Buscar

GEOGRAFIA 2020

Prévia do material em texto

FUNEC INDUSTRIAL
GEOGRAFIA 
LEANDRA CAMYLLE BIGÃO DE SOUSA
A GUERRA FRIA
ATIVIDADE
1- “O problema da Guerra Fria foi tema de debate durante a segunda metade
do século XX; já não é mais porque é consenso de que não existe mais”.
“Já não vivemos em tempos de Guerra Fria.”
As duas frases retiradas da introdução do artigo induzem ao leitor a acreditar
que a guerra fria acabou.
a) O que foi a Guerra Fria?
A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência. 
b) A Guerra fria acabou? Justifique sua resposta.
Sim, ela já acabou. A guerra fria consistia na disputa entre duas grandes potências URSS e EUA. Mas agora a URSS se dividiu deixando de ser uma potência ao nível dos EUA. Outro fator que faz com que essa disputa tenha chegado ao fim é o surgimento de várias outras potências como os BRICS e o Japão, fazendo com que a guerra fria deixasse de existir e desse lugar a uma nova competição muito mais complexa que não envolve apenas duas grandes potências, mas sim várias potências espalhadas pelo mundo.
2- O autor do artigo, analisa a guerra fria sobre três perspectivas. Explique-as.
A primeira visão tradicional, ou seja, a que se situa na perspectiva daquele período, tratando de reconstruir os acontecimentos e o modo como foram vividos e percebidos. É uma perspectiva do passado no sentido fraco, ou seja, que se refere a ele quando era presente.
A segunda perspectiva é a do passado no sentido forte, do passado tratado como
passado, analisado a partir do nosso presente. Podemos pretender captar a “lógica” do fenômeno histórico e de seu respectivo processo, descobrir nele o que estava oculto. Também podemos reexaminar a cronologia normalmente aceita, tanto no que se refere ao início ou largada da guerra fria, como no que se refere à sua culminação ou ao seu final.
A terceira perspectiva é da negação da negação, ao mesmo tempo que é sua superação enquanto recuperação e conservação das duas perspectivas anteriores, no sentido de síntese dialética delas. O historiador instala-se no presente, não em seu suposto caráter fixo, mas naquele presente que tende a se dissolver e resolver-se no futuro para o qual aponta.
3- Nesse período, considerado como Guerra Fria. O articulista denomina
quatro etapas consecutivas.
Que etapas são essas? E o que eles representam?
A ETAPA DA CONTENÇÃO: Esta doutrina formulada pelos EUA, durante a guerra fria, tinha por objetivo básico conter a ameaça que a URSS representa naquele momento.
A ETAPA DA DISTENSÃO:
A ETAPA DA COEXISTÊNCIA PACÍFICA: Foi o momento que os EUA e a URSS passaram a se ignorar, para não haver uma guerra nuclera.
A ETAPA DA COOPERAÇÃO ENTRE SISTEMAS: A PERESTROIKA: Uma reestruturação Política da URSS que tinha o objetivo de reorganizar setores da sociedade soviética, consistia em acabar com a centralização econômica instaurada por Lênin depois da revolução Russa, em 1917. Foi considerada uma abertura econômica, afim de promover uma reforma no sistema socialista em vigor e reduzir os gastos com defesa, fomentando uma negociação com os EUA.
4- O MACARTISMO, é nome dado a um período conturbado na historiografia
dos EUA, relacione esse momento com a politica brasileira entre os anos 1950
a 1964.
Foi um polêmico movimento político norte-americano para tentar combater o comunismo no país nos anos 1950 – mesmo que isso significasse violar o direito civil à opinião política, previsto na Constituição. Motivado pela paranoia da Guerra Fria, entre EUA e URSS, o macarthismo foi personificado pelo senador republicano Joseph McCarthy – daí seu nome. 
Como presidente do Comitê de Investigação de Atividades Antiamericanas do Senado, McCarthy cometeu diversos abusos: autorizou quebras de sigilo, violou fundamentos legais (como o direito à ampla defesa), pressionou interrogatórios e divulgou listas de supostos adeptos do comunismo que deveriam sofrer todo tipo de sanção – mesmo sem provas definitivas.
As investigações não poupavam ninguém: mem bros do Exército, do governo e do próprio Parlamento. Especialmente, professores, escritores, artistas e sindicalistas. Em Hollywood, vários diretores, produtores e atores tiveram a carreira arrasada por entrarem na “lista negra”. Até Charles Chaplin foi incluído e penou para conseguir trabalho nessa época. 
