Buscar

ATRESIA DE DUODENO

Prévia do material em texto

ATRESIA DE DUODENO
Local mais acometido: delgado. O diagnóstico pode ser realizado no pré-termo com USG (polidrâmnio, ascite, alça dilatada) ou no pós-termo (vômitos biliares com pouca distensão – aumento da bolha gástrica). Tratamento: sempre cirúrgico. Grande associação com a Síndrome de Down! Tratamento é sempre cirúrgico!
*Sinal da dupla Bolha: gástrica + duodenal 
	ATRESIA DE DUODENO
	ESTENOSE HIPERTRÓFICA DE PILORO
	Vômitos biliosos após o nascimento
	Vômitos não biliosos em jato nas primeiras semanas
	30% associados à Síndrome de Down
	Alcalose metabólica hipoclorêmica e hipocalêmica
	Sinal da Dupla Bolha
	Oliva palpável em epigástrio 
Ocorre falha na recanalização do intestino por volta das 9-11 semanas de gestação. Os sintomas se iniciam nas primeiras 24-48 horas de vida. Caso a atresia seja antes da papila maior do duodeno, os vômitos podem ser não-biliosos. A segunda bolha refere-se ao acúmulo de ar deglutido. O achado no RX descarta a necessidade de outros exames complementares. É importante a cirurgia ser realizada o quanto antes. 
*Malformações associadas: atresia ou agenesia biliar, alterações cardíacas e vertebrais.
Tratamento: deve-se realizar correção HE + hidratação. Cirurgia após estabilização da criança (não pode ser ultrapassado o tempo de 24h).
· By-pass. Duodenoduodenostomia lateral em diamante1
A síndrome de Down também se associa: pâncreas anular, fístula traqueoesofágica, doença de Hirschprung, ânus imperfurado. 
ATRESIA JEJUNOILEAL
É a atresia mais comum do TGI. Relaciona-se com isquemia mesentérica. Associa-se com a fibrose cística em 10% dos casos. NÃO se relaciona com malformações como acontece na atresia duodenal. Aspecto: “casca de maça”. O delgado é o local de maior acometimento. A clínica é semelhante, com vômitos biliosos – sendo a distensão mais importante. Quanto mais distal, maior será a distensão. Tratamento: reconstrução cirúrgica. 
ATRESIA COLÔNICA
ÍLEO MECONIAL
SÍNDROME DO PLUG MECONIAL
MÁ ROTAÇÃO DE VOLVO E INTESTINO MÉDIO
INTUSSEPÇÃO

Continue navegando