Buscar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I V SEMESTRE

Prévia do material em texto

Resumo 
 Este projeto de ensino visa abordar a escravidão negra no Brasil colonial suas consequências na atualidade. O Brasil é um país miscigenado, oriundo da mistura de três etnias: O branco (europeu), o índio e o negro. Porem devido o processo de exclusão e de civilização baseado em superior e inferior o índio e o negro ficaram a margem da sociedade. 
Desta forma este projeto de ensino, através das atividades propostas traz um melhor entendimento acerca do tema proposto abordando suas consequências para atualidade, como racismo exclusão, entre outras e trazendo questionamentos sobre as politicas publicas que foram criadas para amenizar a situação do negro no brasil.
 Palavras-chaves – escravidão, leis abolicionistas, preconceito, Brasil-colônia.
 1 - Tema 
A escravidao negra no brasil colonial e suas consequencias nos dias atuis.
2 – Justificativa e referencial teórico
1- LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Esses textos são de grande importancia para os professores de história pois o ensino de historia é muito importante para o conhecimento dos alunos mais muitos profesores não valorizam ou não sabem passar o conteúdo para os alunos. A escola tem sido o lugar do papel social do professor identificado com uma concepição do saber pronto acabado e localizado, cujo desdrobamento é a visao a re flexao e o acritismo, sem falar na falta de comunicaçao. A escola e a sala de aula surgem assim comocomo lugar social de interiorizaçao de homens em que o livro didático é o ponto comum entre o professor e o aluno.
A história como forma de conhecimento, não escapa a essa caracterização. Essa consequência trata-se de enfatizar que o conhecimento que o conhecimento histórico deve ser orientado no sentido de indagar a relação dos sujeitos com os seus objetos de conhecimento, provocando seu posicionamento questionando as formas de existência humana e promovendo a redefinição de posicionamentos dos sujeitos no mundo em que vivem. A partir disso é preciso considerar que a produção do saber histórico evidencia-se como instrumento de leitura do mundo e não mera disciplina.
A referência a documentos históricos ganhou um espaço próprio; as obras paradidáticas. Para as mais jovens adaptações de documentos de espaços enriquecidos de estruturações a- histórica para não dizer anti-histórico e uma linguagem adaptada que muitas vezes margeia o anacronismo que tem como maior atributo a atitude descentralizadora.
Para tanto a proposta do autor do segundo texto sustenta-se na convenção da necessidade de suprir a cadeia normalizadora do conhecimento, pronto, acabado e localizado desabsolutizando as formas de conhecimento, mesmo o cientifico. Nessa cadeia se inserem como sujeito passivo professores e alunos, sustentados pelo elo do livro didático, contribuindo para a reprodução de estruturas de pensamentos dominantes de maneira acrítica, confundindo o óbvio com o saber. Trata-se assim, de fazer da construção do conhecimento uma produção humana em que se estende a ruptura com o senso comum apartir de bases racionais e cientificas.
É importante ressaltar que o aluno que lê o mundo e não o professor, e não o professor que fica com a função de orientador e animador; é o aluno que vivencia a percepção, a intenção a critica e a criação. O processo deve levar a que o aluno construa seu projeto de conhecimento, desenvolvendo-se como sujeito da investigação e por consequência como autor de valores, ideias e conceitos palavras discursos e textos, confrontando com a expressão dos colegas ultrapassando o conhecimento comum que serviu como incentivo inicial.
 Todo professor devia pensar a história como uma disciplina funda mentalmente educativa, formativa e emanecipadora, e libertadora. Segundo o texto história tem como papel central a formação da consciência histórica dos homens, possibilitando a construção de entidades, a elucidação do vivido, a intervenção social e praxes individual e coletiva.
Outro ponto importante é ter consciência de que o debate sobre o significado de ensinar história processa-se sempre, no interior de lutas políticas e culturais. Podemos perceber também essa relação entre o ensino de historia e a construção da cidadania assumem diferentes configurações nos diversos contextos políticos. 
A história ensinada tinha como fundamento teórico a historiografia tradicional positivista, eurocêntrica e linear com bases nos marcos/fotos da política institucional numa sequencia cronológica casual. Na Idade antiga, Média, Moderna e contemporânea foi muito criticada por Juan Chesncaux (1995). Podemos afirmar que a história ensinada nas brasileiras desde o século passado e, sobretudo durante o regime militar contribui no inicio do século XXI, apesar das mudanças das conquistas de direitos algumas escolas e professores ainda trabalham com essas concepções de história e de cidadania relevando as atitudes inconstantes ou deliberadamente um meio e um fim determinados, mais se apresenta copossibilidades o campo de partida não é nem político institucional nem é o econômico e sim os problemas da realidade social vivida. O dialgo com duas correntes historiográficas, apresenta aos professores a possibilidade de a largamento do campo da história incorporando temas açoes e sujeitos até então maginais ao ensino, aqui para definir o novo e o da ampliaçao dos temas e das fontes.
Segundo Thais o ensino de história se insere nas problematicas da disciplinarizaçao dos conhecimentos, podendo ser abordados apartir dos diversos ângulos o que vai realizar privilegiando a admissão histórica. Na breve visão panorâmica da autora acerca dos trabalhos sobre as disciplinas escolares até a década de 70 há um registro que merece funcionar como alerta para os pesquisadores do ensino de história. É a tendência enxergar a instituição escolar, as políticas educacionais e o pensamento pedagógico como contexto explicatorio privilegiados para os conteúdos e os métodos ensinados na escola. A autora diagnostica este momento vinculado a uma tradição historiográfica via o estado como centro do processo histórico. 
