Buscar

Resenha - A arte da Guerra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha do livro: A Arte da Guerra 
Viviane Pereira Amaral
O livro a arte da guerra foi escrito por um general estrategista chamado Sun Tzu, onde no decorrer do mesmo expõe suas experiências bélicas vividas nas guerras militares, trazendo-as como ensinamentos para o alcance de vitórias. O primeiro ponto estrategista de Sun Tzu apresentado no livro, onde ele sacrifica as duas princesas favoritas do rei, define claramente que para obter a mudança ou alcançar um determinado objetivo deve-se às vezes trocar à linha de comando, neste caso as duas princesas que comandavam as outras. 
Sun Tzu menciona cinco elementos da arte da guerra, sendo eles a medida do espaço, a avaliação das quantidades, as regras de cálculo, as comparações e as chances de vitória. Um elemento depende do outro, se tivermos conhecimentos desses fatores, podemos então presumir o final de uma guerra. Para ele, a guerra é feita para se ter paz e que a estratégia vitoriosa para um general é aquela que se apodera do reino inimigo sem necessidade de destruí-lo, deixando-o intato, dessa forma ele descreve alguns ensinamentos, tais como não atacar o inimigo e sim a estratégia que ele possui, rompendo as alianças e assim resolver os problemas antes mesmo que eles apareçam. Deve-se ainda estar preparado para qualquer contingência que venha a acontecer e conhecer bem o inimigo como a si mesmo. Sun Tzu complementa ainda que “a invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque”. 
Os ensinamentos estrategistas de Sun Tzu podem ser utilizados por administradores se associados como uma “guerra” entre as empresas, dessa forma para uma boa administração deve-se ter pensamentos estratégicos, conhecendo o adversário tão bem quanto a si mesmo, procurando descobrir as estratégias do oponente e assim atacá-las.
TZU, Sun. A Arte da Guerra. Tradução: Sueli Barros Cassal – Porto Alegre: L&PM, 2006.

Continue navegando