5- Entidades supra nacionais foram criadas para legitimar posturas globais.
Hoje isso fica muito claro com a OMS, ditando padrões mundiais da maneira
como os países devem ou não agir com a pandemia COVID-19.
Explique qual o papel da ONU durante a guerra Fria, quem é essa organização
e qual sua finalidade?
Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele. Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros; hoje são 193. A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Outros escritórios situam-se em Genebra, Nairóbi e Viena. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.
6- “Vietnã, guerra árabe-israelense, e OPEP, podem ser colocadas dentro de
uma mesma panela”.
Explique a frase acima.
7- Dentro do contexto da Guerra fria explique nos mínimos detalhes a imagem
abaixo.
Se trata do embargo dos Estados Unidos em relação a Cuba que é uma interdição de caráter econômico, financeiro e comercial imposta pelos EUA ao governo cubano no ano de 1962. Existem muitos fatores que desencadearam isso então sugiro que procure algum artigo sobre o "Embargo estadunidense a Cuba”
8- A CORRIDA ARMAMENTISTA E A CORRIDA ESPACIAL, trouxeram
importantes ferramentas para a modernidade. Pesquise duas dessas novas
ferramentas (invenções) e contextualize-as.
Filtro de água:
Nos anos 1960, a NASA desenvolveu um sistema de filtros que usava cartuchos de iodo para limpar as fontes de água das naves. Desde então, essa tecnologia, que elimina bactérias do líquido, passou a ser aplicada em filtros d'água na Terra e na limpeza de piscinas públicas.
Câmera de telefones celulares :
Nos anos 1990, uma equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA criou câmeras pequenas o bastante para caberem em naves e sondas, sem perder a qualidade científica das imagens. Atualmente, 1/3 de todas as câmeras têm essa tecnologia, em especial aquelas de celulares e computadores.
9- No oriente a URSS começava a ter sérios problemas internos, o Socialismo
se mostrou ineficaz, falso, e uma armadilha aos europeus orientais. Os novos
ditadores travestidos de governos sociais perceberam e começaram a mudar.
O QUE FOI A PERESTROIKA E A GLASNOST?
As principais características da política interna do governo de Gorbatchev estiveram relacionadas a duas palavras russas que indicavam as tentativas de mudanças no sistema soviético: perestroika e glasnost. Em russo, perestroika tem o significado de reestruturação. A utilização da palavra tinha por objetivo indicar os caminhos a serem traçados para realizar mudanças estruturais na economia e na sociedade soviética. Já a palavra glasnost tem por significado transparência e foi utilizada para representar o processo de abertura política que pretendia Gorbatchev e o grupo de burocratas soviéticos que o auxiliava. Era uma tentativa de dar um pouco de transparência aos mecanismos de decisão política da URSS, rigidamente controlada pela nomenklatura, a classe de burocratas que controlava a sociedade soviética.A perestroika e a glasnost eram, dessa forma, uma tentativa de Mikhail Gorbatchev de por fim à crise social pela qual atravessava a sociedade soviética. E essa crise estava relacionada com o próprio desenvolvimento da URSS.
10- Explique esse sub-titulo no artigo “O FINAL DA GUERRA FRIA: INCONSISTÊNCIAS DA
PERSPECTIVA TRADICIONAL.”
11- De que maneira a CHINA demostra que o anticomunismo e a Guerra Fria
se tornam obsoletos como recursos ideológicos e são declarados superados e
sem vigência?
12-“retórica alarmista, provocada pela propaganda anticomunista, obviamente,
não é desinteressada. O discurso oficial da Guerra Fria separava a política em
duas esferas antagôpoliticas: o “Mundo Livre” e o “Império do Mal”. A fronteira
entre essas duas realidades, aparentemente inconciliáveis, seria justamente a
democracia e a liberdade. Porém, para evitar um desenvolvimento autônomo e
manter a hegemonia americana no continente, o conceito de democracia
precisou, e muito, ser alargado.”
a) NESTE CONTEXTO EXPLIQUE O QUE É DEMOCRACIA?
REPITO NESTE CONTEXTO VIU.

Continue navegando

Outros materiais