Ambos os textos discutem as mesmas ideias em comum, pois abordam títulos diferentes mais que tem a mesma visão em relação ao ensino e sua importância e sua em sala de aula não como uma mera disciplina mais como um estudo importante para o conhecimento humano. Então os textos indicados chegam a uma mesma conclusão sobre o ensino de história.
2- A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA - OBSERVAÇÃO DA ESCOLA
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Nome da escola: Colegio Estadual Wilson Lins
Endereço: Praça Nemesio Martins da Silva 
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( x ) Municipal ( ) Particular ( ) 
Horário de funcionamento: Manhã ( x ) Tarde ( x ) Noite ( x ) 
Séries ofertadas:Ensino fudanental e ensino médio
Número de alunos: 860
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA
Ambientes físicos 
Salas de aula (quantas) 12
Secretaria ( x ) 
Pátio interno ( x )
Pátio externo ( x )
Quadra coberta ( ) Quadra aberta ( x )
Refeitório ( x )
Cozinha ( x )
Sanitário feminino ( x ) 
Sanitário masculino ( x )
Sanitários para professores ( x )
Biblioteca ( x )
Sala de vídeo e TV ( x )
Sala de leitura ( x )
Laboratórios ( x ) especificar: Laboratòrio de informatica (Infocentro)
Outros (quais) Não tem 
Materiais:
Mobiliário: tipo e quantidade se carteiras e cadeiras: são 500 carteiras e 500 cadeiras.
Quadro negro ( x )
Bebedouros ( x )
Mimeógrafo ( x )
Copiadora (xerox) ( )
Televisão ( x ) quantas 13
Vídeo ( x ) quantos 02
Dvd ( x ) quantos 11
Aparelho de som ( x ) quantos 08
Computador com acesso para os alunos( x ) quantos 10
Acesso à internet: ( x ) sim ( ) não
Acervo bibliográfico adequado a disciplina de História ( x ) sim ( ) não 
Outros – especificar (romances, de pesquisa, didáticos outros) Não
Videoteca adequada a disciplina de História ( x ) sim ( ) não 
Outrosvídeos ou dvds – especificar (romances, de pesquisa, didáticos, para didáticos, TV escola, outros) não 
Materiais didáticos para estudo da História (quais)
Revistas, livros romances de pesquisa livros didaticos dvds. 
Outros (quais) não.
3. PROFISSIONAIS
Número de Diretores 03
Tempo de atuação do diretor nesta instituição 40 horas
Atribuições do diretor:
 O diretor tem como papel importante na escola supervisoinar os acontecimentos de forma responsavel para se ter uma unidade escolar politicamente correta e tabalhando para oferecer o melhor aos nossos alunos e comunidade.
Número de Pedagogos: não temos pedagos 
Função que atuam (orientação, supervisão, coordenação, outra) 
Tempo de atuação nesta instituição 
Secretário (a) ( x ) sim ( ) não Tempo de atuação nesta instituição 40 horas 
Formação: formado em nìvel superior
Número de funcionários administrativos: 12
Atribuições dos funcionários administrativos: 
 Estes fucionarios exercem um papel de grande importancia para escola pois contribuem para manter cada setor em seus devidos lugares e ajudam a manter a organização da escola contrbuido nas realizacões das tarefas que diz respeito a escola 
Número de funcionários de serviços gerais:10
Atribuições dos funcionários de serviços gerais:
Estes fcucionarios trazem varias contribuiçoes para a escola pois cada um atua em uma àrea uns na portaria outros na limpeza da escola e na merenda esolar cada um exerce um papel importante dentro de sua área de atuação.
Outros funcionários e atribuições: Não 
Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF: ( ) sim ( x ) não. Atribuições: 
Conselho Escolar: ( x ) sim ( ) não. Atribuições:
Grêmio Estudantil: ( ) sim ( x ) não. Atribuições:
Outras: ( ) sim ( x ) não. Especificar: Atribuições: 
Corpo docente – número de professores:38
Formação: Todos são formados em nivel superoiror.
Profissionais de apoio (Nutricionista, Psicólogo. Dentista, Fonoaudiólogo, Enfermeiro; Assistente Social ou outro): 
Especificar: 
Função
A escola não possui esse intens citados a cima.
3- ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR (DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO) 
O colégio estadual wilson lins está localizado na região do semi- árido baiano, região esta que apresenta muita probeza devido as condições climaticas e a falta de uma politica pública que gere fonte de emprego e renda. A sede da unidade escolar situa-se no municipio, de Valente e fica localizado na praça Nemesio Martins da Silva, número 476, centro da cidade, ficando bem próximo de hospital e clinicas instituições soçiais, o que viabiliza o acesso ao comércio e a area de lazer e cultura
Foi fundado em 1948, e com mais de 60 anos de educação o colégio estadual wilson lins tem sua história marcada por uma fidelidade criativa aos seus objetivos fundamentais colaborando na formação intregal de pessoas intelectualmente e ao mesmo tempo, sensiveís as necessidades da sociedade e comprometidas com o aperfeçoamento do nível de aprendizagem do aluno através de pequenos projetos interdisciplinares que resgatam os valores interpessoais do estudante. 
