Buscar

Gele letal e codominancia

Prévia do material em texto

1- No homem, a acondroplasia é uma anomalia genética, autossômica dominante, caracterizada por um tipo de nanismo em que a cabeça e o tronco são normais, mas os braços e as pernas são curtos. A letalidade dessa anomalia é causada por um gene dominante em dose dupla. Dessa forma, na descendência de um casal acondroplásico, a proporção fenotípica esperada em F1 é:
a) 100% anões.
b) 100% normais.
c) 33,3% anões e 66,7% normais.
d) 46,7% anões e 53,3% normais.
e) 66,7% anões e 33,3% normais.
2- Em drosófila, o gene A mata os indivíduos homozigotos ainda na fase embrionária. Sabendo-se que do cruzamento entre indivíduos heterozigotos nasceram 600 descendentes, teoricamente, quantos deveram ser heterozigotos ?
A)50
B)150
C)200
D)300
E)400
3- A pelagem amarela em ratos é determinada pelo alelo C, enquanto a pelagem cinza é determinada pelo alelo c. Sabendo que o alelo C, em homozigose, é letal e provoca a morte do embrião ainda no seu desenvolvimento, determine a proporção de indivíduos amarelos e cinzas do cruzamento entre um rato amarelo e um rato cinza?
4- Em determinado tipo de camundongo, a pelagem branca é condicionada pela presença do gene "A", letal em homozigose. Seu alelo recessivo "a" condiciona pelagem preta. Para os filhotes vivos de um cruzamento de um casal de heterozigotos, esperam-se as seguintes proporções de camundongos de pelagem branca e preta, respectivamente:
1/2 e 1/2
1/4 e 3/4
2/3 e 1/3
3/4 e ¼
5- A pseudo-acondroplasia é um tipo de nanismo determinado geneticamente pelo alelo D autossômico dominante que interfere no crescimento dos ossos durante o desenvolvimento. A princípio, pensou-se que o fenótipo anão seria expresso pelo genótipo D/D ou D/d. Entretanto, foi considerado que a severidade do alelo dominante, quando em dose dupla, produz efeito letal durante o desenvolvimento embrionário, provocando aborto precocemente.
Considere um casal de anões pseudo-acondroplásicos, para responder às seguintes questões:
a) Quais são os genótipos de cada indivíduo do referido casal?
b) Caso a mulher deste casal venha dar à luz uma criança, qual é a probabilidade dela nascer geneticamente com a
pseudo-acondroplasia?
c) Como o casal já tem três crianças com a pseudoacondroplasia, qual é a probabilidade de, em um eventual quarto nascimento, a criança nascer também afetada?
d) Se o casal tem planos para ter uma menina normal em relação a esta condição genética, qual é a probabilidade que se espera para este evento?
e) Em uma outra família, com 3 meninas e 2 meninos, todos apresentando a pseudo-acondroplasia, quantas destas crianças são homozigotas no loco correspondente a este tipo de nanismo?
6- A maravilha (Mirabilis jalapa) é uma planta que apresenta flores vermelhas, brancas e rosas. O fenótipo rosa é determinado quando a planta é heterozigota e caracteriza-se por ser uma coloração intermediária. A maravilha é, portanto, um exemplo clássico de:
a) Alelos letais.
b) Dominância completa.
c) Dominância incompleta.
d) Epistasia.
e) Codominância.
7- Dominância incompleta, ou semidominância, ocorre quando alelos em heterozigose promovem efeitos diferentes no fenótipo em relação ao estado de homozigose. Em plantas maravilhas, os genótipos abaixo influenciam nos seguintes fenótipos:
– BB = flores vermelhas.
– bb = flores brancas.
– Bb = flores rosas.
Em cruzamento entre uma maravilha vermelha e uma branca, nasceu, em F1, 90 maravilhas rosas. Qual a porcentagem de indivíduos da cor vermelha ocorrerá se autofecundarmos duas maravilhas da F2?
a) 50%. 		b) 25%.	c) 100%.
d) 0%.			d) 75%.
8- Em rabanetes, um único par de alelos de um gene controla a forma da raiz. Três formas são observadas: oval, redonda e longa. Cruzamentos entre estes três tipos apresentam os seguintes resultados:
Qual a proporção de progênie esperada do cruzamento
oval x oval?
A 3 ovais : 1 longo
B 1 redondo : 1 longo
C 1 oval : 2 redondos : 1 longo
D 3 redondos : 1 longo
E 1 redondo : 2 ovais : 1 longo
9- Cruzando-se galo branco com uma galinha preta, sendo ambos homozigotos para seus respectivos caracteres e com ausência de dominância, obtêm-se em F1 100% de indivíduos azuis. Do cruzamento dos indivíduos de F1, obtêm-se em F2 a seguinte relação fenotípica: 
a) 25% preto, 50% azuis, 25% branco 
b) 25% preto, 25% azuis, 50% branco 
c) 25% brancos, 25% azuis, 50% pretos 
d) 25% brancos e 75% pretos 
e) 25% brancos e 75% azuis.
10- Uma planta que produz rabanetes redondos foi cruzada com outra que produzia rabanetes alongados, resultando no surgimento de 100% de plantas que produziam rabanetes ovais. O cruzamento das plantas que produziam rabanetes ovais entre si gerou 30 plantas que produziam rabanetes redondos, 62 plantas que produziam rabanetes ovais e 34 plantas que produziam rabanetes alongados. Qual o tipo de herança ligada à determinação da forma dos rabanetes produzidos por essa espécie de planta? Demonstre os cruzamentos citados e os respectivos genótipos dos indivíduos envolvidos.

Continue navegando