Buscar

Avaliação Final (Discursiva) III - Individual FLEX

Prévia do material em texto

1.
	A matemática financeira trata da comparação de valores monetários ao longo do tempo, com a qual é possível analisar e comparar alternativas de investimento. Essa comparação ocorre por meio de simulações de aplicações nos regimes de capitalização existentes, que tratam do modo como a taxa de juros atua sobre o capital no decorrer do tempo. Nesse contexto, responda às questões a seguir:
a) Quais são os dois regimes de capitalização existentes?
b) Explique a diferença existente entre esses dois regimes, ou sistemas de capitalização.
Não esqueça de apresentar a resolução da questão, pois ela é considerada no momento da correção.
	Resposta Esperada:
a) Os dois sistemas de capitalização existentes são o Regime de Capitalização Simples e o Regime de Capitalização Composto.
b) Quanto à diferença encontrada nos dois tipos de regimes de capitalização, pode-se citar que na capitalização simples os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, sem alterações da base de cálculo no decorrer do período. Na capitalização composta, os juros produzidos em determinado período são somados ao montante apurado no período anterior, conhecido também como juros sobre juros.
	2.
	Kelly está muito feliz, pois seu chefe lhe prometeu um aumento salarial no próximo mês. Ela já trabalha há três anos na mesma empresa e nunca recebeu um aumento. Observando seu contracheque no mês seguinte, viu que seu aumento salarial foi de 5%. Preocupada com a inflação acumulada nos últimos anos e a diminuição do seu poder de compra, Kelly foi conversar com seu chefe. Com base no exposto, disserte sobre a diferença entre taxa real e aparente.
	Resposta Esperada:
A taxa real de juros nada mais é do que a apuração de ganho ou perda com relação a uma taxa de inflação ou de um custo de oportunidade. Aqui você desconta da operação o valor da inflação, por isso ela se chama taxa real. Significa dizer que taxa real de juros é o verdadeiro ganho financeiro. 
A taxa aparente é a taxa que se obtém numa operação financeira sem se considerar os efeitos da inflação.

Continue navegando

Outros materiais