O processo de ensino é direcionado através de um regimento interno, o qual determina as melhores condições de trabalho em todos os setores de atuação. O fucionamento das aulas acontece nos turnos, matutinos, vespertinos, e noturnos com total de 30 turmas. A organização do ensino é feita em series do ensino fundamental e médio, normal médio e em tempo formativo III eixo VI eVII. 
Quanto o planejamento,segue-se o sistema de AC feito na escola pelos professores dentro de suas áreas especificas, baseando-se no plano de ação construido para atender as necessidades da únidade escolar. A escola trabalha ainda com projetos socioeducativos atrelados ao seu currículo e em paceria com secretarias municipais, e orgãos locais alem de desenvolver projetos sociais tais como gincanas cultural projetos esportivos, projetos juninos entre outos que são desenvolvidos pela SEC envolvendo toda comunidade escolar. A escola tambem tem acessibilidade para portadores de necessidades especiais mais ainda não temos um atendimento exclusivo para todo tipo de 
deficiência.
O Colégio Estadual Wilson Lins tem em seu calendario um total de 200 dias letivos com um periódo de 2 meses de recesso devido à greve que houve nas instituições estaduais de ensino, isso dificultou dizer exatamente um período de férias. Pois houve um atraso muito grande devido este período de greve em relação aos anos anteriores.
Em relação ao desempenho dos alunos deixa muito a desejar, pois o índice de reprovação e evasão é significativo, alem de apresentarem uma distorção crescente de idade / serie. Para combater tal situação, a escola oferece o sistema de aceleração, promove à aplicação de projetos interdisciplinares, envolvendo a comunidade tentativa a autoestima e criar meios atrativos para estimular a aprendizagem, como gincanas, feira de conhecimento, atividades esportivas, projetos sócio-educativo e dispomos ainda do sistema de promoção através da dependência e recuperação. Já a relação da escola com a comunidade pode considerar bem positiva, mas apesar de boa relação, ainda sentimos certo distanciamento das famílias no processo educacional dos alunos, neste ponto faz-se necessário criar novas estratégias para uma maior aproximação da escola com as famílias.
O colégio segue as determinações da secretaria estadual da educação na definição dos conteúdos procurando manter a interdisciplinaridade e a transversalidade nos conteúdos e em cada disciplina. Quanto às orientações didáticas e os recursos didáticos, nem sempre estão adequados a nossa realidade ou atendem as nossas necessidades. 
O pano de ação é elaborado pelos professores em encontros pedagógicos auxiliado pelo coordenador pedagógico da Direc 12. Atuando com o ensino fundamental, II ensino médio ensino normal (magistério ) e aceleração III, o Colégio Estadual Wilson Lins disponibiliza o currículo básico onde as disciplinas do núcleo comum são obrigatórias e seguidas as disciplinas do núcleo diversificando são relacionadas de forma a atender as necessidades da nossa sociedade bem como preparar o alunado para o mercado de trabalho para garantir á na execução do plano de ação bem como o desenvolvimento do trabalho dos professores da escola, a direção desta unidade escolar procura acompanhar todos os projetos através de reuniões periódicas para discutir sobre as dificuldades e criar estratégias para solucionar tais problemas, alem de reuniões são realizadas avaliações do trabalho pedagógico do professor, o processo de avaliação deve ser continuo para que o andamento do projeto aconteça. Desta forma faz-se necessário estabelecer momentos de acompanhamento semestral pra correção das situações de imprevistos nas atividades propostas que deverão ser realizadas com todos os seguimentos da escola e socializadas para toda comunidade. A educação estar fundamentada no principio de que a escola deve educar para vida.
O Colégio Estadual Wilson Lins pretende desenvolver um papel fundamental na formação integral do sujeito. Muito mais do que a simples construção do conhecimento, busca se construir bases solidas na formação de cada cidadão, de forma que eles possam desenvolver seus deveres e direitos perante a sociedade. E através da promoção das atividades esportivas, despertar o valor de cada cidadão, elaborando o ensino de disciplina, que é uma característica do esporte, e por meio das atividades culturais ampliar o interesse pelo conhecimento e elevar sua autoestima; trabalhar os conteúdos do cotidiano de forma criativa; e conhecer o regimento e fazê-lo cumprir. 
4- ENTREVISTAS COM PROFESSORES REGENTES 
Meu nome copleto é Dorisdai Silva Sena Costa e estou nomagisterio a 24 anos. Já trabalhei pela prefeitura por quase 6 anos em varias escolas sou fucionaria pública estadual desde 1993, e atualmente leciono no colegio Estadual Wilson Lins, com 40 horas semanais também trabalho na área de humanas.
O ensino de história no ensino fundamental é bastante complexo; devido ao desinteresse generalizado que tem sido acentuado a cada dia por parte dos alunos e das famílias que não se preocupam em incentivar seus filhos nos estudos. Alem de tudo nosso aluno não tem prática de leitura e estudar história sem compromisso com a leitura é praticamente impossível pois é umas matéria que exige muito do aluno.considero muito difícil.
Procuro fazer o melhor possível, mas a rotina é constante por falta de tempo na preparação das aulas, pelos poucos recursos que temos, pelo material humano insuficiente ao apoio pedagógico entre outras coisas. Procuro as atividades diferenciadas do livro deles, por serem recursos que todos têm então procuro trabalhar em cada unidade recursos diferenciados, pois fica difícil trabalhar vários recursos todos os dias por terem dificuldade de leitura e escrita.
Trabalho com mapas históricos, produção textual, livro didático, documentos históricos, parodias, vídeos confecção de cartazes seminários etc. mais procuro usar esse recursos Por etapa para que não confunda a cabeça dos alunos. Trabalho para que no final alcance os objetivos propostos e o aluno tenha um bom aprendizado. 
