Buscar

Fichamento Constituições Brasileiras

Prévia do material em texto

Fichamento Constituições Brasileiras
Recorte “gênero e poder”
Interpretação da constituição de 1824[endnoteRef:1] [1: http://mapa.an.gov.br/index.php/menu-de-categorias-2/305-constituicao-de-1824 ] 
CONSTITUIÇÃO POLITICA DO IMPERIO DO BRAZIL (DE 25 DE MARÇO DE 1824)[endnoteRef:2] [2: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm] 
Art. 5. A Religião Catholica Apostolica Romana continuará a ser a Religião do Imperio. Todas as outras Religiões serão permitidas com seu culto domestico, ou particular em casas para isso destinadas, sem fórma alguma exterior do Templo.
“Liberdade religiosa assegurada, porém, em âmbito doméstico”
Art. 6. São Cidadãos Brazileiros
“Fica expresso que as pessoas escravizadas, os indígenas e imigrantes não são cidadãos brasileiros”
  Art. 179. A inviolabilidade dos Direitos Civis, e Politicos dos Cidadãos Brazileiros, que tem por base a liberdade, a segurança individual, e a propriedade, é garantida pela Constituição do Imperio, pela maneira seguinte.
“é muito interessante o quanto esse artigo é atual e ao mesmo tempo contraditório com muitos fatos históricos registrados no império. Entende-se que o poder moderador outorgado ao imperador, fora usado em muitos casos para transpor inconvenientes jurídicos”
Não é feito nenhuma referência a mulher ou aos direitos femininos e tampouco as pessoas escravizadas ou indígenas, deixando essas à própria sorte.

Continue navegando

Outros materiais