4,5 pontos): 
Com base nos conceitos teóricos acerca do SGSO apresentados no livro didático, responda os itens descritos a seguir (use no máximo seis linhas para cada item):
a) Descreva o que representa a Análise do Faltante (Gap Analysis).
É uma analise dos arranjos de segurança operacional que já existem na organização do detentor de certificado, previamente à implantação do SGSO, comparados com aqueles necessários ao funcionamento do SGSO.
b) Em relação à Regulamentação do SGSO, os Estados-Membros da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) devem elaborar seus respectivos Programas de Segurança dos Estados (SSP). Nesse contexto, descreva ações/providências mínimas exigidas junto aos provedores de serviço para implementação de um SGSO aceitável.
Identificar os perigos à segurança operacional, garantir a aplicação das ações corretivas necessárias a manter um nível aceitável de segurança operacional, prover a supervisão permanente e avaliação periódica do nível de segurança operacional alcançado, ter como meta melhorar continuamente o nível global da segurança operacional.
c) Descreva quatro pontos que permitem encontrar evidências de um SGSO numa organização, comentando brevemente cada um deles.
-Investigação de perigos que afetam a segurança, com objetivo de identificar as deficiências, fatores contribuintes, causas imediatas e potenciais.
-Gerenciamento de riscos, coletando-se dados sobre eventos para tentar discernir tendências, identificar áreas de risco e etc.
-Reporte efetivo de informações de segurança, através da ação voluntaria, relatos confidenciais e notificação do pessoal da área operacional coletando informações relevantes para que sejam aplicadas.
-Implementação efetiva de procedimentos padronizados, incluindo o uso de listas de verificação e briefings.
Questão 2 – (1,5 pontos):
Em relação aos conceitos básicos de segurança operacional, desenvolva ideias acerca dos três modos/abordagens de gestão de segurança operacional, enfatizando as medidas e aspectos temporais desses processos. Use no máximo 8 linhas para a resposta. 
O modo reativo responde a eventos que aconteceram no passado (incidentes e acidentes). O modo proativo busca ativamente a identificação de riscos potenciais por meio da análise das atividades da organização. O modo preditivo captura o desempenho do sistema em operação normal, em tempo real, para identificar potenciais problemas futuros.
Questão 3 – (4,0 pontos):
Assinale como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações a seguir. Nas afirmativas falsas, escreva-as de forma correta.
(F) No que tange aos reportes de ocorrências ou condições de risco, tanto o erro quanto a violação devem ser punidos. 
O erro deve ser trabalhado, pois pode ser sintonia de algum problema latente, A violação deve ser sempre punida.
(F) O perigo é uma consequência de uma condição de risco oferecido num determinado evento.
O risco é uma consequência de um perigo oferecido num determinado evento.
(V) Os Relatos da Aviação Civil permitem que qualquer pessoa reporte situações de perigo real ou potencial, tanto observadas como conhecidas. 
(F) O conceito As Low As Reasonably Practicable (ALARP) traduz a ideia de que o risco deve ser reduzido ao menor nível possível.
O conceito As Low As Reasonably Practicable (ALARP) traduz a ideia de que o risco deve ser mitigado a um nível tão baixo quanto razoavelmente praticável.