5- OBSERVAÇÃO DAS AULAS (DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO) 
Colégio Estadual Wilson Lins 
Turma 1 série 6º an do Ensino Fundamental 
Diário 1 – A ula 1 
 Supervisor: Dorisdai Silva Sena Costa
Data 01/ 10/ 2012 horário 0 9:20 10:20
 As capitanias hereditárias 
Chegando na sala a professora pediu que eu me apresentasse para a turma após me apresentar a mesmsa deu inicio a aula fazendo a chamada. Logo em seguida pediu para alguns alunos fazerem a leitura em voz alta do texto que se encontrava no livro didático achei importante pois favorecem os alunos no desenvolvimento da leitura mas ao mesmo tempo a leitura feita em voz alta torna dificultando o aprendizado de alguns alunos pela timidez por parte de uns alunos.
Em seguida a professora colocou o titulo no quadro e pediu que os alunos elaborassem uma texto sobre a leitura que eles fizeram que foi sobre as capitanias hereditarias. Logo após explicou o assunto e para que os alunos entendessem com mais facilidade ela usou na explicação exemplos da nossa região falando que antes de se construir as rodovias e construir nossa cidade e as cidades vizinhas eram grandes fazendas e dentro delas era feitas estradas para passagens de boiadas e só depois do surgimento das pequenas cidades é que foram transformadas em rodovias.
Foi uma aula bem interessante, pois os alunos foram bem participativos fizeram perguntas tiram dúvidas interagiram bastante aluno e professor agindo de forma espontânea, mas respeitosamente na hora da discussão agindo educadamente e estão dentro dos padrões para uma vida escolar de sucesso. Quanto ao livro didático foi usado na sala para leitura e produção do texto. E avaliação foi feita através da produção e da leitura e da participação do mesmo durante toda aula. A professora encerrou a aula pedindo que os alunos que não terminaram o texto em casa e entregar na próxima aula. 
Colégio Estadual Wilson Lins
Turma 1 série 6º ano do Ensino Fundamental
Diarios 2 e 3- Aula 2 e 3 
Data: 02 / 10/ 2012 Horario: 08:00 09: 20
 Governos gerais
A professora iniciou a aula fazendo a chamada em seguida pediu para que os alunos abrissem seus cadernos para fazer a correção da atividade da aula anterior antes de dar inicio a correção explicou o assunto relacionado a atividade da aula anterior que tinha por titulo o governo geral e como subtítulo a centralização pela busca administrativa.a professora foi explicando passo a passo,e foi esclarecendo as duvidas dos alunos. Depois pediu para que os alunos que fossem terminando a atividade que levassem seus cadernos ate a mesa para que ela pudesse dar o visto para avaliação.
Ao explicar o assunto à professora usou alguns exemplos relacionados o cotidianos dos alunos mais acho que a explicação sobre o assunto deveria ter sido antes do questionário e não depois assim quando fosse realizá-lo já estaria ciente. Na apresentação do tema deveria haver mais dinâmica, pois isso desperta a curiosidade do aluno em relação ao assunto, a grande dificuldade que pude observar foi o tempo que se leva para concluir um assunto, pois se o aluno não termina de responder na segunda aula vai pra terceira isso acho que confunde os alunos e torna uma aula monotoma, pois o mesmo tema não é apresentado de forma dinâmica por levar mais de duas aulas pra ser concluído.
Nesta aula houve particparticipação por parte de alguns alunos que espontaneamente fizeram a leitura do questionário dando suas respostas, após a leitura a professora copiou a resposta no quadro para correção da atividade.como recurso foi usado o livro didático que deveria ter sido explorado mais, contudo o uso de outros recursos na aula poderia prender a atenção do aluno e com isso obter melhores resultados.
Colégio Estadual Wilson Lins
Supervisor de campo: Dorisdai Silva Sena Costa 
Turma 1 série 6º ano do Ensino Fundamental
 Diario 4 –Aula 4 
Data 10/ 10/ 2012 horário 09:20 10:20 
 Governos gerais
A aula foi iniciada com a chamada após a mesma a professora pediu que os alunos pegassem e escreveu algumas questões no quadro sobre o governo geral que tinha como subi titulo a centralização pela busca administrativa pediu para que os alunos copiassem essa atividade e após pegarem o livro didático para fazer a leitura e responder as questões que foram propostas, não explicou o assunto antes para facilitar o entendimento do mesmo. Isso prejudica o bastante o aluno, pois muitas vezes para o aluno entender determinado assunto é necessária a explicação do professor antes de qualquer atividade.
 Observei um pouco do comportamento dos alunos durante a aula e percebe a falta de interesse por parte de alguns alunos são desmotivados conversam muito durante a aula talvez seja por falta de uma aula dinâmica por parte do professor para prender a atenção dos alunos e ao mesmo tempo motiva-los além de facilitar o aprendizado dos mesmos. Raramente se vê a participação dos alunos em expor seus conhecimentos, simplesmente copiam o que está no quadro e pronto não questionam sobre o assunto interagem de forama respeitosa, mas pelo que pude observar nesta segunda aula esta experiência está bem distante do que se considera uma vida escolar de sucesso, pois não se vê nenhuma preocupação em relação a isso.
