Buscar

Ética, Política e Sociedade (ADG18) - p2-

Prévia do material em texto

1.
	Um nova declaração universal sobre proteção ambiental foi escrita pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. O referido documento foi intitulado como Relatório Brundtland, ou Nosso Futuro Comum. Com efeito, este documento inaugurou o conceito de desenvolvimento sustentável. Sobre o desenvolvimento sustentável, analise as sentenças a seguir:
I- Um mundo onde a pobreza e a desigualdade são endêmicas estará sempre propenso a crises ecológicas porque o desenvolvimento sustentável requer que as sociedades atendam às necessidades humanas tanto pelo aumento do potencial produtivo como pela garantia de oportunidades iguais para todos. 
II- Muitos de nós vivemos para além dos recursos ecológicos, em nossos padrões de consumo de energia. O desenvolvimento sustentável põe em risco os sistemas naturais da vida na Terra: a atmosfera, as águas, os solos e os seres vivos. 
III- Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as necessidades humanas.
IV- A agenda para a mudança global prevê ações no âmbito das políticas públicas cuja finalidade não interfere na governabilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	2.
	Entre as contribuições que mais impactaram a Sociologia e que exercem uma influência até hoje, encontramos aquelas dadas pelo filósofo alemão Karl Marx. A obra de Marx é importante para a compreensão da sociedade capitalista em que vivemos. Os conceitos sociológicos forjados por esse autor são instrumentais para a compreensão da dinâmica da vida social. Com relação ao pensamento marxista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para Marx, a etapa final da História seria o socialismo, regime sem classes sociais.
	 b)
	Para Marx, o processo produtivo capitalista levaria a diminuição da desigualdade.
	 c)
	Para Marx, a sociedade capitalista se comporia pelas classes alta, média e baixa.
	 d)
	Para Marx, no capitalismo, o trabalhador perde a autonomia na produção.
	3.
	Ética e moral são coisas distintas, que tratam da conduta humana. Embora tenham o mesmo objeto (o comportamento do ser humano em sociedade), moral e ética distinguem-se por características próprias. Sobre as características da ética e da moral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ética é perene e a moral é temporal.
(    ) A ética é universal e a moral é cultural.
(    ) A ética é conduta da regra e a moral é regra.
(    ) A ética é prática e a moral é teórica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	Dentre todos os períodos históricos vividos pelo homem, seja na Idade Antiga, Média ou Contemporânea, a razão, a fé ou a filosofia têm por meta alcançar algum objetivo maior, um fim a ser realizado. Tal objetivo deve ser atingido ao seguir condutas éticas e morais, que variam em cada período e épocas distintas. Qual é o maior objetivo buscado pela razão científica da modernidade?
	 a)
	Riqueza de espírito.
	 b)
	Felicidade.
	 c)
	Saber racional.
	 d)
	Iluminação divina.
	5.
	A cultura ocidental resultou, em grande parte, da articulação entre dois sistemas de pensamento: a cultura grega e a cultura judaico-cristã. Ambas foram fundamentais para a elaboração da ideia de política no período medieval, influenciada, sobretudo, pelo cristianismo. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A teoria política cristã baseia-se na teocracia, ou seja, o poder divino conduzia as leis, uma vez que os hebreus receberam o livro das leis do próprio Deus.
(    ) O formato político dos cristãos consolidou-se apenas no Império Romano, pois este foi o único que possuiu o cristianismo como religião oficial.
(    ) Uma das influências da política cristã foi o formato pensado por Platão, baseado na ideia de uma comunidade hierárquica governada por filósofos.
(    ) A ideia de Direito Natural constituiu uma das bases da política pensada pelo cristianismo, uma vez que a hierarquia social seria definida pela ordem divina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	A globalização provocou muitas mudanças sociais na contemporaneidade. Embora tenha se iniciado com a expansão econômica europeia, é a partir da consolidação do capitalismo em nível global no século XIX e com as transformações tecnológicas do século XX que a globalização se intensifica e extrapola a esfera econômica para hoje se configurar como a própria dinâmica do capitalismo em seu aspecto cultural e político. Quanto às feições atuais do processo de globalização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O processo de globalização se reduz a seu aspecto econômico.
	 b)
	O termo globalização liga-se à desregulamentação dos mercados.
	 c)
	O termo globalização seria uma nova expressão do socialismo.
	 d)
	O processo de globalização concretiza-se ao fim da Segunda Guerra Mundial.
	7.
