Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA DE FORMAÇÃOE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:572206) ( peso.:4,00)
	Prova:
	21453643
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O debate sobre acesso aberto tem como foco principal a comunicação científica, que, para Meadows (1999), é o coração da ciência, sendo tão vital quanto à própria investigação científica. Isso porque transforma uma pesquisa em novas pesquisas e mais conhecimento social produzido. Diante disso, disserte sobre o motivo da transformação de conhecimento por meio do movimento de acesso aberto. 
FONTE: MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
	Resposta Esperada:
- O movimento de acesso aberto proporciona a transformação de conhecimento, pois auxilia na disseminação gratuita da informação científica produzidas em universidades, empresas, centro informacionais, entre outros.
- Seus conteúdos são divulgados por meio dos artigos de revistas, também chamados de periódicos, e comunicações de eventos, relatórios de pesquisa, anais de congressos, teses, dissertações, livros, entre outros.
- Antes mesmo do movimento de acesso aberto se fortalecer, já era possível ver iniciativas que já tinham como objetivo o acesso irrestrito.
	2.
	Muitas questões éticas permeiam a formação e o desenvolvimento de coleções. O bibliotecário deverá buscar se capacitar cada vez mais de modo que sua atuação profissional bibliotecária promova uma sociedade mais justa e com afirmação da diversidade cultural. Disserte sobre a ética no processo de formação e desenvolvimento de coleções.
	Resposta Esperada:
O profissional ao traçar a política de formação e desenvolvimento de coleções, conceberá a biblioteca como um espaço coletivo. Dessa maneira, a coleção será desenvolvida para suprir as necessidades informacionais de todos os interagentes que utilizam tal espaço, de modo que o acesso à informação vise ao bem de todos e seja um bem público. Percebemos, portanto, que a tarefa de desenvolver este instrumento não está imbuída apenas de conhecimentos técnicos sobre a área, mas também exige consciência política e ética na atuação do bibliotecário. Todos os usuários têm o mesmo direito de acesso à informação, sem distinção de sexo, raça, gênero ou postura ideológica ou político-partidária.
Parte inferior do formulário

Continue navegando