Os alunos são avaliados através das atividades no final da aula, pois a professora pediu que alguns alunos citassemalgumas de suas respostas e pediu para os que terminaram a atividade irem ate a mesa levar os cadernos para dar o visto e pra contar pra nota final no fim da unidade antes da mesma fazer a correção. Até aqui pude observar o uso do livro didático pelos alunos somente para responder a atividade acho que o livro deveria ser explorado, mas em sala de aula tanto por parte do professor como por parte do aluno, mas pra que isso aconteça é preciso incentivar o aluno a usar o livro didático em casa pois isso facilitaria o conhecimento dos alunos em relaça ao assunto pois pra mim como docente usaria outros recursos alem do livro didático como:confecção de cartazes produzidos pelos próprios alunos em sala de aula seminários entre outros recursos que estimulariam o aprendizado dos mesmos.
Colégio Estadual Wilson L ins 
Supervisor de campo: Dorisdai Silva Sena Costa
Turma 1- série 6º ano do Ensino Fundamental
Diário 5 e 6 – Aula 5 e 6
Data 11/ 10/ 2012 Horário 0800: 09:20 
 Economia colonial 
A professora deu inicio a aula fazendo a chamada em seguida logo em seguida pediu que os alunos abrissem o livro na pagina 32 e começou a aula colocando o titulo no quadro que foi sobre a economia colonial em seguida explicou o assunto e destacou algumas questões como a forma de produção, o açúcar e o engenho entre outros, após a explicação pediu que alguns alunos fizessem a leitura de tópicos e pediu que eles falassem o que entenderam sobre da leitura que fizeram sobre o assunto A professora. Em seguida copiou algumas questões no quadro e pediu que os alunos escrevessem no caderno e apartir dessas questões produzirem um texto abordando todas as questões sobre a economia colonial. 
Nesta aula o tema foi escrito no quadro para ser apresentado para os alunos que tinha como titulo economia colonial, a professora aproveitou para falar sobre as fazendas que existiam em nossa região que antes eram estradas ande serviam de caminhos para transportar aos materiais que hoje são cidades como nosso município. Ela usou exemplos da nossa região e conhecidos dos alunos a fim de esclarecer o assunto de maneira que os alunos entendessem com mais facilidade.
Nesta aula os alunos foram bastante participativos falaram sobre alguns trechos do assunto tiraram duvidas interagiram de maneira espontânea e respeitosa. Foi uma aula muito participativa, de acordo com que observei essa interação entre aluno e professor tem tudo para ter uma experiência escolar de sucesso, pois se mostraram interessados e dispostos aprender mais sobre o assunto a avaliação foi feita através da participação dos alunos que no final da aula demonstraram que aprenderam o assunto pelo diálogo que houve entre eles com ralação ao conteúdo, após debaterem o assunto a professora propôs que eles fizessem uma composição textual como forma avaliar o aprendizado dos mesmos.
 O uso do livro didático foi muito importante, pois os alunos utilizaram para fazerem a leitura para composição textual e exploram bem o livro, mas o uso de outros recursos seria importante para ajudar no desenvolvimento dos alunos e também é uma forma de motiva-los a buscar outras fontes de pesquisa alem do livro mesmo assim percebe-se o aprendizado dos alunos de forma bem visível. 
 Colégio Estadual Wilson Lins
Supervisor de campo: Dorisdai Silva Sena Costa
Turma 1 série 6º ano Ensino Fundamental
Diário 7 e 8 – Aula 7e 8 
Data 17/10/2012 horário 0800: 10: 20
 Economia colonial 
A professora deu inicio a aula fazendo a chamada. E m seguida pediu que os alunos abrissem o livro na pagina 32 e deu continuidade a aula colocando o tema da aula no quadro que tinha por nome a economia colonial em seguida explicou o assunto fazendo a abordagem de alguns tópicos como: forma de produção o engenho após a explicação pediu que alguns alunos fizessem a leitura de alguns tópicos. E fez um questionamento sobre o que eles entenderam da leitura que fizeram, depois copiou algumas questões no quadro e pediu que os alunos escrevessem no caderno e apartir dessas questões produzirem um texto abordando todas as questões sobre a economia colonial.
Nesta aula a apresentação do tema foi apresentada aos alunos escrito no quadro à professora usou o cotidiano dos alunos para esclarecer o assunto de maneira que eles entendessem com mais facilidade já que na aula anterior tinha trabalhado com esse mesmo tema. Nesta aula os alunos foram bastante participativos falando sobre trechos do assunto interagiram de forma espontânea respeitando os limites foi uma aula muito participativa.
 De acordo com minha observação houve interação entre aluno e professor e tem tudo para ser uma experiência escolar de sucesso, pois se mostraram interessados e dispostos a aprender, mas sobre o assunto. A avaliação da aprendizagem foi feita de forma participativa, pois no final da aula demonstraram que aprenderam o assunto pela comunicação que houve entre eles, após a professora propôs para avaliação uma produção textual. 
Falando sobre o livro didático tem um papel bastante importante na sala de aula, pois os alunos utilizam sempre para fazerem leitura e participarem da aula. Outros tipos de recursos ajudariam, mas no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos se usados de forma mais dinâmica, mas mesmo assim se percebe o aprendizado dos alunos de forma bem visível.