	Durante o Período Medieval, a prática e a reflexão política foram fortemente marcadas pela herança cultural do Ocidente em suas características judaico-cristãs e greco-romanas. Desta maneira, para os medievais, a noção de política tinha como fonte as tradições grega, judaica e do cristianismo. Os filósofos desta época, ao pensarem acerca da política, se fundamentavam nas contribuições advindas dessas matrizes culturais, o que imprimiu determinadas características específicas à prática politica no período. Quanto à influência dessas fontes no pensamento político medieval, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A polarização do poder entre os reis e o Papa no período evitou a ocorrência de conflitos.
	 b)
	Os filósofos do período medieval fundamentavam a teoria política exclusivamente na Bíblia.
	 c)
	Entre os hebreus, por tradição, os governos eram repúblicas democráticas e de caráter legalista.
	 d)
	No período medieval predominaram as teorias de poder teológico-políticas, nas quais o poder é favor divino.
	8.
	Ao longo da história humana foram desenvolvidas diferentes concepções de ética. Ainda hoje estes conceitos formulados são tomados como parâmetro pela sociedade contemporânea, no sentido de dizer o que é certo ou errado, bom ou mal. Na Idade Moderna, que supera a condição medieval, a ética que surge e se legitima nesse período é de tendência antropocêntrica, em que o ser humano é o seu fim e fundamento, apesar de ainda consistir na ideia de um ser universal e possuidor de uma natureza instável. Assim mesmo, ele aparece como o centro de tudo: da ciência, da política, da arte e da moral. Sobre a concepção kantiana de ética, analise as seguintes afirmativas:
I- A ética kantiana está inteiramente subordinada à razão, pois o ser humano é sujeito de suas atitudes éticas.
II- Cada pessoa deve definir o que é certo e o que é errado, sobre o que é ético ou não, tendo como referência as suas próprias convicções.
III- Kant nega a existência da autonomia da ação moral da liberdade ética. Essa negação está baseada na impossibilidade da ação deliberada.
IV- A teoria ética kantiana contraria a visão cristã, pois Kant defende a ideia de que não existe bondade natural.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	9.
	Durante a Idade Média, ética e política estavam imbricadas, se na antiguidade esperava-se do governante que esse fundamentasse suas ações no exercício ético baseado narazão, na Idade Média era a ética cristã que deveria conduzir a prática política. Na Modernidade isso tudo se apresenta de maneira muito diferente. Entre um período e outro assistimos as contribuições originais de Maquiavel, que já antecipavam algumas das características que a política viria a assumir a Modernidade. Com relação ao pensamento maquiavélico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Maquiavel vinculava o poder político ao poder da Igreja católica.
(    ) Maquiavel defendia o Direito Romano como fundamento da política.
(    ) Para Maquiavel, a lógica da política é a lógica racional da justiça.
(    ) Para Maquiavel, a lógica política desvincula-se da vida do governante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	Jürgen Habermas, um dos mais importantes sociólogos ainda vivos, pode ser considerado como um dos herdeiros do legado intelectual da Escola de Frankfurt. Desta maneira, ele apresenta-se como um continuador das teses acerca da modernidade forjadas no Instituto de Pesquisa Social. Trazendo uma contribuição original à Sociologia, o estudo da obra de Habermas é fundamental para a compreensão da questão da Modernidade. Quanto ao pensamento habermasiano, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Habermas defende as perspectivas pós-modernas da racionalidade.
(    ) Habermas defende a mudança social pela via da luta de classes.
(    ) Habermas defende a via do diálogo para a garantia do consenso.
(    ) Habermas defende uma racionalidade de caráter ético-comunicativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	11.
	(ENADE, 2011) Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.
Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I- Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital.
II- O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
III- O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
IV- O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	I, II e III.
	 b)
	I e II.
	 c)
	III e IV.
	 d)
	II e IV.
	12.
	(ENADE, 2009) Leia o trecho:
O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal) (GOHN, 2003).
É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:
	 a)
	Recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.
	 b)
	É composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
	 c)
	Defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
	 d)
	Cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.

Continue navegando