Buscar

O QUE É A LINGUAGEM

Prévia do material em texto

O QUE É A LINGUAGEM? É o que nos torna capazes de externar pensamentos por meio de um estilo próprio de comunicação. Faz parte do convívio humano. Entre algo dito e o seu significado existem algumas diferenças. Pode ser expressa pela forma do: MYTHOS: relação com fantasia, uma explicação carregada de significado religioso. LOGOS: palavra que exprime o pensamento, fruto de um conhecimento racional. OBJETIVO: COMUNICAÇÃO.
 “O ser humano inventou a linguagem para satisfazer a sua profunda necessidade de se queixar.”
SURGIMENTO DA LINGUAGEM
A linguagem seria natural ao homem ou fruto de uma construção social? O sentido dada as palavras são construções sociais regidas por leis específicas de cada localidade. A discussão, as palavras, as demonstrações verbais são um campo privilegiado da filosofia. Por se afastarem do sentido comum das palavras, os filósofos teriam criado problemas insolúveis. O filósofo teria a tarefa de livrar o mundo do “atoleiro” a que alguns conceitos o levaram. A filosofia da linguagem tornou-se um campo de estudos privilegiados entre os séculos XIX e XX.
Bertrand Russel ( ) Filósofo, lógico e matemático, defendia que os conceitos de linguagem refletem um pouco de casa uma dessas áreas. Afirmava que o homem se esquecia de analisar separadamente o sentido e o significado das proposições que faz no dia a dia. Tal ação poderia levá-lo a cometer erros e confusões nas interpretações. A solução seria empregar o atomismo lógico: Possibilidade de fazer uma análise lógica da linguagem, da mesma maneira que se analisa o átomo, a fim de estabelecer uma linguagem simples de interpretação clara.

Mais conteúdos dessa disciplina