Colégio Estadual Wilson Lins 
Supervisor de campo: Dorisdai Silva Sena Costa 
Turma 2 9º ano do Ensino fundamental
Diário 1- Aula 1
Data 22/1 0/2012 horário 09: 20 10: 20 
 O mundo pós-guerra
A professora pediu que eu me apresentasse para turma, logo em seguida deu inicio a aula fazendo a chamada logo após a mesma pediu que os alunos que fossem fazer a prova de recuperação formassem uma fila no centro da sala e fez a entrega da prova. A seguir pediu para os demais alunos abrirem os cadernos copiou alguns tópicos no quadro em relação ao assunto e pediu que eles fizessem uma composição textual abordando os seguintes temas a origem da criação da internet e que relação há entre a rede mundial de computadores e a segunda guerra mundial após terminar destacar e entregar para correção.
Não houve nenhuma dinâmica para fazer a apresentação do tema não procurou relacionar o tema ao cotidiano dos alunos para facilitar a explicação do assunto. Percebe-se que os alunos demonstram pouco interesse não são participativos, mas interage de forma respeitosa para com o professor, mas isso não basta para alcançar uma vida escolar de sucesso é preciso mais fora de vontade e interesses pelos estudos e pelo assunto que está sendo discutido.
 Pelo fato de ser o primeiro dia de observação isso pode ter causado timidez por ter pessoas ate então desconhecidas deles isso pode fazer com que não participem da aula. Pude observar também usou a composição textual como forma de avaliar a aprendizagem dos alunos, outro ponto que importante que pude observar foi o uso do livro didático que foi usado por poucos alunos e é um dos principais recursos usados na sala de aula o que não é o bastante para promover o desenvolvimento do aluno.
Colégio Estadual Wilson Lins 
 Supervisor: Dorisdai Silva Sena Costa
Turma 2 série 9º ano do Ensino Fundamental 
Diário 2 – Aula 2
Data: 24/10/2012 horário 09: 20 10:20
 O mundo pós-guerra 
A professora iniciou a aula pedindo que os alunos entregassem o texto da aula anterior, logo após fez a chamada. E apartir desse mesmo tema a professora lançou outras questões para que a turma respondesse de acordo com o livro didático e apartir de seus conhecimentos. Após terem respondido as questões a professora dividiu a sala em 4 grupo onde eles puderam fazer um debate sobre as vantagens e desvantagens que as redes sociais trouxeram.
 Nesta aula usou o cotidiano dos alunos explicar o assunto citando alguns exemplos do tema abordado como que acontece no dia- dia com o surgimento das redes sociais. Os alunos discutiram com relação ao contato físico e a comunicação frente a frente e como isso está perdendo seu valor com a criação do Orkut e agora o facebook que trazem influencias positivas e negativas, pois com o surgimento dessas redes sociais a comunicação só acontece a distancia e chegaram à conclusão que essas redes sociais aproxima quem está longe distancia quem está perto.
Foi uma aula bem participativa os alunos interagiram de forma espontânea demonstraram interesse em relação ao assunto essa interação foi ideal para que o aluno obtenha um futuro escolar promissor, houve comunicação entre aluno e professor. A professora usou este debate como forma de avaliação através do debate foi possível perceber que houve aprendizado por parte dos alunos com relação ao tema proposto para o debate.
 Pude observar a importância do livro didático e sua utilização pra fins de pesquisa o quadro também é um recurso necessário, mas que pode ser explorado menos e dar lugar a outros recursos. O material usado nesta aula foi de fundamental importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno que pode ser percebida pela facilidade e espontaneidade que os alunos tiveram de desenvolver o conteúdo abordado pelo fato de se tratar de algo atual. 
. 
Colégio Estadual Wilson Lins 
 Supervisor: Dorisdai Silva Sena Costa
Turma 2 série 9º ano do Ensino Fundamental 
Diário 3 – Aula 3 
Data 25/10/2012 horário 09: 20 10: 20
 Guerra Fria 
A professora iniciou a aula fazendo a chamada logo após a mesma colocou o titulo da aula no quadro e pediu que os alunos acompanhassem o assunto pelo livro didático e em seguida explicou o assunto de forma rápida não usou exemplos claros para facilitar o entendimento dos alunos. Em seguida pediu que os mesmos fizesse uma composição textual sobre o período da guerra fria, e no final da aula entregar para que seja corrigido pela mesma.
O tema da aula foi apresentado aos alunos copiado no quadro e a introdução foi feita através da explicação por parte da professora não relacionou a explicação com o cotidiano dos alunos, mas explicou de maneira que todos entendessem. Os alunos participaram da aula de acordo com seus conhecimentos e demonstraram interesse para com o tema abordado.
No final da aula a professora passou um questionário e pediu que eles copiassem e respondessem em forma de texto usando o livro didático que pelo que observei foi uns dos recursos mais utilizados nas aulas que pra mim não é o suficiente para promover o desenvolvimento dos alunos. Seria interessante fazer uso de outros recursos, pois ajudaria, mas no aprendizado e desenvolvimento dos alunos, a professora usou a produção textual e a leitura para avaliar o aprendizado dos alunos, em seguida pediu para quem fosse terminando copiassem outro questionário para trazer respondido na aula seguinte percebe-se que houve interação entre professor e aluno foi uma aula bastante produtiva. 
Colégio Estadual Wilson Lins 
 Supervisor de campo: Dorisdai Silva Sena Costa
Turma 2 série 9º ano do Ensino Fundamental
Diário 4 – Aula 4 
Data: 29/ 10/2012 horário 09: 20 10: 20 
 Guerra Fria
A professora deu inicio a aula fazendo a chamada, logo após a mesma pediu aos alunos que abrissem seus cadernos para fazer a correção da atividade da aula anterior. Pediu que alguns alunos fizesse m a leitura das questões e dessem suas respostas em seguida copiou as respostas no quadro pra que os alunos pudessem fazer a correção da atividade. 
