Buscar

Ética e Responsabilidade Social e seus desdobramentos socias.

Prévia do material em texto

RESENHA IBF-PÓS
Nome: ROSÂNGELA SANTOS LOPES   844380
Curso: Direitos Humanos Internacionais
RESENHA CRÍTICA – ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Almeida MC. Cumplicidade, complexidade, (com) paixão. In: Carvalho EA. Ética, solidariedade e complexidade. São Paulo (SP): Palas Athena; 1998. 
 Perrenoud P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre (RS): Artes Médicas Sul; 2000.
Em seu artigo "Ética e Responsabilidade Social", o professor mestre Oswaldo Oliveira discorreu a cerca da discussão sobre a Responsabilidade Social Empresarial, e a abrangência da ética. Elencou questões muito importantes que por sua vez, abarcam os conceitos da ética, bem como as possibilidades da responsabilidade social empresarial nos anos de 1990, sem deixar de considerar a atual conjuntura nacional. Também ocupou-se de elucidar pontos extremantes importantes referentes à manutenção do capitalismo e a estrutura social.  
O Autor discorre muito bem em torno dos movimentos sociais, que podem ser definidos como ações coletivas de caráter sociopolítico realizados por homens e mulheres no decorrer da história, nos conduzindo à reflexão a respeito da desigualdade e também da importância do conhecimento e do pleno exercício da ética.
Seu trabalho nos faz considerar que atualmente, vivemos um grande desafio, o de resgatar a ética, o que nos obriga a adotar a dinâmica de abandonar a zona da epifania, e adentrar na esfera da ação para a construção de novos caminhos, adotar novas práticas e outros olhares em busca de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.
É inegável a relevância da ética profissional atrelada ao comportamento moral exerce nas atividades empresariais ditando os nortes que auxiliam nas escolhas adequadas para edificar uma imagem profissional de sucesso. Aderir uma postura ética é imprescindível para que se possa alcançar êxito não apenas no mercado de trabalho, mas nas relações sociais.
Segundo o inenarrável filósofo Aristóteles “O homem é um animal naturalmente político, destinado a viver em sociedade...”, diante isto, nos deparamos com um conjunto de regras e comportamentos já no nascimento. Sendo assim, fica fácil entender esta terminologia considerando que é inerente ao nosso dia a dia desde sempre. 
Visto que a convivência em sociedade faz parte da necessidade humana, precisamos entender que, para que possamos usufruir de um convívio social pacífico, é imperioso que respeitemos determinadas normas preestabelecidas pela sociedade em que vivemos. Em uma sociedade pluralista, é necessário que cultivemos a empatia, o respeito mútuo, seguir as referências éticas além da tolerância e compaixão. 
A sociedade é fruto de inúmeras ações tanto individuais quanto coletivas. Desse modo, o ideal é que cada profissional tenha acesso, desde o princípio da sua formação, ao estímulo para desenvolver a capacidade de questionar e revisar suas ações constantemente, promovendo assim, uma construção identitária ética, que deve acompanhar a evolução da sociedade, para não vir a se tornar inócuo e sem qualquer valia.
A responsabilidade social é um conjunto de práticas voluntárias adotadas por empresas comprometidas com o bem estar comunitário, que visa o bem de todos, e em momento algum deve ser confundida com ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos, e tão pouco com filantropias ou assistências sociais. É um dos importantes mecanismo de busca por uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo e harmônico. 
Trata-se de um processo contínuo e de melhoria da empresa, que é pensando estrategicamente em como melhorar a relação com seus colaboradores, comunidades e parceiros. Essa estratégia deve ser revista, reavaliada e atualizada constantemente, por olhares despidos de qualquer preconceito ou intento capitalista e desumano. 
Uma gestão ética é extremamente comprometida e articulada com o ser humano. Desse modo, o colocar no centro das estratégias, criando e mantendo um ambiente saudável, que propicie o crescimento e desenvolvimento do mesmo, o que lhe proporciona um ambiente motivador e com mais qualidade, contribuindo para sua evolução.
A ética, é um requisito fundamental para a vida em sociedade, que indubitavelmente colabora, positivamente, para que se possa estabelecer uma convivência social mais qualificada em conjunto e com outras práticas de humanização que são tão significativas para a retomada de valores éticos e morais.
Produzir pensamento crítico que preconize a ética, é determinante para a vida social.

Continue navegando