Tornou a explicar o assunto pra esclarecer algumas duvidas para alunos que fizeram perguntas em relação ao assunto que foi a guerra fria. A professora fez seu papel de orientadora, mas usar outros recursos pra aula não se tornar monotoma e cansativa.
Nesta aula os alunos só participaram da aula quando solicitados não demonstram tanto interesse talvez seja pela necessidade de uma aula, mas dinâmica para que se sintam motivados ou pelo fato de já ter estudado o assunto na aula anterior. Tenho observado que nesta unidade a professora está trabalhando bastante com produção textual e leitura, mas só isso não basta para que o aluno tenha uma vida escolar de sucesso é trabalhar com mais dinamismo na apresentação dos temas de forma que os alunos vejam o assunto e demonstrem interesse em aprender e aprofundar-se mais sobre o assunto. 
A professora avaliou os alunos através do questionário que ela propôs para que eles pudessem estudar e responder as questões e no final da aula percebe-se que houve aprendizado por parte dos alunos pela comunicação que houve entre aluno e professor.
 Colégio Estadual Wilson Lins 
 Supervisor de campo: Dorisdai Silva Sena Costa
Turma 2 série 9º ano do Ensino Fundamental 
Diário 5 – Aula 5 
Data 30/10/2012 horário 09: 20 10: 20 
 Democracia e populismo 
A professora deu inicio a aula fazendo a chamada após a mesma colocou o tema aula no quadro, pediu aos alunos que fizessem silencio e deu algumas explicações sobre o assunto para introduzi-lo. Após explicar pediu alguns alunos que falassem sobre o que entenderam a respeito do assunto, alguns alunos se manifestaram de forma espontânea para falar sobre o assunto.
Após a participação de alguns alunos a professora fez um exercício no quadro para que eles copiassem no caderno no caderno e respondessem as questões em forma de texto, para ser entregue a mesma no fim da aula. A professora exerceu seu papel de orientadora na sala de aula de modo que facilitou o aprendizado dos alunos, nas aulas estão sendo trabalhadas composição textual e leitura devido às dificuldades que os alunos demonstram tanto na leitura quanto na leitura.
Mas apesar das dificuldades são bem participativos demonstram interesse em aprender sobre o assunto questionando e tirando suas duvidas sobre o mesmo. Deu para perceber a comunicação entre professor e aluno e colegas isso facilita o aprendizado do aluno, pois existe comunicação e colabora para um rendimento escolar bem sucedido. No final da aula os alunos textos que foram usados pela professora como forma de avaliação a composição textual faz com que o aluno pegue o livro didático, pois tem um papel importante em sala de aula observa-se que é muito usado na produção de texto isso ajuda no desenvolvimento da leitura e na escrita além de adquirir um conhecimento maior em relação ao assunto. 
 Colégio Estadual Wilson Lins 
 Supervisor: Dorisdai Silva Sena Costa
Turma 2 série 9º ano do Ensino Fundamental 
Diário 6 – Aula 6
Data 31/10/2012 horário 09:20 10: 20
 Países da América 
A aula iniciou com a professora fazendo em seguida distribuiu senhas para toda turma logo após explicou aos alunos sobre uma feira de cultura que iria acontecer promovida pelo colégio Piaget que convidou a turma para prestigia-los. Em seguida a professora para que os alunos formassem uma fila para ir até a casa Brasil local onde iria acontecer o evento.
Foi uma aula diferente, pois foram apresentadas varias culturas através da dança que tinha por tema “Piaget in consert” viajando pelo mundo, foi muito interessante os alunos apresentaram através da dança a cultura dos países da America do sul onde cada grupo ficou responsável para representar um país. Encerrando as apresentações com o Brasil onde deu para perceber a mistura das varias culturas e a extensão cultural do nosso país mostrou a influencia da África no Brasil o samba entre outras culturas.
Foi uma verdadeira aula de história mostrada por meio da dança bem criativa e encantador, pois os alunos estavam todos caracterizados com roupas de acordo com cada país representado por eles. Com certeza essa mistura de culturas ali representadas foi essencial para o aprendizado dos alunos, pois eles conheceram algumas influências que vieram para o nosso país através dosconhecimentos mostrados na feira de cultura, foi um trabalho bastante produtivo alem de servir como incentivo e interesse para os alunos de outras escolas como serviu para nossa turma porque foi um show de aula de história. . 
Colégio Estadual Wilson Lins 
 Supervisor de campo: Dorisdai Silva Sena Costa
Turma 2 série 9º do Ensino Fundamental 
Diário 7 – Aula 7
Data 05/11/2012 horário 09:20 10:20 
 Democracia e populismo 
 A professora deu inicio a aula pedindo que os alunos se acomodassem em seus devidos lugares, em seguida fez a chamada e perguntou quem tinha respondido o exercício da aula anterior e feito à composição textual e pediu que os alunos fizessem a entrega do texto. Em seguida pediu que alguns alunos se manifestassem de forma espontânea, e fazer a leitura das questões e suas respostas anotou as questões no quadro e foi explicando questão pó questão a fim de esclarecer algumas duvidas para os alunos respondendo juntamente com os alunos revisando o assunto de modo que ia corrigindo. 
Pude observar que os alunos foram participativos e colaboraram com a aula expondo seus conhecimentos mostraram-se interessados e dispostos a se aprofundar mais no assunto. Só achei que poderia usar mais dinâmica nas produções textuais como confecção de cartazes pelos próprios alunos e trabalhar a leitura em sala de aula.
Quanto aos alunos interagiram de forma espontânea e respeitosos são alunos atentos e percebe-se que estão dispostos aprender e essa interação entre aluno e professor está bem próxima de uma vida escolar de sucesso, pois a comunicação ajuda muito. A professora está usando como forma de avaliar seus alunos a composição textual e a leitura já falando do livro didático é bastante utilizado para acompanhar o assunto, mas nem sempre o que tem no livro é suficiente por isso o uso de outros recursos ajudaria no aprendizado dos alunos além de despertar mais o interesse pelos estudos. 
Colégio Estadual Wilson Lins 
Supervisor: Dorisdai Silva Sena Costa 
Turma 2 série 9º ano do Ensino Fundamental 
Diário 8 – Aula 8
Data 06/11/2012 horário 09:20 10:20 
 A influência do capitalismo no mundo moderno
A professora iniciou a aula fazendo a chamada. Após a mesma apresentou o tema da aula escrito no quadro e começou a explicar o assunto colocando tópicos no quadro para que os alunos entendam melhor o assunto.
A professora abordou algumas questões como a redução da jornada de trabalho, participação nos lucros mais explicou também que no capitalismo tudo gira em torno dos lucros em cima do capital. Após uma breve explicação a professora pediu que os alunos fizesse uma pesquisa em casa sobre esse tema para fins de avaliação. 
Em seguida a professora me deu oportunidade para fazer uma auto avaliação dos alunos durante meu período de observação. Aproveitei a oportunidade para fazer uma dinâmica chamada o presente para trabalhar a atenção, a observação, a serenidade, demonstrando o intuito de construir um mundo mais solidário, e mais humano. Foi bastante interessante, pois todos os alunos participaram e interagiram entre eles e conheceram um pouco de seus colegas e de sua professora que entrou na brincadeira e todos participaram de forma comunicativa e espontânea. 
Nesta aula conheci um pouco de cada aluno e me surpreendi com o jeito que eles participaram da aula foi um momento bem extrovertido e tive a oportunidade de me aproximar mais dos alunos através dessa dinâmica. 
6- PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES- MUSEU
Tema:Contidiano hihistórico das ações humanas 
Turma 2 série 9º ano 
Duração 3 aulas 
 Justificativa: Através da exposição dos alunos das imagens sobre a vida urbana ampliando o passeio histórico das muitas ações humanas presentes no site da unopar no seu museu virtual. Os alunos irão compreender o cotidiano histórico de varias pessoas entre eles índios, ingleses, mascates, caipira entre outros. Sendo relevante para seu processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes alunos irão conhecer melhor inúmeras obras que retratam o dia-dia e as ações de pessoas simples, mas que fizeram parte da história. 
Objetivos: Analisar as atitudes das pessoas nas imagens em seu contexto histórico.
 Refletir acerca de cada imagem e os elementos que compõem a imagem.
Elaborar, um texto sobre as principais impressões das imagens. 
Atividades: Os alunos devem acessar o site da unopar WWW.unopar.com.br, clicando no museu de imagem e história presente no site,observando as imagens da exploração cotidiano 2
A professora irá fazer uma breve explicação de cada imagem. Em seguida formar 4 grupos com 5 alunos e cada grupo irá analisar 2 imagens
Em seguida os alunos irão elaborar um texto com analise das imagens sugeridas. Por ultimo fazer uma apresentação das analises para turma.
Fontes: O museu visitado será o museu virtual da unopar: museu de imagem e história. Os documentos históricos presentes no museu são imagens encontradas na revista de história da biblioteca nacional, revista nossa história. Em cada documento (imagens) há um comentário escrito sobre os personagens da imagem, permitindo informações sobre a imagem e seus elementos. 
A avaliação será continua, onde os alunos serão avaliados de acordo com a sua participação, produção de texto, leitura e apresentação. 
Referências:
/ Www2. unopar. br/sites/ museu/exposição/_cotidiano2
· an
.
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O estagio foi um período muito importante e significativo, pois através do mesmo tive a oportunidade de colocar à prova os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e podendo vivenciar a realidade do ensino em sala de aula. Concluir também que o estagio é um espaço fundamental para a construção da identidade profissional do futuro educador e é um componente curricular da formação da aprendizagem de qualquer educador que a todo instante está buscando ganhar mais conhecimento.
De acordo com o que vivencie durante meu período de observação em sala de aula serviu para aprimorar minha postura como futuro educador. Durante este período ganhei experiências que com certeza me será útil ao longo da jornada que ainda irei percorrer. Foi gratificante poder está colocando em pratica um pouco do que aprendi, pois é uma experiência nova trabalhar com alunos do Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram de grande importância para meu aprendizado enquanto estagiaria, e futura educadora. 
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
Www2. unopar. br/sites/ museu/exposição/_cotidiano2/
CASTRO,T.de.(s.d.)História documental do Brasil. Rio de Janeiro n º 28a Record. 
FREIRE,P.(1987).pedagogia do oprimido.Rio de Janeiro,paz e terra.
ARRUDA, J. J. de A. (1977).História moderna e contemporânea. São Paulo, Ática.
BOBIO,Norberto(1997) o tempo da memória.Rio de Janeiro: Campus.
http://ojos.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/viewFile/5548/4061
9. ANEXOS

Continue navegando